TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PRÁTICAS EDUCATIVAS

Por:   •  24/9/2022  •  Monografia  •  7.803 Palavras (32 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 32

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: PRÁTICAS EDUCATIVAS

RESUMO

Com este trabalho pretende-se apresentar a inclusão de alunos com deficiência física e intelectual, e compreender as relações estabelecidas com propostas de atividades em sala de aula. Para desenvolvê-lo, foi realizada uma revisão bibliográfica. Adotou-se o método de entrevista e observação, verificou-se que a educação inclusiva com alunos com deficiência física e intelectual é orientada de acordo com teorias de aprendizado centrada na criança.

 A maioria das professoras ouvidas na pesquisa revelou o quanto é importante o planejamento de acordo com a realidade da criança, e que as atividades propostas procuram não apenas fixar conteúdo informacional, mas ampliá-lo, constituindo-se, portanto, parte integrante do trabalho propriamente dito, e como é fundamental para a melhoria qualitativa no ensino.

De acordo com minha pesquisa percebi que existem alternativas que podem ser incluídas para facilitar o processo de aprendizagem e que através de uma perspectiva mais ampla é possível melhorar o sistema educacional se primeiro buscarmos a melhoria de nós mesmos.

Palavra chave: Inclusão – deficiência intelectual - aprendizagem

ABSTRACT

This paper intends to present the inclusion of students with physical and intellectual disabilities, and to understand the relations established with proposals of activities in the classroom. To develop it, a bibliographic review was carried out. It was adopted the method of interview and observation, it was verified that inclusive education with students with physical and intellectual disability is oriented according to theories of learning centered on the child.

 Most of the teachers heard in the research revealed how important planning is in accordance with the reality of the child, and that the proposed activities seek not only to fix information content, but to expand it, and thus constitute an integral part of the work itself And how it is fundamental for qualitative improvement in teaching.

According to my research I realized that there are alternatives that can be included to facilitate the learning process and that from a broader perspective it is possible to improve the educational system if we first seek improvement ourselves.

Key word: Inclusion - intellectual disability - learning

SÚMARIO

Introdução.......................................................................................................................

Capítulo I Inclusão uma alternativa ética........................................................................

  1. O que é uma escola inclusiva?...................................................................................
  2.  A prática pedagógica na educação inclusiva............................................................
  3.  A escola está preparada para receber um aluno diferenciado?.................................
  4.  O papel da educação.................................................................................................
  5.  A educação especial na atualidade...........................................................................
  6.  Inclusão escolar: um novo olhar sobre a deficiência................................................
  7.  Necessidades educacionais especiais........................................................................
  8.  Necessidades educacionais especiais: um conceito que envolve duas realidades....
  9.  A formação de professores no contexto da educação inclusiva...............................

Capítulo II Conhecendo os alunos com deficiência física e intelectual..........................

2.1 Alunos com deficiência intelectual...........................................................................

2.2A inteligência pode ser medida?................................................................................

2.3 Como a deficiência intelectual poderia ser definida?................................................

2.4 Em que aspectos a educação para o aluno com deficiência intelectual necessitaria depositar maior atenção?.................................................................................................

Conclusão........................................................................................................................

Referências Bibliográficas...............................................................................................


INTRODUÇÃO

Este estudo discute a importância da inclusão de alunos com deficiência física e intelectual, no contexto escolar, enfocando seus objetivos e sua organização, considerando principalmente, as diretrizes para a educação especial e, as recomendações de organizações nacionais e internacionais para essa modalidade educacional.

No capítulo I são abordados alguns marcos históricos que representam períodos de mudanças em relação às concepções concernentes a pessoas com deficiência, a fim de que compreendam os determinantes sociais que as motivaram, desde a fase do extermínio, na antiguidade, até o momento atual em que se discute sua inclusão social.

O segundo capítulo traz um debate sobre as diferentes perspectivas da inclusão educacional e seu impacto sobre os sistemas de ensino, de modo a refletir nesse novo paradigma. Nesse contexto, trata-se do sentido atribuído à educação especial em um dado momento histórico e da sua função no apoio à escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais.

Espera-se que este material represente uma contribuição efetiva ao processo de formação profissional do educador do novo milênio comprometido com a formação integral do aluno e crítico diante das novas demandas sociais de seu tempo.

CAPÍTULO I

 INCLUSÃO UMA ALTERNATIVA ÉTICA

Nas últimas décadas, educadores do mundo todo têm se deparado com uma nova questão desafiadora no processo educacional: a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na escola regular.

A inclusão é uma pragmática, uma saída ética para problemas sociais, políticas, morais. A moral sempre se relaciona os valores transcendentais, a um sistema de julgamento, enquanto a ética diz respeito a modos de existência imanentes.

Assim este capítulo propõe um constante diálogo, objetivando ampliar sua capacidade de análise sobre esses aspectos educacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.1 Kb)   pdf (211.2 Kb)   docx (40.5 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com