TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

Por:   •  6/5/2022  •  Artigo  •  4.950 Palavras (20 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 20

AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

André Beskow

Lisane Félix Veloso

Resumo: Os resultados de instrumentos avaliativos, aplicado pelo Governo Federal que, avalia o ensino e aprendizagem da Matemática vem revelando que há problemas a serem enfrentados, como a necessidade de mudar um ensino situado em procedimentos mecânicos, desprovidos de significados para o aluno. Diante disso, este trabalho teve a finalidade de pesquisar as contribuições da prática pedagógica centrada, especificamente em Jogos Matemáticos para o desenvolvimento do raciocínio lógico e o gosto por aprender Matemática. A presente pesquisa apresentou um prevê histórico sobre o jogo, além de apontar como se viabiliza o ensino de matemática com base na legislação legal e a importância dos jogos como uma opção didático-metodológica que busca exercitar e estimular o pensamento lógico e criativo dos alunos. Constatou-se que os Jogos Matemáticos contribuem para o ensino e aprendizagem em Matemática, ampliando estratégias de resolução de problemas diferenciados e que ao manusearem material concreto os alunos internalizam e adquirem novos conhecimentos.

Palavras-chave: Jogo; Educação Matemática; Ensino; Aprendizagem.

INTRODUÇÃO

Não é de hoje que sabemos que os jogos encantam crianças e adultos, assim como é conhecida a sua importância para o desenvolvimento social e intelectual da criança. Ainda assim, não é incomum que aos professores surjam dúvidas sobre quais jogos usar, como selecionar um jogo para aplicar nas aulas de matemática. Em vista disso, este trabalho apresenta como tema: “As contribuições dos jogos matemáticos no ensino de matemática nos anos iniciais”, e tem por foco a seguinte questão de pesquisa: Que possíveis benefícios os jogos matemáticos contribuem no desenvolvimento do raciocínio lógico e na aprendizagem dos educandos dos Anos Iniciais?

É de grande importância, em se tratando de aulas de matemática, o uso de jogos. Isso implica uma mudança significativa nos processos de ensino e aprendizagem. Frente a isso, analisar a importância dos jogos no ensino de matemática e suas contribuições no desenvolvimento do raciocínio lógico e na aprendizagem é o objetivo central deste trabalho. Também são suas finalidades conceituar a historicidade e importância do jogo; reconhecer, com base em referenciais teóricos, como ocorre o ensino de matemática nos Anos Iniciais; e identificar possíveis contribuições dos jogos matemáticos no desenvolvimento do raciocínio lógico e da aprendizagem.

Dessa forma, justifica-se a presente pesquisa a partir da necessidade de apresentar aos educadores novas metodologias de ensinar matemática, proporcionando um trabalho diversificado e alterando esses modelos tradicionais de ensino, o qual muitas vezes tem no livro e em exercícios padronizados seu principal recurso didático.

Atualmente, percebe-se que os alunos ingressam na última etapa do ensino fundamental com pouco domínio de raciocínio lógico nas soluções de problemas, comprovado através das avaliações externas, bem como a desmotivação dos educandos nas aulas de matemática. Frente a essas situações, é preciso que os professores analisem suas práticas, encontrando a melhor solução para o problema.

METODOLOGIA

Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, de carácter exploratório, uma vez que consiste na construção de referencial teórico pertinente do tema em questão.

Essa pesquisa bibliográfica foi desenvolvida a partir dos seguintes aspectos: primeiramente, fundamentou-se a historicidade e a importância do jogo, após reconheceu-se como ocorre o ensino de matemática nos Anos Iniciais e, por fim, foram identificadas contribuições dos jogos matemáticos no desenvolvimento do raciocínio lógico e da aprendizagem.

Para isso, foram usados, principalmente, três referenciais básicos, quais sejam Antunes (1998), Smole (2007) e Soares (2010).

O DELEITE DE APRENDER MATEMÁTICA POR MEIO DE JOGOS

Percebe-se que matemática e jogo, são duas áreas totalmente, diferentes, uma voltada para o rigor da formalidade, concentração e disciplina e a outra para a diversão, prazer e agitação, mas ambas juntas proporcionam possibilidades de uma aprendizagem mais significativa na vida dos educandos.

Para compreender melhor este processo, é importante ter uma compreensão do que podemos considerar um jogo e as formas como ocorre o ensino de matemática nas escolas.

O CONCEITO DE JOGO

Quem nunca sentiu prazer ou divertimento no momento de um jogo? Isso ocorre porque, no entendimento de Antunes (1998), a palavra jogo provém de jocu, substantivo masculino de origem latina que significa gracejo.

Assim, num sentido etimológico, portanto, expressa um divertimento, brincadeira, passatempo sujeito a regras que devem ser observadas quando se joga, geralmente. Significa ainda também balanço, oscilação, astúcia, ardil, manobra, dessa forma os sujeitos que interagem nesta atividade procuram descobrir a melhor maneira de solucionar os desafios presentes bem como, desenvolvem estratégias para conseguir atingir o objetivo que é ganhar.

Jogo, dessa forma, é toda atividade em que exista a presença do jogador ou jogadores e para eles, são criadas as regras que podem ser num espaço restrito ou livre. Na sua maioria, os jogos apresentam o mínimo de regras e estas tendem a ser simples, sua presença é fundamental, porque entre os participantes as regras determinam o inicio e o final do jogo. Uma partida pode envolver vários jogadores, jogando entre si como adversários ou cooperativamente com grupos de adversários. É importante esta interação para que, no final, tenha um vencedor e um perdedor.

São atividades estruturadas, praticadas com fins recreativos e, em alguns casos, fazem parte de ferramentas educacionais, os quais são usados para passar uma mensagem aos jogadores, são distintos do trabalho que visa remuneração e da arte que está associado à expressão de ideia, é importante ter clareza desta separação, mas há jogos praticados por remuneração e da arte que está vinculado à expressão de ideia e emoções, que não vem ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com