TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFERENÇAS E AS COINCIDÊNCIAS EM ORIENTAÇÃO E SUPERVISSÃO NAS ESCOLAS PUBLICAS

Por:   •  22/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.081 Palavras (13 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

AS DIFERENÇAS E AS COINCIDÊNCIAS EM ORIENTAÇÃO E     SUPERVISSÃO NAS ESCOLAS PUBLICAS

MACHADINHO DÓESTE - RO

2022

AS DIFERENÇAS E AS COINCIDÊNCIAS EM ORIENTAÇÃO E     SUPERVISSÃO NAS ESCOLAS PUBLICAS

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título especialista em

MACHADINHO DÓESTE - RO

2022

Declaro que sou autora deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO- Durante este trabalho realizou-se uma breve introdução ao tema “AS DIFERENÇAS E AS COINCIDÊNCIAS EM ORIENTAÇÃO E SUPERVISSÃO NAS ESCOLAS PUBLICAS, em seguida será apresentado dados de pesquisas bibliográficos feitas a partir do material obtido no “AVA” durante este curso de pós graduação, além de artigos de autores renomados disponíveis na internet e na biblioteca do município de Machadinho D´Oeste além de observação feitas em uma escola públicas que atende cerca de 600 alunos do ensino fundamental e médio. Este artigo tem como objetivo apresentar as principais diferenças, afinidade e o quanto a supervisão e a orientação escolar dependem um do outro além dos aspectos em que as duas funções se correlaciona no cotidiano dos alunos. Assim como a supervisão a orientações pedagógico nas escolas públicas é uma tarefa que depende da colaboração de todo o corpo docente. Pois São diversas as funções que são atribuídas aos supervisores e orientadores nas escolas muitas delas as vezes estão além da realidade do cargo desses profissionais. Estas duas áreas da educação escolar trabalhando juntas auxiliam diretamente no avanço do processo de ensino e aprendizagem, no resgate dos valores e na atuação dos professores como mediadores da transformação educacional, estes devem focar seus trabalhos e conhecimento em um objetivo comum que é estabelecer um ensino de qualidade para todos.

Palavras Chave: Supervisão. Diretrizes. Orientação. Formação.

Públicas.

1-      INTRODUÇÃO

Este projeto de conclusão de curso será apresentado para obtenção do título de Pós-Graduação em ORIENTAÇAO E SUPERVISAO ESCOLAR pela Universidade FAVENI. Tendo como principal objetivo identificar e expor a importância e a atuação da supervisão trabalhar alinhado a orientação escolar e os principais fundamentos e objetivos desta área do conhecimento pedagógico. Durante este artigo será apresentado o resultado de uma pesquisa realizada na área do conhecimento do profissional pedagogo que atua em funções técnicas administrativas em escolas públicas, buscando correlacionar a função de supervisor escolar com a orientação escolar, entre a teoria estudada em na faculdade e a realidade vivenciada nas escolas,

Esta pesquisa foi realizada em uma escola pública na cidade de Machadinho Dóeste Rondônia, onde atende cerca de 800 alunos e mais de 60 servidores, entre eles 2 supervisores e 3 orientadores pedagógicos a coleta de dados foi realizada por meio de observação e entrevista com profissionais e alunos desta instituição. Com o objetivo de acabar com os desafios educacionais e romper com rotinas burocráticas o poder público vem trabalhando para dar mais autonomia para as instituições decidir coletivamente com a comunidade tanto em questões burocráticas e financeiras como em questões pedagógicas desde que observados os parâmetros mínios da BNCC “Base Nacional Comum Curricular”. O supervisor escolar possui muitas atribuições dentro das instituições. Além de supervisionar e coordenar o trabalho dos professores, este também trabalha com os alunos e suas famílias, buscando sempre avanços, pedagógicos e diminuir o índice de reclamações, e evasão escolar.

Já o orientador educacional tem como função orientar os alunos no conhecimento pessoal, social e cultural, fazendo com que o mesmo interaja e intervenha no contexto onde está inserido, sendo capazes de tomar decisões nas mais variadas situações. Cabendo também o papel de planejar e coordenar ações relacionadas ao espaço escolar e a comunidade onde a escola está inserida e assim colaborando para que os alunos cumpram suas funções social na sociedade.

Segundo Antônio Carlos Gil (2008), a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos.

  1. DESENVOLVIMENTO:

A partir de analise feitas durante as fazes deste curso entende-se que a capacitação dos profissionais é a ferramenta mais importante para a melhoria do ensino e aprendizagem e controle aos problemas recorrentes nas instituições de ensino. Foi observado que apesar de lenta a educação brasileira passou por diversas mudanças positivas nos últimos anos, no entanto alguns problemas crônicos da educação ainda estão longe de acabar. Mesmo com todas as melhorias que ocorreu depois da promulgação da LDBEN “Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional” (lei 9394/1996) a educação no brasil ainda permanece com velhos problemas crônicos entre eles a falta de incentivos no seguimento formação continuada, aperfeiçoamento de laboratórios e oficinas nas escolas.

A Inter função entre a orientação e supervisão escolar tende a contribuir muito na formação social dos educandos, dentre os tipos de interação com essas duas áreas de atuação pedagógica, destaca-se os projetos socioculturais onde supervisores delegam aos professores e os orientadores coordena com os alunos a tarefa de desenvolver em conjunto os pequenos projetos como feira cultural, feira de ciências, comemoração a datas festivas como dia da consciência negra, dia da bandeira, dia da independência entre outras. Cabe a essas duas profissões trabalhar em conjunto com os professores e gestores da escola para montar adaptar e manter estratégias de ensino ao qual combata a evasão e o abandono escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (167.6 Kb)   docx (37.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com