TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE FINAL DO CURO DE TUTORIA

Por:   •  25/10/2018  •  Artigo  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 4

SECRETRIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA

NUCLEO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO DO RIO CORRENTE- NTE 23

PROGRMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

        

ATIVIDADE FINAL DO CURO DE TUTORIA

Marineiva de Jesus Cardoso Matos

Multiplicadora Regional

Santa Maria da Vitória/Ba

 2018

ATIVIDADE FINAL DO CURO DE TUTORIA

“[...] na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática. É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática.” FREIRE, Paulo (1996, p. 43,44).

        

Santa Maria da Vitória/Ba

 2018

        Sou Marineiva de Jesus Cardoso Matos, pedagoga, moro em Santa Maria da Vitória e estou atuando como Multiplicadora do Programa Formação Pela Escola, no Núcleo Territorial de Educação da Bacia do Rio Corrente – NTE 23, deste de 2017. Inicialmente só tinha uma Tutora na cidade de Jaborandi e ela acompanhava 02 turmas, hoje tenho 03 tutoras ativas, somando todas, elas acompanham 07 turmas, sendo 03 em Correntina, 02 em Jaborandi e  02 em Serra Dourada.

        Como multiplicadora tenho a convicção de que essa função é uma tarefa muito necessária, pois além de mobilizar a todos para o processo de formação continuada de turmas nos municípios, também desenvolvemos algumas habilidades para com os tutores de extrema importância, no  intuito de  torna-los aptos a utilizarem  as novas tecnologias que uma tutoria de Educação a distancia demanda e, além disso, elaborar diferentes estilos instrucionais, ou seja, que transmitem conhecimentos, na perspectiva de aumentar o interesse, motivação e engajamento dos tutores e seus cursistas nos cursos do Formação Pela Escola.

        Apesar das inúmeras dificuldades encontradas ao longo dessa caminhada, procuramos sempre mediar e acompanhar as atividades dos tutores e seus cursistas na plataforma e sempre que possível  promover a interativida entre tutores(as) e esses com seus cursistas, pois mesmo à distancia, eles precisam estarem sempre interessados em promover capacidades e habilidades diversas para seus cursistas ou entre si, indicando os melhores caminhos a serem seguidos, de acordo com o que foi previamente estipulado, e estar sempre atento às suas ideias e concepções.

        As demandas dos multiplicadores são enormes, neste sentido é que percebemos as inúmeras dificuldades, pois os multiplicadores além de ter que cumprir com suas funções, por muitas vezes tem que assumir a função do

 tutor(a) que deve ser o responsável pelo curso, delegando essa responsabilidade para o tutor, porém na ausência ou falha do mesmo, o multiplicador tem que está atendo para não deixar os cursistas sem respostas em quaisquer solicitação de orientações ou de resolução de determinadas atividades. Dessa forma, além de suas funções que não são poucas, o multiplicador ainda desenvolve a função do tutor(a) que por muita vezes se tornam falhas, pois os mesmos exercem várias funções em seu município, daí destacamos como principais dificuldades as sobrecargas de funções que o tutor(a) têm e que acabam deixando a desejar em sua tarefas e que conseqüentemente sobrecarrega a função dos multiplicadores. Neste excesso de funções do tutor(a), diminui-se o tempo de atendimento dos mesmos para melhor desenvolver  suas atividades junto aos sistemas moodlo e SIfe.

        Partido do pressuposto de que toda dificuldade deve ser resolvidas com participação de todos os sujeitos envolvidos, sempre que é oportuno os tutores são chamados, cada um em sua particularidade  e assim fazemos uma reflexão sobre sua função de tutoria e se as turmas estão desenvolvendo dentro do processo de formação,  refletem também sobre sua prática e a partir daí procurar aperfeiçoamentos que poderão  ajudar na resolução das dificuldades encontradas nas turmas.

        São muitos os pontos negativos encontrados nessa função, mas remeteremos apenas a alguns que são comuns em todo processo de formação à distancia:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (132.2 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com