TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS AVALIAÇÕES, POLITICAS EDUCACIONAIS E A QUALIDADE DE ENSINO- SARESP

Por:   •  15/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.339 Palavras (6 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA

AS AVALIAÇÕES, POLITICAS EDUCACIONAIS E A QUALIDADE DE ENSINO- SARESP

Jundiaí - SP

2019

AS AVALIAÇÕES, POLITICAS EDUCACIONAIS E A QUALIDADE DE ENSINO- SARESP

Atividade Pratica Supervisionada apresentada como requisito para complementar nota do semestre, Curso de Pedagogia, da UNIP, aos cuidados do Prof. Irene

JUNDIAÍ - SP

2019

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO4

      2.  A APLICAÇÃO DO SARESP E SEUS RESULTADOS5

        2.1  AS AVALIAÇÕES E SEUS OBJETIVOS  8

      3.  CONCLUSÃO10

      4.  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS11

1. INTRODUÇÃO

No ano de 1996 foi criado pelo governo do Estado de São Paulo o SARESP, um sistema de avaliação que calcula o desempenho dos alunos do ensino fundamental e médio da rede estadual e auxilia a Secretaria de Educação a ter informações para modificar ou complementar a politica educacional do Estado.

O SARESP avalia cerca de 1 milhão de estudantes e é elaborada com um determinado conteúdo para cada série, esse conteúdo é aquele estudado pelo aluno em anos anteriores ao que ele se encontra, dessa forma possibilita a comparação entre as escolas avaliadas.

A prova apresenta diversas informações como: desempenho dos alunos em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Historia e Geografia; opinião dos responsáveis pelos alunos; Informações sobre a escola e sua pratica educativa, entre outros.

Com base na prova do SARESP realizamos esse trabalho que tem como objetivo analisar o desempenho de diversas escolas e apresentar como isso influencia a mesma e também a seus profissionais em sala de aula, durante o desenvolvimento do trabalho serão apresentados alguns resultados obtidos na prova, em especial os da escola EMEB Prof ª Judith Almeida Curado Arruda.

.

2. A APLICAÇÃO DO SARESP E SEUS RESULTADOS

A instituição EMEB Profª Judith Almeida Curado funciona em período integral, atende do 1° ao 5°ano do ensino fundamental, são servidos 4 refeições ao longo do dia. A escola trabalha com inclusão social, atendendo alunos com microcefalia, imperatividade, entre outros, esses alunos são acolhidos também por auxiliares de sala que ficam responsáveis por ajudar esses alunos e dar total auxilio em suas dificuldades. A instituição conta também com o auxilio da sala de AEE. Os alunos possuem as aulas regulares (matemática, língua português, ciências, entre outras) no período da manhã e durante a tarde participam de oficinas com diversas atividades.

A escola participa da prova SARESP e seus resultados foram medidos e computados, a partir do próprio site da prova é possível ver o resultados e assim poder avaliar os alunos e também a didática da instituição, após uma breve entrevista na escola, conseguimos os resultados da prova feita em 2018:

Tabela 1 – Participação dos alunos no SARESP 2018

[pic 1]Fonte: SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO (2018)

Tabela 2 –Médias do SARESP 2018[pic 2]Fonte: SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO (2018)

O SARESP agrupa o desempenho das escolas em 4 níveis, são eles:

Abaixo do básico: Alunos que demonstram domínio insuficiente nos conteúdos, das competências e das habilidades desejáveis para o ano/série escolar em que se encontram.

Básico: Nesse nível os alunos possuem domínio mínimo nos conteúdos, das competências e das habilidades, porém apresentam as estruturas necessárias para interagir com a proposta curricular no ano/série subsequente.

Adequado: Nesse nível os alunos demonstram bom domínio do conteúdo, das competências e das habilidades desejáveis para o ano/série escolar no qual se encontram.

Avançado: Tais alunos demonstram conhecimento e domínio dos conteúdos, das competências e das habilidades acima do exigido para o ano/série escolar em que se encontram.

Tabela 3- Distribuição percentual dos alunos  nos pontos da escala de proficiência- Língua Portuguesa [pic 3]Fonte: SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO (2018)

Tabela 4- Distribuição percentual dos alunos  nos pontos da escala de proficiência- Matemática[pic 4]Fonte: SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO (2018)

Gráfico 1- Comparação do percentual de alunos nos níveis da Escala de Proficiência no SARESP 2016 a 2018- Língua Portuguesa [pic 5]Fonte: SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO (2018)

Gráfico 2- Comparação do percentual de alunos nos níveis da Escala de Proficiência no SARESP 2016 a 2018- Matemática[pic 6]Fonte: SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO (2018)

2.1. AS AVALIAÇÕES E SEUS OBJETIVOS

Foi realizado uma  entrevista com uma professora da escola EMEB Profª Judith Almeida sobre a prova do SARESP, na entrevista buscamos a opinião da mesma sobre a aplicação da prova na instituição, sobre quais melhorias essa prova traz para a qualidade do ensino na escola, de que forma os resultados são discutidos na escola e se são usado como referencial para a melhoria do ensino .

A mesma nos informou que a prova do SARESP é realizada na escola e que possibilita que a Secretaria da Educação faça uma analise de como o ensino da escola está, caso a escola tenha um rendimento baixo, os professores e coordenadores precisam repensar a maneira que estão trabalhando as matérias com os alunos para melhorar o índice. A professora também informou que os resultados são divulgados pela gestão escolar em horário de estudo dos docentes para que eles possam fazer uma breve analise do que foi obtido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (319 Kb)   docx (78.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com