TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIVERSIDADES NO PROCESSO DE ENSINO- APREDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Por:   •  15/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 3

FMS - FACULDADE MARIO SCHENBERG

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ESPÍRITO SANTO

CURSO DE PÓS–GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

GESABELLE BALDAN NOVAES

LUDIMILA FERNANDES DA SILVA

AS DIVERSIDADES NO PROCESSO DE ENSINO- APREDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS  

CARIACICA

2012

  1. APRESENTAÇÃO DO TEMA

Relataremos as dificuldades dos alunos e professores quanto ao ensino- aprendizagem e discutiremos o papel do professor enquanto mediador e educador para resgatar a aprendizagem e o interesse do aluno. Através desse trabalho, evidenciaremos a importância da junção dos meios de estudo relacionados à vida pessoal dos alunos, utilizados com o encaminhamento correto através de profissionais preparados para lidar com diversas situações, onde a maior de todas é a obtenção de conhecimentos e conseqüentemente a conclusão da educação do indivíduo. Sendo assim, torna-se essencial o estudo mais aprofundado de tais particularidades, uma vez que elas já são, em sua maioria, resultado do despreparo de profissionais da educação (por não manterem esse aluno em tempo correto na escola e atentos aos conteúdos ministrados) e das adversidades passada por estes, durante a vida.

2  FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Quais as dificuldades enfrentadas no processo de ensino- aprendizagem de jovens e adultos?

2.1 OBJETIVO GERAL

  • Identificar  as dificuldades encontradas no processo de ensino- aprendizagem dos alunos e professores na educação de jovens e adultos.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Relatar a importância da educação de jovens e adultos
  • Compreender as dificuldades no aprendizado dos alunos inseridos no programa de educação de jovens e adultos.
  • Promover melhorias para a educação de jovens e adultos 

3 DISCUSSÃO BIBLIOGRÁFICA

O projeto consiste no estudo de teorias apresentadas por grandes autores com o intuito de embasar teoricamente todo o trabalho, fundamentando assim a prática da educação de jovens e adultos.

Para Di Rocco (1979, p.13), a educação na sua forma abrangente representa a possibilidade do indivíduo se desenvolver individualmente e com a sociedade, no sentido de diminuir a marginalização, possibilitando o contato com oficinas de artes, dança, canto e tecnologias evitando assim a exclusão do aluno no exercício da cidadania.

Paulo Freire (1991) diz:

Respeitando os sonhos, as frustrações, as dúvidas, os medos, os desejos dos educandos, crianças, jovens ou adultos, os educadores têm neles um ponto de partida para a sua ação. Insista-se, um ponto de partida e não de chegada. Crianças e adultos se envolvem em processos educativos de alfabetização com palavras pertencentes à sua experiência existencial, palavras grávidas de mundo.  Palavras e temas.

De acordo com Paulo Freire (1987, p.38-39), a existência dentro das classes sociais é uma batalha entre oprimidos e opressores, tendo o mesmo se posicionada a favor da transformação das condições de existência e das ações dos excluídos. Uma vez que, a realidade social é produto da ação do homem e toda ação gera uma reação, a sociedade é atingida pelos seus atos, cabendo ao próprio indivíduo transformar a situação opressora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (142.1 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com