TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE FINAL DO CURSO DE TUTORIA PARA A REDE DO FORMAÇÃO PELA ESCOLA

Por:   •  16/12/2021  •  Artigo  •  1.683 Palavras (7 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE

CAROLINA LOPES VALENTE

ATIVIDADE FINAL DO CURSO DE TUTORIA PARA A REDE DO FORMAÇÃO PELA ESCOLA

Trabalho final de conclusão do Curso de Tutoria para a Rede do Formação pela Escola, sob a orientação da Tutora Cristina Mª Albino Soares.

Cordeiro/RJ

2022

INTRODUÇÃO

        O Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola – tem como objetivo o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, no monitoramento, na avaliação, na prestação de contas e no controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE. Desde modo, está focado na capacitação de profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada.

        Este trabalho visa à verificação de quais as causas para a evasão apresentada nos cursos à distância. O estudo foi realizado a partir de revisões bibliográficas, bem como das revisões das atividades propostas. Assim como a educação tradicional, a Educação a Distância – EAD, possui também seus obstáculos. Um deles, objetivo dessa atividade, é a evasão observada no caso hipotético do Sr. Virgilio, que até então era aplicado nos estudos, prestativo e atencioso. Analisando as causas para esse fato, conclui-se que fatores como qualidade de interação entre alunos e professores, como também o conhecimento da qualidade do curso deve ser trabalhado por toda a instituição e todos os envolvidos.


DESENVOLVIMENTO

        A Educação a Distância (EaD) veio para colaborar para a redução da defasagem de formação e capacitação de profissionais que vivem, em sua maioria, em ambientes distantes dos grandes centros educacionais. Com isso, aumenta-se as possibilidades do desenvolvimento pessoal, profissional, enfim, ocorre a ampliação da informação, do saber.  

        Contudo, mesmo diante das melhores e maiores possibilidades de acesso a educação, ainda existem muitos desafios a serem vencidos. A grande vantagem dos cursos a distância é a flexibilidade do tempo, a adequação do estudo a rotina do cursista diante da escassez de tempo hábil. Isso permite a criação e aprimoramento de estratégias de ensino, apoiadas em ambientes virtuais de aprendizagem, como o Moodle, e o acompanhamento direto realizado por tutores. Destaca-se também o apoio presencial realizado na infraestrutura do Pólo, com a possibilidade de acesso a bibliotecas, laboratórios de informática, entre outros recursos. A EaD exige uma postura ativa do aluno perante o conhecimento, o aluno não apenas senta na cadeira e ouve o professor falar e transmitir conteúdos e informações, como ocorre em muitos ensinos presenciais. Ele precisa criar o hábito de ler, organizar e planejar seus estudos, sendo ele próprio o principal construtor de seu conhecimento. Por exigir uma postura ativa e diferenciada do aluno muitos possuem dificuldades de aprendizado e evadem do curso a distância.

        Numa ampla perspectiva, a Educação deve ser considerada como uma somatória de influências e inter-relações sociais que convergem para a formação do sujeito. Pode-se considerar que o processo ensino – aprendizagem é uma capacidade natural do ser humano.

        A educação à distância, por não ser presencial, como o próprio nome a identifica, apresenta uma distância física entre professor e aluno. Tal distância é diminuída pela tecnologia, por meios eletrônicos para a distribuição dos conteúdos educacionais, por apostilas e, atualmente, até mesmo por aplicativos como o “Whatsapp” que vem se tornado um grande aliado do sistema EaD.

        Este novo meio de ensino, que vem se mostrando tão valioso, principalmente em tempos de pandemia, é uma alternativa pedagógica de grande alcance e que deve utilizar e incorporar as novas tecnologias como meio para alcançar os objetivos das práticas educativas implantadas. Para isso, conta com um conjunto de métodos, técnicas e recursos, postos à disposição de grupos que através da auto-aprendizagem, possam adquirir conhecimentos ou qualificações.

        Todavia, mesmo com as facilidades do estudo EaD, nota-se em algumas instituições que muitas turmas iniciam com um quantitativo elevado de alunos e no decorrer do curso os mesmos vão se evadindo. Os alunos encontram ao longo do curso dificuldades no processo de aprendizagem. É necessário identificar os prováveis fatores causadores da evasão e das dificuldades para propor transformações pedagógicas e políticas públicas que ajudem no acesso e permanência dos alunos nos cursos ofertados a distância, viabilizando uma educação ética, digna e de qualidade.

        Nesse sentido, observamos que os altos índices de evasão e desistência estão ligado na maioria das vezes ao contexto familiar, atributos individuais do aluno, maturidade e indecisão, trabalho e estágio, interação do professor e aluno, uso das novas tecnologias da informação e comunicação, conciliar estudo e trabalho, formação escolar precária, ausência de interação presencial, excessiva carga de leitura e tarefas, pouco envolvimento com o curso, falta de hábitos e técnicas de estudo individualizado, falta de motivação, condição socioeconômica e organização do tempo disponível. Ressalta-se ainda que dentre as causas e fatores identificados pelos está a dificuldade para ir ao pólo, conciliar horário, trabalho e estudo, aprovação em outro curso, falta de material impresso, dificuldade de acesso ao material digital, ausência de aulas presenciais, limitações no uso dos computadores e internet.

        A EaD exige um perfil de aluno ativo, organizado, disciplinado. Um aluno que os sistemas de ensino não formam em sua maioria. Ao se depararem com intensas leituras, discussões e debates constantes em fóruns e trabalhos semanais o aluno encontra dificuldade em se organizar e se adaptar ao perfil da EaD. A dificuldade em se adaptar à modalidade explica o alto índice de evasão no curso.

        Outra questão importante de ser pensada é a formação dos professores tutores e demais profissionais que atuam na EaD.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (85.1 Kb)   docx (230.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com