TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DO TEXTO BÁSICO

Por:   •  1/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA

CURSO: PEDAGOGIA A DISTANCIA

DISCIPLINA: DIDÁTICA IV

ALUNA: GRAZIELA DE FÁTIMA MOURA

TURMA: UBERLANDIA 01

TAREFA 11: ATIVIDADE DO TEXTO BÁSICO

No Modulo 2 do Guia Impresso, vamos estudar a avaliação do processo de ensino aprendizagem na educação básica, os conceitos que giram em torno desse assunto e as funcionalidades do processo de avaliação dentro da educação básica.

O conceito avaliação, já é debatido há vários anos e apresenta diversas definições, não sabendo ao certo se existe alguma mais correta que a outra, dependendo essas definições, dos autores que as colocam e da realidade em que estejam inseridos.

Avaliação, no entanto é entendida como o processo pelo qual se avalia o processo ensino aprendizagem e, o quanto ele foi eficiente no aprendizado dos alunos, mas falta uma unidade conceitual a respeito do tema. Muitos termos são usados para se definir avaliação e, no entanto muitos não estão corretos, e, são apenas ajustados dentro da terminologia de avaliação. Vejamos alguns exemplos desses termos: controle, avaliação, mediação e comprovação.

A avaliação também traz suas funções, porem muito questionadas, uma vez que quando mal utilizadas podem ser prejudiciais nos processo ensino aprendizagem, pois estas podem ser humilhantes, prejudiciais e classificatórias, rotulando assim os alunos e não trazendo nenhum benefício concreto para o mesmo. As funções da avaliação são: função instrutiva: que aprofundam e sistematizam os conhecimentos, habilidades e valores alcançados pelos alunos. Função educativa: educa o sentido da responsabilidade do aluno, ou seja, o aluno tem a responsabilidade social familiar e pessoal como sua principal atividade publica. Função diagnostica: permite diagnosticar se o aluno apresenta ou não determinados conhecimento ou habilidades necessários para aprender algo novo. Função de desenvolvimento: propiciam o desenvolvimento da personalidade do aluno e de suas funções mentais superiores (memória, linguagem, imaginação, raciocínio, etc.). Função de controle: tem a função de controle do processo ensino aprendizagem.

O processo avaliativo embora apresente, não diz respeito apenas aos docentes e corpo pedagógico, mas deve englobar especialmente os alunos que são a parte mais interessada no processo. Essa participação se da de duas maneiras diferentes: 1) Mediante o controle dos resultados: supõe que o professor ofereça indicadores e parâmetros que regem o controle da mediação e apresente o modelo correto da realização da tarefa para que os alunos realizem a autocorreção com base no modelo estabelecido. 2) Mediante o controle do processo: este procedimento leva o aluno a perceber em que momento ou etapa do processo cometeu erros.

Bibliografia: Guia Impresso: Universidade Federal de Uberlândia. Didática IV.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (83.8 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com