TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS Tecnologias de Informação

Por:   •  4/1/2018  •  Artigo  •  4.233 Palavras (17 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 17

GESTÃO ESCOLAR E NOVAS TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO

André Luis Soares Rodrigues[1]

Danielly de Souza Barros[2]

Lucia Maria Furtado Lobato[3]

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR FRANCISCANO – IESF[pic 1]

RESUMO

Este artigo aborda a gestão educacional na atualidade fazendo uma reflexão sobre o desafio da equipe gestora de enfrentar e inserir essas tecnologias na organização do cotidiano escolar de forma a fazer o uso destas para melhorar a oferta de seus serviços, promover e criar espaços mais colaborativos que privilegiem a inserção da comunidade escolar no mundo cada vez mais globalizado, incentivar a presença da tecnologia no contexto administrativo e pedagógico da escola, e do mesmo modo, contribuindo para o alcance do sucesso escolar dos alunos.

Palavras-chave:Gestão escolar, Tecnologias de informação e comunicação, Gestor

ABSTRACT

This article approaches the educational management in the present time, reflecting on the challenge of the management team to confront and insert these technologies in the organization of daily school life in order to make use of them to improve the offer of their services, to promote and create spaces more collaborative than Privilege the insertion of the school community in the increasingly globalized world, encourage the presence of technology in the administrative and pedagogical context of the school, and in the same way, contributing to the achievement of students' school success.

Palavras-chave: gestão escolar, TIC’s, escola, educação

  1. INTRODUÇÃO

O avanço das tecnologias nas últimas décadas tem se configurado como um potencializador para as mudanças na sociedade, que ocorrem cada vez mais rápido, refletindo também no âmbito escolar.

Do mesmo modo, a sociedade brasileira tem sofrido por transformações profundas em diversos setores da sociedade, como o econômico, político, social e científico, advindos, sobretudo, do avanço tecnológico e suas implicações no cotidiano do povo. Tais mudanças classificaram essa nova fase em que a tecnologia é incorporada em demasia na vida das pessoas como a era do conhecimento, refletindo no modo de pensar, agir, nas relações sociais e de trabalho.

Nessa conjuntura, a incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) na vida humana tem criado novas perspectivas para a gestão escolar e para o processo educativo.

Como a equipe gestora pode utilizar as novas tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) para superar práticas gestoras tradicionais no contexto do ambiente escolar?

A partir dessa problemática, esta pesquisa se propõe a fazer uma reflexão sobre o desafio da equipe gestora de enfrentar e inserir essas tecnologias na organização do cotidiano escolar de forma a fazer o uso destas para melhorar a oferta de seus serviços, promover e criar espaços mais colaborativos que privilegiem a inserção da comunidade escolar no mundo cada vez mais globalizado, incentivar a presença da tecnologia no contexto administrativo e pedagógico da escola, e do mesmo modo, contribuindo para o alcance do sucesso escolar dos alunos.

Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo apresentar o papel e os desafios da equipe gestora na promoção de mudanças da dinâmica do ambiente educacional, utilizando como ferramentas de transformação as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s).

Para tanto, utilizaremos na pesquisa a taxionomia de Vergara (2014), que classifica a pesquisa quanto aos fins em descritiva e explicativa. Descritiva porque visa descrever as características do fenômeno objeto de investigação dentro da unidade escolar. E, explicativa porque busca uma relação de causa e efeito no uso das tecnologias pela equipe gestora. Quanto aos meios, a pesquisa é bibliográfica, pois se utilizará de base conceitual e marco teórico obtido a partir de livros, revistas, instrumentos normativos, internet, e etc.

Assim, esta pesquisa tem grande relevância por abordar os desafios da equipe gestora na atualidade, tendo o gestor como facilitador da apropriação das tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) por parte dos membros envolvidos em um processo multidisciplinar de construção de conhecimento, onde as novas tecnologias passam a ser uma ferramenta didática fundamental no ensino.

Por fim, para a concretização deste estudo, primeiramente analisa-se o marco conceitual sobre gestão e o uso das TIC’s, em seguida, será identificado como as TIC’s podem favorecer e facilitar o trabalho da equipe gestora para o alcance de resultados e por fim faz-seuma análise das possibilidades das TIC’s para a superação das práticas gestoras tradicionais.

  1. TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’s)

Conceitua-se tecnologia como tudo aquilo que leva alguém a evoluir, a melhorar ou a simplificar. Em suma, todo processo de aperfeiçoamento. Assim Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s)são todas as tecnologias que interferem e medeiamos processos informacionais e comunicativos do ambiente. É a área que utiliza ferramentas tecnológicas com o objetivo de facilitar a comunicação e o alcance de um alvo comum.

De acordo com Laurindo (2008, p.02),

o conceito de tecnologia da informação deve ser entendida de forma ampla, que englobe sistemas de informação, telecomunicações e automação, bem como todo um espectro abrangente de tecnologias (hardware e sofware), cada vez mais interligadas e convergentes, utilizadas pelas organizações para fornecer dados, informações e conhecimento.

Todavia, no sentido amplo da palavra, tecnologia da informação é “a coleção de sistemas de informação de uma organização, seus usuários e a gestão que os administra” (TURBAN ET. AL., 2010).

Quando se fala em tecnologia vale ressaltar que não se resume a equipamentos sofisticados, caros que estão tomando conta das lojas, de nossas casas e do mercado de trabalho. Precisamos lembrar que a nossa história tecnológica começou quando o homem descobriu que era possível modificar a natureza para melhorar as condições de vida de seu grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)   pdf (217.7 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com