TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Por:   •  10/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

[pic 1]

CURSO DE GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA- FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

PCC- ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

ALUNO: JONATHAS DE CARVALHO PINTO JUNIOR

MATRÍCULA: 202105204969

PROFESSORA: MARTA TEIXEIRA DO AMARAL MONTES

MOGI DAS CRUZES

2021

INTRODUÇÃO

        O Brasil é um país que apresenta em seu território grandes disparidades socioeconômicas. Algumas áreas são mais privilegiadas por aspectos naturais e por políticas de investimento em infraestrutura, fatos que promovem um processo industrial mais avançado em determinadas regiões.

        Em Mogi das Cruzes, cidade que faz parte do estado de São Paulo essas disparidades socioeconômicas também fazem parte da vida da população, algumas áreas são mais privilegiadas que outras, problemas de infraestrutura, saneamento básico, moradia, emprego só aumentam, ainda mais nos dias de hoje, com a pandemia à todo vapor.

        Um dos bairros onde é fácil perceber esta diferença é o bairro de Jundiapeba, bairro carente, pouco olhado pelos políticos e que convive diariamente com essas diferenças socioeconômicas. Tal condição contribui para o aumento da criminalidade, evasão escolar, uma vez que os jovens precisam abandonar a escola para trabalhar e ajudar em casa.

DESENVOLVIMENTO

  1. DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS E DIFERENÇAS SOCIAIS
  • Desigualdade Social: Acontece quando a distribuição de renda é feita de forma diferente sendo que a maior parte fica nas mãos de poucos. No Brasil a desigualdade social é uma das maiores do mundo. Por esses acontecimentos existem jovens vulneráveis hoje principalmente na classe de baixa renda, pois a exclusão social os torna cada vez mais supérfluos e incapazes de ter uma vida digna. Muitos jovens de baixa renda crescem sem ter estrutura na família devido a uma série de consequências causadas pela falta de dinheiro sendo: briga entre pais, discussões diárias, falta de estudo, ambiente familiar precário, educação precária, más instalações, alimentação ruim, entre outros.
  • Diferenças Sociais: Conceito que afeta majoritariamente países não desenvolvidos e subdesenvolvidos, onde elementos do padrão de vida de seus habitantes se apresentam de maneira desiquilibrada. equilíbrio no padrão de vida dos seus habitantes, seja no âmbito econômico, escolar, profissional, de gênero, entre outros.

  1. DESIGUALDADES EDUCACIONAIS EM JUNDIAPEBA

O bairro de Jundiapeba é o maior bairro da cidade de Mogi das Cruzes, maior colégio eleitoral. Um bairro carente, repleto de problemas de infraestrutura, educação, saúde, saneamento básico, moradia, são alguns dos problemas.

Por se tratar do maior bairro, maior colégio eleitoral, prefeitos começaram a investir no bairro, foram construídos escolas, postos de saúde. Mas no caso, quantidade não quer dizer qualidade. No bairro existem as escolas municipais e estaduais, as escolas que são administradas pela prefeitura possuem uma infraestrutura melhor que as escolas do estado, são escolas onde a merenda, infraestrutura são melhores, mas por conta dos problemas do bairro sofrem com furtos, danos ao patrimônio, professores evitam ao máximo a ir lecionar nas escolas.

É uma comunidade que tem um grande potêncial, só precisa de incentivos, melhorias, condições melhores, são pessoas com um grande coração, crianças inteligentes, que se trabalhadas educacionalmente se tornarão adultos bem-sucedidos.

A população de Jundiapeba como toda comunidade carente sofre com a falta de emprego, moradia e agora com essa pandemia do coronavírus se agravou.

No caso da educação e evasão aumentou consideravelmente, perguntando aos pais o motivo dos filhos não irem à escola ou não acompanharem as aulas online as desigualdades aparecem, muitos alunos não têm acesso a internet, alguns precisaram abandonar a escola para trabalhar e ajudar em casa, uma vez que os pais perderam o emprego devido a pandemia, muitos casos os alunos dependiam da merenda escolar para garantir pelo menos uma refeição ao dia.  Profissionais da educação ajudam como podem, arrecadam alimentos, vestuário e outras coisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com