TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS INCLUSIVAS DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Por:   •  14/3/2018  •  Artigo  •  3.738 Palavras (15 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 15

AS CONCEPÇÔES E PRÁTICAS INCLUSIVAS DE ALUNOS COM DEFICIENCIA INTELECTUAL


RESUMO

Este artigo apresenta um estudo sobre as concepções e práticas do professor acerca da inclusão de alunos com deficiência intelectual na rede regular de ensino. O objetivo deste estudo é refletir sobre como se dá a aprendizagem desses alunos, perceber as concepções que o professor da classe comum tem sobre a inclusão de indivíduos com deficiência intelectual e apontar estratégias para favorecer uma aprendizagem verdadeira e efetiva. O trabalho realizou-se através de pesquisa bibliográfica. Os resultados da pesquisa sinalizam a complexidade do processo de inclusão vivido nas escolas, particularmente no âmbito das práticas curriculares dirigidas para o processo ensino aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual. O estudo mostrou que os professores ainda não se sentem preparados para o trabalho com alunos incluídos.

Palavra chave: Deficiência Intelectual. Concepções e Práticas. Professor. Aprendizagem.


ABSTRACT

This article presents a study about the conceptions and practices of the teacher about the inclusion of students with intellectual disabilities in the regular network of education. The objective of this study is to reflect on how the students learn, to understand the conceptions that the common class teacher has about the inclusion of individuals with intellectual disabilities and to point out strategies to favor true and effective learning. The work was carried out through bibliographical research. The results of the research indicate the complexity of the inclusion process lived in schools, particularly in the context of curricular practices directed to the learning process of students with intellectual disabilities. The study showed that teachers still do not feel prepared to work with included students.

Keywords: Intellectual Disability. Concepts And Practices. Teacher. Learning.

 


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        7

1.1        OBJETIVO        8

1.1.1        Objetivo Geral        8

1.1.2        Objetivo Específico        8

1.2        PROBLEMA        8

1 -         A INCLUSÃO ESCOLAR        8

2 -         DEFICIÊNCIA INTELECTUAL        11

3 -         AS CARACTERÍSTICAS DE APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL        13

CONCLUSÃO        16

REFERÊNCIAS        17



INTRODUÇÃO

No Brasil, a inclusão de alunos com necessidades especiais em turmas regulares está prevista na legislação educacional, especialmente pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB – 9394/96). O aluno com NEE tem esse direito garantido, e a escola precisa oferecer condições adequadas para recebê-lo. No entanto, ainda há dúvidas com relação à aprendizagem desses alunos, além disso, nem todos os professores sentem-se aptos a receber alunos especiais em suas aulas, sendo necessário ouvi-los para que se possa ter a concepção de quem verdadeiramente trabalha com a inclusão na prática.

Considerando isso, este trabalho aborda a inclusão de alunos especiais em turmas regulares, focalizando as dificuldades enfrentadas pelos professores no processo de inclusão, especificamente, com alunos com deficiência intelectual.

Ao desenvolver este estudo, buscam-se atingir alguns objetivos. Assim, o objetivo geral do trabalho é discutir o processo de inclusão escolar de alunos especiais e os objetivos específicos são apontar as principais dificuldades enfrentadas por professores que participam da inclusão de alunos com deficiência intelectual em turmas regulares de ensino e identificar estratégias pedagógicas que podem ser adotadas pelos docentes para favorecer esse processo inclusivo.

A reflexão construída sobre esse tema de estudo baseia-se na realização de um estudo de caso, amparado na discussão sobre a concepção sobre a inclusão de alunos com deficiência intelectual vista pela ótica de dois professores de uma escola da rede pública estadual da região do Vale do Rio Pardo.

Para apresentar este estudo, ele está estruturado da seguinte forma: primeira seção aborda a inclusão escolar de NEE, a segunda discute a inclusão de alunos com deficiência intelectual em turmas regulares, a terceira constitui-se da reflexão e resultados do estudo de caso, por fim, apresentam-se as considerações finais da pesquisa.


  1. OBJETIVO

  1. Objetivo Geral

Analisar como ocorre o processo de inclusão de alunos especiais na educação regular.

  1. Objetivo Específico

  • Estudar quais as ações que são realizadas para inclusão dos alunos com deficiência intelectual em escolas de ensino regular;
  • Identificar desafios da inclusão de alunos especiais.

  1. PROBLEMA

O tema escolhido para este projeto justifica-se por observarmos que em um mundo tão moderno ainda exista escolas sem nenhuma estrutura, nem professores qualificados para receber crianças com deficiência intelectual.

A finalidade do projeto é fazer com que os profissionais da educação e as instituições de ensino, revejam o seu papel para poder receber alunos com deficiência intelectual. E para isso as escolas precisam valorizar a diferença e colocar em prática o projeto.

Este trabalho busca uma melhora na qualidade de ensino e o direito da educação para todas as crianças, tornando o ambiente escolar acolhedor para crianças com deficiência intelectual.

Por tanto conhecendo os aspectos da educação para crianças com deficiência intelectual tendo em vista suas dificuldades individuais e coletivas.


  1. A INCLUSÃO ESCOLAR

Até alguns anos atrás o quadro da educação especial encontrava-se muito claro. As crianças com deficiência eram atendidas nas escolas especiais, e as crianças ditas normais nas escolas regulares. Na prática, não havia qualquer situação de trabalho comum entre as escolas especiais e as regulares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (184.5 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com