TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS REALIDADES PEDAGOGICAS

Por:   •  2/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

A escola tem autonomia para adequar e/ou adaptar as práticas e vivências pedagógicas de acordo com a realidade no qual está inserida. Por essas razões, é regida pelo seu próprio estatuto e/ou Regimento Interno que foi elaborado no ano de 1998, passando por adaptações de acordo as necessidades que surgiram a cada ano. Este documento, visa integrar a escola-família-comunidade, garantir serviços adequados como a melhoria na assistência ao aluno, a participação da Associação de Pais e Mestre e Grêmio Estudantil, que por sua vez, encontra-se inativo.

Cabe ressaltar que a mesma baseia-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB/9394/1996, que estabelece normas e garante a educação. Neste aspecto, oferece o ensino fundamental (1ª a 5ª ano) e obedece os critérios estabelecidos pela referida Lei que é de conduzir o ensino fundamental I com duração de cinco anos letivos, ea educação de Jovens e Adultos, além disso, seguir as exigências no cumprimento dos duzentos dias de efetivo trabalho escolar totalizando oitocentas horas nas modalidades de ensino ofertadas.

Para tanto, as aulas no  são ministradas nos turnos matutino, vespertino e noturno  com os horários que correspondem: 07h30min às 11h50min (manhã) e das 13h30min às 17h45min (tarde), 18h30min às 22h50min  (noite).

  • Do Currículo

Para abordar as questões relacionadas ao currículo da escola, é preciso enfatizar que o ensino fundamental tem uma base nacional comum previstas pela Lei Federal nº9394/96, no artigo 26 e pelas normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação e Conselho Estadual de Educação. Por tanto, todas as mudanças deverão ser adaptadas de acordo com a realidade da instituição e especificado anualmente na proposta pedagógica da escola.

A elaboração de ações como o Plano Escolar, a Proposta Pedagógica e o Processo de Escolarização são de responsabilidade dos técnicos, administrativo e docente da escola. Assim, todos caminham no sentido de construir o processo de ensino aprendizagem de forma qualitativa, sempre avaliando e verificando  se tais ações corresponderam aos objetivos propostos e as expectativas.

No entanto, o Plano Escolar e a Proposta Pedagógica deverá constar o diagnostico da realidade escolar, com o fim de descrever, avaliar e explicar sua situação quanto à característica da comunidade e da clientela escolar; recursos materiais, humanos e institucionais disponíveis. Essa proposta dever conter objetivos da escola, organização geral da escola quanto a; agrupamentos dos alunos, quadro distributivo das matérias por séries, carga horária das disciplinas, normas para a avaliação e promoção e calendário escolar.

 A coordenação da proposta pedagógica que é o conjunto de todas as experiências que o aluno realiza e vivencia dentro e fora da escola, está sob a responsabilidade da mesma. Já o currículo de 1ª à 5ª ano é desenvolvido sob forma de áreas de estudo, onde os componentes curriculares se integram visando o equilíbrio entre experiências concretas e conhecimentos sistemáticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (144.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com