TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Práticas Supervisionadas de Arte Criatividade e Recreação

Por:   •  2/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.133 Palavras (13 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Atividades Práticas Supervisionadas de Arte criatividade e recreação

                                                                                                                                                                               Professor Tutor presencial:

Ribeirão Preto

Setembro /2015

Educação Artística nos tempos de escola

Silvana – Morava na fazenda e estudava na escola da própria fazenda,  a professora era tradicional,  pitávamos desenhos mimeografados. Não recordo ter sido instigada a criar minhas próprias imagens ou pintura. Quando foi estudar na cidade me lembro do professor Vander, foi ele que falou dos grandes compositores e pintores, mas apenas falava, era extremamente rígido e rigoroso.

Gisleide – Sempre gostei das aulas de artes e tinha bom desempenho em todas as séries. Mas a época que mais gostei e aprendi muito foi na turma do Curso Normal e do Magistério, onde as aulas eram bem elaboradas, explicativas e muito divertidas. Para as datas comemorativas fazíamos desenhos, pinturas, dobraduras, recortes, teatro, dança, música, eram aulas voltadas para a educação infantil, tudo era feito pelas alunas e professoras. Tenho saudades e aplico esse aprendizado tão especial até hoje em minhas aulas.

Leticia - Guardo na memória os quadros, Portinari, Tarsila do Amaral entre outros que a professora no ensino médio passava a releitura. Que hoje vejo a importância desse trabalho, quando me deparo com os quadros  me recordo das aulas e da historia que tem por trás das obras.  Ilusão de criança que a educação artística e só desenho livre acabam deixando mais fácil o aprendizado, aumentando o interesse pela arte e quando nos aprofundamos, e conhecendo mais se torna apaixonante. Que em cada obra tem uma historia uma mais linda que a outra. Ao olhar passa todo um filme na nossa memória da historia de cada obra. Hoje recordo que tenho conhecimento foi através de muitas releituras que fiz diante obras que minhas professoras deram durante o ensino médio.

Arte e recreação nos tempos atuais

Atualmente percebemos uma valorização da infância, pois é uma época de descobertas, aventuras e magia para as crianças. Mas a 20, 30 anos atrás era uma aprendizagem tradicional, onde a criança não era ouvida. Percebemos que as aulas de arte evoluíram e apesar de ainda ter professores tradicionais, estes também evoluíram. Infelizmente quando nós estudamos a educação artística não era algo que se valorizava, pois os professores eram extremamente tradicionais.  Hoje as crianças  de 4 a 5 anos terão seus primeiros contatos com as linguagens da arte  e cabe aos  professores valorizar os conhecimentos e a criatividade que elas trazem para a sala de aula e compreender a importância de explorarem, pesquisarem e criarem coisas novas. O que realmente importa é brincar aprendendo, esperar curiosamente pelo inesperado, estar envolvida com o lúdico e com a possibilidade de sonhar, pois assim  aprende, e se sente mais realizada e feliz. Deve-se trabalhar a arte como contribuição para a construção do conhecimento da criança, contribuindo para ampliar suas leituras do mundo. O professor deve propiciar ao aluno um ambiente de aprendizagem, onde as  crianças sentem prazer em desenhar, pintar, rabiscar, cortar e criar, e assim se expressar utilizando sua imaginação para inventar ou transformar desenhos, criando o novo, o inusitado, o diferente.

Qual o papel da arte na educação contemporânea?

Arte é a expressão da vida, que, associada ao processo de criação, transforma-se na capacidade de exercer plenamente a condição de ser humano. A Arte favorece o desenvolvimento integral do indivíduo, possibilitando a expressão livre do pensamento e das emoções, desenvolvendo seu raciocínio com criatividade e imaginação. Criando, o individuo torna-se mais seguro dos seus potenciais e conscientes dos seus limites, tornando-se mais autêntico e livre para fazer suas escolhas.

A Arte protagoniza as mudanças sociais e o processo de construção da sociedade. Na Educação, ela forma um cidadão consciente, crítico e participativo, capaz de compreender a realidade em que vive. A ação educativa da Arte tem como objetivo, a preparação do jovem para a vida plena da cidadania, buscando a formação de cidadãos que possam intervir na realidade, podendo ser considerada como um instrumento de transformação social. O professor tem um papel fundamental no momento em que vai colocar-se e propor experiências estéticas aos alunos, para ajudar a desenvolver a capacidade de criação e de percepção dos sentidos e dos significados presentes na própria cultura e na cultura do outro.  O professor precisa alargar os seus conhecimentos sobre a função da arte, estabelecendo uma melhor interação e compreensão com as produções estéticas de outras culturas. A educação transforma  junto com a vivência e  a arte possibilita diversas formas de ensino, incita a curiosidade, causa debates e investigação mostrando como as crianças estão construindo sua imaginação. A educação tem um objetivo claro ensinar a distinguir os diversos modos da realidade e dar o valor adequado a cada um deles. A Arte na Educação, busca a intensificação do interesse por novas criações, pela reflexão e pelo desenvolvimento de uma capacidade crítica, visando à formação de sujeitos ativos e autênticos. É exatamente neste sentido que a Arte na Educação atua como veículo de transformação e um canal para o vislumbre de novas possibilidades, novos horizontes. O aluno deve ser trabalhado na sua totalidade: corpo mente e espírito, pois através deste processo, ele automaticamente vê a razão sob uma nova ética. Na verdade, a inserção da Arte na Educação, propõe uma releitura integral e profunda do processo de aprendizagem. Educar com Arte significa educar através do contato com o outro e despertar os sentimentos e a troca.

Habilidades a serem desenvolvidas

“Quais são as habilidades fundamentais a serem desenvolvidas, com base nas propostas destes documentos, para cada um dos pilares da expressividade artística?”

A Arte é a expressão da vida, que associada ao processo de criação, transforma-se na capacidade de exercer plenamente a condição de ser humano. Favorece o desenvolvimento integral do indivíduo, possibilitando a expressão livre do pensamento e das emoções, desenvolvendo seu raciocínio, com criatividade e imaginação. O indivíduo ao criar torna-se mais seguro dos seus limites, mais autêntico e livre para fazer suas escolhas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (266.7 Kb)   docx (248.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com