TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONSEQUÊNCIAS DA PANDEMIA NO CENÁRIO ESCOLAR

Por:   •  5/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNIEB

EDNILZA PIRES DA SILVA

AS CONSEQUÊNCIAS DA PANDEMIA NO CENÁRIO ESCOLAR

Sítio do Quinto – BA

2022

As consequências da pandemia no cenário escolar

        O cenário atual é basicamente de portões fechados e alunos distantes das salas de aulas, bem distante do que estávamos acostumados a ver com as movimentações das crianças, é um cenário com diversas escolas paradas em diversos países, algo que não se repetia desde a segunda guerra mundial, comprovando a importância do cuidado que devemos ter com o ensino, sendo que nesta nova situação foi devastado pela relação indireta entre Covid-19 e a educação.

        Todavia, esta situação beira a tamanha tristeza e caos devemos compreender que é uma questão na qual não se refere apenas no âmbito da saúde, mas sim no aprendizado das crianças e dos adolescentes, na qual causou diversos impactos no ensino. Embora muitos vejam estes problemas na área da educação, outros podem encontrar maneiras de evoluir e crescer, sendo que, nós devemos encontrar meios para trabalhar da melhor forma possível em meio a uma situação tão delicada.

        O inicio da pandemia causou tamanha estranheza para a população, por que raríssimas pessoas iriam imaginar uma pandemia com proporções na qual causou, sendo assim, a decorrência deste impacto, basicamente nenhuma instituição ou órgão estavam preparados para lidar com tamanha consequência imposta pelo distanciamento social.

        Diversos setores estão sendo abalados até hoje por conta desse impacto, e estão buscando soluções para superar tamanha perda, sendo assim, podemos dizer que a área da educação não teria como fugir desse dano, na qual é um desafio constante, por que a educação brasileira ainda enfrenta despreparos para um cenário na qual tenha como base a tecnologia, na qual esta ferramenta pode ser um meio facilitador neste momento de tanto desespero.

        Sabemos que grande parte do ensino publico ainda não conta com o suporte necessário para o atendimento do ensino a distância, por que é um meio na qual está mais presentes nas instituições de Ensino Superior, as plataformas digitais, sempre foram aproveitadas de forma escassa pelo ensino básico, então com o avanço da pandemia, as escolas tiveram que adotar essa modalidade de um dia para o outro, ou seja, precisaram se adaptar as pressas para o virtual.

        O que interfere nesta modalidade de ensino é que poucos profissionais da área tiveram a qualificação de formação para lecionar a distância, ou seja, não é fácil preparar uma aula remota, para quem não é habituado ou não tem qualificação para o mesmo, por que é bem diferente da prática presencial de sala de aula, como por exemplo o dinamismo de interação com os alunos é outra, a forma de conversação com os pais muda e a noção da tecnologia educacional é necessário.

        As crianças e adolescentes também tiveram que se adaptar nessa nova rotina educacional, pois muitos deles não estavam acostumados com este segmento um pouco mais pesado de estudos em casa, por que este ambiente sempre foi priorizado para atividades de lazer, descanso e entretenimento. Deste modo muitos alunos não possuem maturidade para administrar a autonomia do ensino a distância, especialmente alunos da educação infantil e fundamental.

        Sendo assim, podemos dizer que não somente os professores encontram dificuldades mais também os pais, para poder ajudar essas crianças com o ensino em casa, a manutenção e orientação de ligar seus computadores ou celulares e administrar também o tempo e auxiliar nas atividades, entretanto, é importante que tenhamos consciência de que este novo cenário é uma realidade nova para todos, e o importante é que saibamos identificar estes erros e nos esforcemos para corrigi-los.

        Portanto o afastamento do ambiente escolar, leva crianças e adolescentes a estudarem em casa, e isto reforçou situações na qual as famílias destes alunos estavam afastadas do aprendizado do seu filho, sendo assim, agora tendo que ter que acompanhar de perto a rotina de estudo deles, pais e responsáveis tiveram a percepção e a necessidade de estarem mais próximos e inteirados do material didático e das metodologias adotadas pelos professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com