TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Por:   •  7/12/2019  •  Projeto de pesquisa  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINA: ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA: OBSERVAÇÃO E ANÁLISE SOCIOLÓGICA SOBRE OS ASPECTOS CULTURAIS EXISTENTES NO RIO DE JANEIRO

ALUNA: ELAINE SIQUEIRA BORGES TREVIA – 201909233889

DATA: 07/12/2019

1 - OBJETIVO

Este relatório tem como objetivo identificar costumes e outros aspectos da cultura popular suburbana da cidade do Rio de Janeiro.

2 - INTRODUÇÃO TÉCNICA

A Cidade do Rio de Janeiro passou por inúmeras transformações entre o fim do século XIX e o início do século XX, destacando-se a reforma urbana.

O deslocamento da população pobre em direção às favelas e, sobretudo, ao subúrbio carioca, em favor dos interesses dos capitais que se apropriavam da cidade, a cultura suburbana floresce em meio a um caldeirão de costumes e vivências. Longe da luxuosa zona sul, as casas operárias, regulares ou irregulares, têm como cenário as ruas, onde crianças jogam bola, toda manhã tem feira livre, à noite acontecem os Mafuás (mistura de festa e barraquinhas que vendiam produtos diversos para arrecadar dinheiro para reformas e construções de igrejas), sabe-se ainda da existência de superstições, que era passada de geração a geração e trabalhava com imaginário da população, as rezas e orações funcionavam contra qualquer tipo de doença.

Foi no subúrbio carioca que surgiram alguns tipos de músicas que ouvimos até os dias de hoje, temos como exemplo o samba e o chorinho.

Com a falta de diversão, a população suburbana realizava festas em casa, onde todos se reuniam para tocar e cantar, isso ocorre até os dias de hoje, como o tão conhecido “churrasco na laje”.

3 - PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Através de pesquisas em “sites” descritos na bibliografia, observamos a importância da cultura suburbana; os subúrbios se tornaram grande polo de cultura da cidade do Rio de Janeiro. Inúmeras referências da música popular vieram do subúrbio e a região concentra, devido a sua história, importantes centros culturais, como por exemplo o Museu da Maré e a Casa do Jongo da Serrinha.

Observamos que mesmo com a incorporação dos valores capitalistas, com a reforma urbanística que culminou com o afastamento da classe mais pobre, considerada como “classe perigosa” para os subúrbios, os chamados suburbanos eram pessoas boas e felizes, capazes de aprender com a desigualdade e superar as dificuldades.

4 - RESULTADOS E CONCLUSÃO

Tendo em vista tudo que foi visto, notam-se alguns dos muitos aspectos a respeito das maneiras encontradas pela população suburbana de se expressar culturalmente, mesmo sem apoio dos governantes. Essas pessoas conseguiram, mesmo com tanta desigualdade, produzir cultura, conscientes ou não do que estavam fazendo e se tinha alguma importância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (87.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com