TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DO USO DAS FERREMENTAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA EM INSTITUIÇOES ESCOLARES

Por:   •  10/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.501 Palavras (11 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP EDUCACIONAL

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

NOME: Lélia dos Santos Oliveira

 RA: 29376566

DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DO USO DAS FERREMENTAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA EM INSTITUIÇOES ESCOLARES.

[pic 2]

ATIBAIA/SP

2021

NOME:LÉLIA DOS SANTOS OLIVEIRA

RA: 29376566

DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DO USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA EM INSTITUIÇÕES ESCOLARES.

Produção textual apresentada às disciplinas de:  como requisito para aprovação no curso de Pedagogia.  Educação é Cultura Digital, Educação a distância, Educação e Diversidade Educação Inclusiva, Libras Língua Brasileiras de Sinais , Sociedade brasileira cidadania

Tutora Ead Carolina Santos Pereira Cardoso Trindade

ATIBAIA/SP

2021

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

4 REFERÊNCIAS        13

1 INTRODUÇÃO

        A proposta da produção textual interdisciplinar teve como temática "Desafios e as possibilidades do uso das Ferramentas Tecnológicas no Contexto da Pandemia Em instituições Escolares “contemplando as disciplinas: Sociedade Brasileira e cidadania, Língua Brasileira de Sinais – Libras , Inovação Educacional, Educação e Diversidade, Língua Portuguesa para Docentes e Educação a Distância.

        Constitui em ser apresentada uma situação problema do momento  em que estamos passando  atualmente  com a pandemia do novo corona vírus  sobre a formação dos professores que terão que desenvolver estratégias  para a vivência de sua comunidade escolar tendo adequações ,adaptações e conteúdo e material para o ensino remoto pois estes educadores terão pela frente um compromisso social e inclusivo.

        E ao final será realizado uma conclusão da qual abordará as soluções e a importância na vida de todos.

  1. DESENVOLVIMENTO

A)

        Quando pensamos neste tema muitos professores não tem habilidades para utilizar de recursos digitais pois existem muitos professores que por muitos anos só trabalharam neste formato tradicional pois acabaram sendo pressionados e acabavam se atrapalhando com planejamentos e prazos com isso podem atropelar a qualidade de ensino e por sua vez é um grande desafio.

        Outro problema seria que neim todas  as instituições estavam adaptadas e preparadas para está situação como por exemplo as escolas particulares que por sua vez se adaptou com muita facilidade e não interrompendo suas aulas de forma remota  e por sua vez as escassos públicas estão paradas sem aulas por conta dos recursos precários muitas vezes alunos e professores sem acesso a está tecnologia ou até mesmo sem acesso a internet. Com tudo a diferença começa a ser extrema no que se diz respeito à falta do aprendizado a distância.

Art. 205 da  constituição  A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho...

         A educação  é muito desafiadora , pois o isolamento social fez com que todos os educadores se reinventasse com as aulas suspensas a tecnologia passou a ser essencial. Considerando o grande desafio seria a capacitação desses professores e alunos para as práticas tecnológicas. E assim começou um mapeamento para ser desenvolvido pelos pedagogos ,profissionais ligados à gestão escolar , a construção deste trabalho com o objetivo  de iniciativa verificação dos acessos de cada turma. E logo foi observado que também os professores não estavam acessando este conteúdo nos canais digitais. Aspecto que abriu um novo conceito para os trabalhos e o cumprimento da demanda mas tendo um compromisso para a  aprendizagem.

        E para este monitoramento a direção criou planilhas a serem preenchidas por seus pedagogos e assim começarem o contato com os estudantes através redes sociais , contato telefônico e mensagens via WhatsApp. É mesmo com todo este esforço o resultado foi satisfatório com baixo número de acesso pelos alunos.

Tendo em vista as limitações de acesso, nenhuma turma tinha mais de 75%  de acesso e em 46,7% dela tinha menos de 30% De acesso. Pesquisa feita em Março de 2020 nas escolas públicas do estado do Paraná.

Como destacam Hodges et al. (2020, tradução nossa), as situações de crise requerem dos profissionais planejamento com solução criativa de problemas. Nas palavras dos autores, é preciso “[...] pensar fora dos padrões pré-formatados para gerar soluções viáveis que ajudem a atender às novas necessidades dos alunos e comunidades” (HODGES et al., 2020, tradução nossa). Esse fato exige redobrada atenção aos movimentos de precarização dos processos e do trabalho docente, já que o ensino remoto “exige planejamento e invenção, sim, mas uma educação de qualidade, salvo raras exceções, não se sustenta com improvisação”, como destacam Menezes et al. (2020)

B)

        Tendo em vista o impacto do novo Corona vírus na nossa rotina atual, a tecnologia passou a ser um recurso de extrema necessidade para não  interromper o aprendizado dos estudantes.

        Alguns passaram por este processo de forma mais tranquila mas o maioria foi uma corrida contra o tempo para evitar mais perdas para seus alunos e também professores.

        Já a muito tempo a tecnologia e a educação estão tendo atenção do mercado com criações de plataforma, os ensino online , apps e o própria Educação A Distância o nosso EAD , já conquistaram muitas pessoas pelo muitas pessoas pelo mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com