TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS NOVAS DEMANDAS PARA OS DOCENTES

Por:   •  19/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 4

AS NOVAS DEMANDAS PARA OS DOCENTES

         Como é possível percebermos que o mercado  de trabalho está mudando constantemente, surgindo coisas novas em todas as áreas de trabalho, e sendo assim a educação não fica de fora desse cenário, as mudanças no âmbito da Educação pública requerem do professor “conversão” em diversos níveis: cognitivo, pedagógico, psicológico, social e político. São exigências que apontam para que habilidades que os docentes não possuem e colocam a necessidade de ressocialização e reprofissionalização dos professores, muitos não buscam se qualificar, nem se informar sobre as novas demandas, muitos estão apenas preocupado em como conservar o seu trabalho. Para que esses profissionais tenha um trabalho excelente, e necessário tanto um trabalho por parte do professor em busca de qualificação  e conhecimento que serão importante para a sua prática, assim também  como a escola  incentivar que seus professores busquem essas qualificações e também  oferecendo condições para que esse profissional se sinta valorizado, motivado,  sendo visto como um arquiteto cognitivo capaz de traçar estratégias que vão contribuir para o futuro do seu aluno, vale ressaltar que essas escolas que não  possuem os recursos necessários para um melhor apoio ao professor em sua prática pedagógica, ou até mesmo aquelas que possui tais recursos, mas não sabem como utilizá-los ou não  tem os suportes necessários as quais devem partir dos poderes municipais ou da própria escola.

        Moran salienta que “ a escola precisa reaprender a ser uma organização efetivamente significativa, inovadora, empreendedora” (2013, p.12). Desta forma, apesar da tecnologia ser uma fonte facilitadora no processo de aprendizagem é de suma importância que a escola e os respectivos docentes saibam aplica-las e utiliza -las como instrumento de ensino aprendizagem mediante as práticas pedagógicas.

         O professor e o aluno são  dependentes um do outro e devem trabalhar juntos para que ambos consigam aprender juntos, Paulo Freire fala que, “ Não há  docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das diferenças que os contam não se reduzem a condição de objeto um do outro”. (2007, p.25). Assim , ambos devem está envolvidos no processo, de forma que os dois tornar a aprendizagem mais significativa. Por consequência não  é favorável que o professor apenas exponha seus conhecimentos e espere que os alunos o decorrem, mas deve junto a ele construir o conhecimento levando em consideração a realidade relacionada a ele, para que possam ter a oportunidade de expor suas idéias e ser um aluno pensante, crítico e que saiba viver em sociedade, sendo capaz de tomar suas próprias decisões. Como afirma Paulo Freire, “ Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou a sua construção.” (2007, p.47). Atualmente a tecnologia faz parte do cotidiano da sociedade, por esse motivo faz-se necessário que ela esteja envolvida nas instituições por meio da mediação pedagógica para que desta forma venha a contribuir para a aprendizagem dos alunos, evitando que os mesmos fiquem dispersos, passando assim a interagir e buscar cada vez mais o conhecimento através de aulas dinâmicas e interativas que contribuam para a aprendizagem significativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com