TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFICULDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Por:   •  18/9/2018  •  Artigo  •  5.489 Palavras (22 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 22

DIFICULDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Thayna Cristina Guimarães

Professora Gloris Carolina Belli

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso Licenciatura em Pedagogia (PED 0241) – Trabalho de Graduação

25/05/2013

RESUMO

A linguagem é algo de extrema importância para o homem hoje, pois através dela poderá se comunicar. A criança já nasce falando, e se apropriando de uma linguagem rudimentar, ele então começa a escrever e então poderá fazer uso da leitura. A criança ao escrever coloca aquilo que ela já sabe, é o conhecimento sobre a realidade, para fazer uso da escrita convencional para que ela seja considerada letrada, através da construção do seu conhecimento.A criança compreende melhor o seu mundo, se ela conseguir ler, e entender o que esta lendo e saber se comunicar através da escrita. Ler não é apenas decodificar as palavras, mas saber o sentido real das palavras, o que ela significa, e o que ele transmite. Para ler a criança passa por varias etapas antes de ler convencionalmente, vai formulando a sua escrita, ate ela conseguir codificar os significados das letras que ela escreveu. Pois a escrita cria um mundo simbólico e quando a criança lê poderá criar outro mundo, o mundo da fantasia. Nos Anos Iniciais temos elevados índices de dificuldades e distúrbios de aprendizagem existentes na nossa realidade. Devemos pensar nos desdobramentos de diagnósticos indevidos, resultantes de concepções negativas sobre a criança e seu desenvolvimento e de práticas educacionais e avaliativas que desconsideram a política educacional, a qualidade da escola oferecida aos seus alunos; a relação professor-aluno; a metodologia de ensino, a adequação de currículo e o sistema de avaliação adotado; diferenças sociais e culturais que não são respeitadas no sistema de ensino; a família - que ainda é vista como aquela que desvaloriza a educação formal em detrimento do trabalho etc., responsabilizando a criança pelo não aprender. Devemos verificar a importância da escola, dos professores, dos pais, na aprendizagem das crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem no contexto escolar. Esta intervenção contribui para que se forme um trabalho de conscientização para ajudar a criança e o professor no conhecimento e o respeito do assunto, levando assim a diminuição dos preconceitos das pessoas em relação as dificuldades de aprendizagem. Devemos perceber que existem diversas causas para a dificuldade de aprendizagem, e a escola e a família devem se unir para ultrapassar esse obstáculo na vida da criança.

Palavras-chave: Aprendizagem. Dificuldades. Criança.

1 INTRODUÇÃO

A proposta da linha de concentração é analisar os aspectos das linhas das metodologias de ensino, do processo de ensinar e aprender nas diversas maneiras, pois o processo deve ser pertinente e continuo, nos diversos temas e níveis de ensino., levando em considerações as dificuldades que existem no ensino e aprendizagem.

 O ensino da pedagogia deve permitir aos alunos um vasto contato com a diversidade educacional, trazendo as possibilidades de uma ampliação do repertório e a modificação da percepção diante do meio que está inserido, faz com que a professor se reconheça enquanto sujeito pertencente a um determinado contexto social e cultural. Fazendo isso através da organização de situações de ensino aprendizagem com propostas alternativas, socializadoras e criativas, procurando integrar nos alunos do curso de licenciatura em Pedagogia da UNIASSELVI.

As metodologias de ensino devem levar nos como futuros educadores, a novos meios de aprendizagem. A escola deve levar o aluno a querer aprender, e assim desenvolver nele a capacidade de aprender, motivando-o assim em um comportamento que exigirá atitudes de interesse, motivação, atenção e compreensão. Na participação de aprender a conhecer, fazer, conviver, a ser uma pessoa completa. Observamos em diversos ambientes escolares ações pratica e teóricas, da ação docente entre o professor e os alunos, são feitas para acabar com essas dificuldades

2-CORPO DO TRABALHO

A escola deve levar o aluno a querer aprender, e assim desenvolver nele a capacidade de aprender, motivando-o assim em um comportamento que exigirá atitudes de interesse, motivação, atenção e compreensão. Na participação de aprender a conhecer, fazer, conviver, a ser uma pessoa completa.

“Ao educar, tornamos visíveis nossos valores, atitudes, idéias, e emoções.” (http://www.eca.usp.br/prof/moran)

Devemos capacitar o professor para poder desenvolver um trabalho especifica que atenda assim as dificuldades dos alunos. Pois através do desenvolvimento de aptidões cognitivas é que desenvolveremos o interesse de aprender.

Para o ensino tiver efeito na pessoa, ele deve trazer uma transformação e com isso mudanças em sua realidade. A escola deve ser o lugar de aprender e ensinar, mas não somente ela deve receber os fundamentos da educação da família, pois ela deve ser a base. Levando assim a novos métodos de aprendizagem, colocamos assim a educação a distancia como um novo método de aprendizagem.

2.1 ALUNOS E A APRENDIZAGEM

O professor deve perceber que existem muitos modos de aprender da criança. E que no ambiente no qual vivemos está cheio de contradições sociais, que devem se exploradas. Pois ao olhar uma sala de aula, o professor deve refletir sobre suas ações pedagógicas no espaço alfabetizador. A alfabetização deve ser vista como apropriação de diferentes linguagens, na qual estão fundamentadas as concepções do conhecimento, aprendizagem e desenvolvimento, na qual se formará todos os saberes. A metodologia que deve se colocar na alfabetização deve partir de textos, que venham de diferentes áreas do conhecimento, pois somente assim nossos alunos terão condições de se apropriar da leitura e da escrita.

O ler e o escrever vêem que um novo universo é colocado ao nosso redor, onde são instrumentos de interação com o mundo e com o conhecimento. Compreenderemos não somente palavras, ou frases, mas colocaremos o nosso pensamento para história.

Aprender a ler e escrever, é fazer o uso da leitura e da escrita é um estado que levara o individuo a se apropriar de vários aspectos sociais, cultura, cognitivo e lingüístico, etc.

Ao interpretar o que esta sendo lido, dito ou escrito, as pessoas encontram dificuldades, por não estarem acostumadas a pensar, e sim em realizar as tarefas de maneira mecânica e sem vida. É apenas a decoreba, precisamos compreender o texto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.9 Kb)   pdf (200.2 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com