TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TECNOLOGIAS NA EJA

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.157 Palavras (5 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

DESENVOLVIMENTO 5

CONSIDERAÇÕES FINAIS 8

REFERÊNCIAS 9

INTRODUÇÃO

Através deste trabalho vamos conhecer a realidade da EJA, qual é o perfil do aluno que frequenta a EJA, como é o uso da tecnologia na EJA e como a tecnologia pode ser uma aliada no processo de aprendizagem.

As oportunidade que o aluno veêm na EJA, e também a necessidade do professor adequar-se aos avanços tecnologicos, pois não basta somente o interesse do aluno pela tecnologia, precisa-se do interesse do professor também.

DESENVOLVIMENTO

Analisar o papel que as tecnologias e as informações/imagens têm desempenhado na vida social implica não somente explorar as características técnicas dos meios, mas buscar entender as condições sociais, culturais e educativas de seus contextos. Esse enfoque é primordial para perceber as possibilidades que se estabelecem com o uso das modernas – algumas já nem tão modernas assim – tecnologias.

A tecnologia não é boa nem má, dependendo das situações, usos e pontos de vista, e "tampouco neutra, já que é condicionante ou restritiva, já que de um lado abre e de outro fecha o espectro de possibilidades". Não se trata de avaliar seus impactos, mas de situar possibilidades de uso, embora, "enquanto discutimos possíveis usos de uma dada tecnologia, algumas formas de usar já se impuseram", tal a velocidade e renovação com que se apresentam (Lévy, 2000, p. 26).

Para Kenski (2003), a evolução tecnológica não se restringe aos novos usos de equipamentos e/ou produtos, mas aos comportamentos dos indivíduos que interferem/repercutem nas sociedades, intermediados, ou não, pelos equipamentos. Portanto, entendemos como tecnologias os produtos das relações estabelecidas entre sujeitos com as ferramentas tecnológicas que têm como resultado a produção e disseminação de informações e conhecimentos.

Assim, a escola defronta-se com o desafio de trazer para seu contexto as informações presentes nas tecnologias e as próprias ferramentas tecnológicas, articulando-as com os conhecimentos escolares e propiciando a interlocução entre os indivíduos. Como conseqüência, disponibiliza aos sujeitos escolares um amplo leque de saberes que, se trabalhados em perspectiva comunicacional, garantem transformações nas relações vivenciadas no cotidiano escolar (Porto, 2003; Marcolla, 2004).

A Educação Jovens e adultos vem proporcionar aos adultos uma oportunidade de chegar pelo menos ao final do Ensino Médio com mais rapidez, oportunidade essa que talvez não teve ou não quis aproveitar quando criança. Mas com a tecnologia inserida na EJA as vezes aceita com facilidade e outra com alguma rejeição, por medo ou por falta de conhecimento.

Mas muitos alunos se animam e chegam também a universidade muitas vezes aderem totalmente a tecnologia do mundo atual se aperfeiçoando.

As caracteristicas dos alunos da EJA vária entre falta de oportunidade e a falta de interesse. Alunos que por falta de oportunidade de quando criança não estudaram ou muitas outras dificuldades desistiram muito cedo, outros por motivos de muitas reprovações e estarem defasados na série cursada veêm na EJA uma oportunidade de avanço.

Adultos a procura de conhecimento veem também na EJA, uma oportunidade de escolarização. A tecnologia usada nas aulas , tornan a aula mais dinamica atraindo a atenção do aluno, mas na modalidade do EJA isso pode ser um obstaculo pois o adulto tem mais dificuldade em aceitar a mudança a tecnologia.

Na atualidade a tecnologia esta presente em todo o canto, nas casas, no comercio, nas escolas e quanto mais cedo o contato com a tecnologia mais facil e a aceitação, o aprendizado de como utilizar e o gosto pela tecnologia. Nas escolas quase 100% já tem laboratórios de informática, já usam datashow, tem salas de vidios, é algo que já se usa, mas nem todas as escolas tem é o quadro digital e a biblioteca virtual.

Os alunos devem e podem aproveitar todos os meios de comunicação que resultam e compõem-se de ideias, projetos, interesses, utopias e estratégias que afetam de diferentes formas os indivíduos e as instituições. Mas, embora eles sejam portadores de mensagens, a mensagem educativa maior está no seu efeito sobre o aluno, e é esta mensagem que a escola precisa recuperar para, a partir dela, realizar, completar e ampliar a aprendizagem (Kenski, 2003). Eles veiculam informações a serem trabalhadas segundo a concepção de quem as vê ou usa – neste caso, os sujeitos escolares. Não há um sentido único nessa relação; assim, contribuem para a emersão de mediações, significados e saberes que propiciam movimentos na escola, dependendo, essencialmente, dos contextos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com