TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TEORIAS DE APRENDIZAGEM

Por:   •  3/9/2021  •  Artigo  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA DO LIVRO: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Pedagogia ao Pé da Letra, 2013. Disponível em: <https://pedagogiaaopedaletra.com/resenha-do-livro-avaliacao-da-aprendizagem-escolar/>. Acesso em: 3 de setembro de 2021.

Em sua 20ª edição, o livro Avaliação da Aprendizagem Escolar: Estudos e Proposições (184 págs, Ed. Cortez, tel. 11/3611-9616, 29 reais), do educador Cipriano Carlos Luckesi, pode ser considerado um clássico brasileiro da Pedagogia. A obra reúne nove artigos escritos pelo autor, professor do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), entre os anos de 1976 e 1994, que abordam a questão da avaliação da aprendizagem escolar de forma crítica. Para tanto, Luckesi utiliza como ferramentas de análise diferentes áreas do conhecimento, cruzando referências da Filosofia, da Sociologia, da Política e da Psicologia.

É interessante observar como algumas das questões propostas pelo autor continuam atuais 15 anos depois do lançamento – a primeira edição é de 1995. Embora muito já tenha sido pesquisado, discutido e publicado sobre o tema, ainda é verdade que, na realidade de muitas escolas, a avaliação é entendida como um fim em si mesma, que existe de forma autônoma e não tem vínculos com o projeto político pedagógico. O resultado dessa concepção também é bastante conhecido: a criação de um campo fértil para a proliferação do autoritarismo e da exclusão. Uma leitura atenta do livro é fundamental. O capítulo introdutório concentra boa parte da visão do autor, pois é ali que são apresentados os contextos de produção de cada um dos artigos, vinculados ao próprio percurso de investigação dele sobre o tema.

Parceiro na tarefa permanente de estabelecer um diálogo entre o ensino e a aprendizagem, Luckesi nos apresenta a avaliação como um “juízo de qualidade sobre dados relevantes para uma tomada de decisão”, e não como um julgamento definitivo sobre algo.

Dessa forma, o educador posiciona a avaliação como um ato seletivo e inclusivo, que possibilita questionar ações passadas e gerar ações futuras. Também a classifica como um instrumento valioso para que escolas, professores e alunos possam voltar o olhar para si mesmos em busca de transformações qualitativas que só os processos de autoconhecimento podem gerar.

O modo de trabalhar com os resultados da aprendizagem escolar – sob a modalidade da verificação – reifica a aprendizagem, fazendo dela uma ‘coisa’ e não um processo. O momento da aferição do aproveitamento escolar não é o
ponto definitivo de chegada, mas um momento de parar para observar se a caminhada está correndo com a qualidade que deveria ter. Neste sentido, a verificação transforma o processo dinâmico da aprendizagem em passos estáticos e definitivos. A avaliação, ao contrário, manifesta-se como um ato dinâmico que qualifica e subsidia o reencaminhamento da ação, possibilitando consequências no sentido da construção dos resultados que se desejam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (65.3 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com