TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Por:   •  21/1/2018  •  Monografia  •  13.395 Palavras (54 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 54

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SIEGA, Susane Savoldi. Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. A  influência das novas tecnologias na educação .2017.número total de folhas. projeto de ensino (graduação em pedagogia e Licenciatura)- Universidade Norte do Paraná, Concórdia, 2017.

RESUMO

Sabe-se que muitas transformações estão ocorrendo na sociedade atual, geradas pela influencia dos meios tecnológicos indispensáveis na vida humana. As pessoas bem como os alunos estão permanentemente em contato com um numero cada vez maior de informações e conhecimentos, que são transmitidos pelas tecnologias da informação e comunicação( TV, radio, vídeos, computador, entre outros). Conhecer as contribuições e influencias das tecnologias da informação e comunicação para o processo educativo, identificando como elas estão sendo trabalhadas nos espaços da educação. O projeto subdivide-se em quatro momentos: Explanação dos conteúdos a serem trabalhados, incluindo alguns teóricos, relatos e trocas de experiências (mesa redonda) aplicação das vivencias, técnicas praticas, do dia - a dia em sala de aula. Motivação, uma proposta articuladora moldando suas necessidades sem modificar a sua essência. As tecnologias da informação e comunicação estão presentes em todas as esferas da sociedade, onde as instituições de ensino não podem mais nega-las, pelo contrario, além de introduzi-las nos seus espaços, necessitam explora-las de maneira criativa, critica e reflexiva quanto às informações por elas repassadas.

Palavras chave: Educação, tecnologia da informação e comunicação, prática pedagógica e processo Educativo.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        5

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        7

2.1 HISTÓRIAS DA TECNOLOGIA INFORMATIZADA, INFORMÁTICA EDUCATIVA E A TECNOLOGIA NA EDUCAÇâO.        7

2.2 O DESENVOLVIMENTO HUMANO ASSOCIADO ÀS TECNOLOGIAS        9

2.3 UMA REFLEXÃO SOBRE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA        11

2.4 CONTRIBUIÇÕES E INFLUÊNCIAS DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO        12

2.5 O PAPEL DO PROFESSOR FRENTE ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO EDUCATIVO        16

3. PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ENSINO        23

3.1TEMA E LINHA DE PESQUISA        23

3.2 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA        23 

3.3 JUSTIFICATIVA        27

3.4 PROBLEMATIZAÇÃO        28

3.5 OBJETIVOS        28

3.5.1 Objetivo Geral:        28

3.5.2 Objetivos Específicos:        29

3.6 CONTEÚDOS        29

3.7 PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO        30

3.8 TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO        38

3.9 RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS        39

4. AVALIAÇÃO        40

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS        40

REFERÊNCIAS        44


  1. INTRODUÇÃO

  Vivemos atualmente num mundo em peno desenvolvimento evolutivo, onde a utilização de novas tecnologias se tornou o centro da sociedade do século XXI. O desenvolvimento de novas tecnologias de informação e comunicação, vem quebrando paradigmas nas formas de relacionamento e comportamento das pessoas. Nesse contexto, a Educação - base da formação de toda sociedade - tem passado por uma crise, vivendo uma alteração em seu significado social e, seus sujeitos (professor e aluno), que possuíam papeis bem delimitados, agora se confundem. A grande revolução da tecnologia da informação na educação que vivenciamos, em relação ao atual paradigma do sistema educacional, é colocado em discussão, vivenciada e argumentada à mudança institucional que vivenciamos, são analisados os impactos da tecnologia da informação nas metodologias de ensino e suas influências sociais e econômicas, a influência e o uso da tecnologia na educação.

Com a disponibilidade de novas tecnologias no ambiente escolar, a relação de ensino aprendizagem vem se alterando, o acesso quase instantâneo da informação fez com que o aluno de hoje se tornasse um gerador de conhecimentos, papel antes exercido unicamente pelo professor, e o professor, nesse momento, se viu com uma ausência momentânea de significado, tendo que se adaptar à nova realidade na qual deve, além de transmitir conteúdos específicos, desenvolver no aluno a capacidade de gerir criticamente o emaranhado de informações as quais ele tem acesso.  A tecnologia representa imensa importância junto a todos os seres humanos, mais um dos caminhos que ainda precisamos percorrer é o de revisar o nosso entendimento acerca do papel das tecnologias da informação e comunicação, sendo um desafio na área da educação.

Optei pesquisar este tema, justamente por acreditar que a educação de modo geral, não pode ficar à margem das mudanças e transformações da sociedade atual, pois se entende que é um ser social quem procura desenvolver-se e adquirir conhecimentos através das interações com o seu meio, que vai se carregando de significados que constrói historicamente. Portanto, o objetivo maior é conhecer as contribuições das tecnologias da informação e comunicação para o processo educativo, valorizando assim de modo fundamental a busca do conhecimento, a escola, bem como os educadores necessitam estarem repensando suas práticas pedagógicas, pois fora da escola, os alunos têm acesso a vários mecanismos de informação e comunicação que nem sempre trazem conhecimentos verdadeiros ou adequados, competindo fortemente com a escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (91.2 Kb)   pdf (652.5 Kb)   docx (2.4 Mb)  
Continuar por mais 53 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com