TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Competencias Profissionais

Por:   •  2/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.947 Palavras (8 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Hanyell Gomes de Brito                RA - 395254

Marilene de Sousa Oliveira                RA - 392180

Marlene Borges Ventura                RA - 394841

Suzana Cunha de Santana Pinheiro        RA - 391875

TERESINA - PI

2014

Hanyell Gomes de Brito                RA - 395254

Marilene de Sousa Oliveira                RA - 392180

Marlene Borges Ventura                RA - 394841

Suzana Cunha de Santana Pinheiro        RA - 391875

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

[pic 3]

TERESINA - PI

2014

INDICE

I. Introdução        4

II. A Importância do Lúdico no processo        5

de Ensino Aprendizagem

III. Tema e Justificativa do Projeto        7

IV. Objetivos e Desenvolvimento do Projeto        8

V. Projeto de Ensino e Aprendizagem        10

VI. Considerações Finais        13

Referências Bibliográficas

I. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como discutir, através de elaboração de projeto de ensino aprendizagem, ajudar uma turma de ensino fundamental com dificuldades em leitura, com base na educação lúdica.

Com o projeto analisaremos as práticas didáticas, criando atividades que visem a melhoria para o ensino, além de ampliar o conhecimento obtido e construir intervenções para a condução do ensino aprendizagem.

II. A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

O brincar faz parte da infância através deste possibilita um repertorio de desenvolvimentos, seja na esfera cognitiva, quanto no social biológico motor e afetiva, além de encontrar prazer e satisfação, jogando a criança se socializa e aprende além de poder reproduzir sua realidade através da imaginação, expressando assim suas angustias, dificuldades, que por meio de palavras seria difícil.

O objetivo do presente trabalho é abordar a importância do lúdico no processo ensino-aprendizagem infantil na faixa etária de 4 a 6 anos. Buscando compreender a relevância dos jogos e brincadeiras como subsídios eficazes na construção do conhecimento infantil através de pesquisas.

A ludicidade é um grande laboratório para o desenvolvimento integral da criança, que merece atenção dos pais e dos educadores, pois é através das brincadeiras que a criança descobre a si mesma e o outro, além de ser elemento significativo e indispensável para que a criança possa aprender com prazer, funcionando como exercícios úteis e necessários à vida.

O papel do professor na prática pedagógica é de elaborar aulas com planejamento e criatividade, utilizando-se de recursos variados e contextualizando o conteúdo escolar com o cotidiano vivido pelo aluno, também é papel do professor instrumentalizar o aluno para que ele possa transformar a si, a sua realidade e as pessoas de seu entorno com o seu conhecimento.

É importante ressaltar que a motivação do educador escolar para proporcionar a atividade lúdica é fundamental para que o aluno possa despertar o interesse para criar, desenvolver, participar, buscando a construção do conhecimento. O desenvolvimento lúdico nas práticas pedagógicas na escola não deve ser visto apenas como demonstração, mas sim, como meio para o desenvolvimento do aprimoramento do raciocínio lógico, cognitivo e social de maneira espontânea e prazerosa para a criança. Os adultos enquanto educadores devem ter cautela no que expõem para as crianças, pois uma das ferramentas de aprendizagem infantil é a repetição.

O jogo apresenta sempre duas funções no processo de ensino-aprendizagem: a primeira é a lúdica onde a criança encontra o prazer e a satisfação no jogar, e a segunda é educativa, onde através do jogo a criança é educada para a convivência social, já que o mundo ao qual faz parte possui leis e regras às quais precisam ser conhecidas e internalizadas.

A criança estando em um constante processo de desenvolvimento, ela brinca, porque a brincadeira propõe subsídios a se desenvolver.

III. TEMA E JUSTIFICATIVA DO PROJETO

A linguagem musical esta presente na vida dos seres humanos desde o nascimento, e a criança tem a necessidade de desenvolver o senso de ritmo. A música tem sua contribuição para o desenvolvimento cognitivo e motor, despertando a criatividade. No dia a dia das crianças, a música vem atendendo a diversos propósitos como suporte para formação de hábitos, atitudes, disciplina e condicionamento da rotina.

Partindo da hipótese de que a música pode influenciar o desenvolvimento cognitivo e motor da criança o presente estudo, através de estudos da literatura existente demonstra que a música tem uma grande contribuição para as crianças em desenvolvimento. 

A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma espécie de modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, facilita a concentração e o desenvolvimento do raciocínio. Com base em pesquisas, as crianças que desenvolvem um trabalho com a música apresentam melhor desempenho na escola e na vida.

IV. OBJETIVOS E DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

Primeiramente proporcionar aos alunos uma motivação em relação ao projeto “Música na Educação Infantil”, mostrando- lhes a importância do som, do ritmo, bem como saber apreciá-los de forma prazerosa e espontânea. Através de várias atividades, com diversos ritmos, descobrir as aptidões musicais existentes na escola, mostrando aos educandos que podemos por meio da música:

  • Estudar gramática;
  • Praticar seletiva compreensão auditiva;
  • Escrever diálogos usando a palavras de uma canção;
  • Modificar a letra, de modo a transportar uma situação passada numa situação atual;
  • Analisar, refletir e interpretar a letra de uma canção;
  • Cantar diversas músicas formando um grupo com um conjunto de vozes harmoniosas, etc.
  • Utilizar músicas capazes de agir no interior do aluno de modo a externar sua linguagem e resgatar valores importantes para a formação de seres humanos críticos e participativos no meio onde vivem

Sobre os Conteúdos

A musicalização, por si só, é uma forte arma no desenvolvimento das habilidades cognitivas e sensoriais do ser humano. Quando a iniciação musical é realizada diretamente num instrumento, há uma potenciação destas habilidades, através do treinamento da audição, da visão, da motricidade, dos reflexos e dos processos de pensamento.

Esta potenciação dada pelo aprendizado instrumental ajuda o aluno em seu desempenho na escolarização, pois treina os sentidos que captam a informação e agiliza os reflexos para os processos de representação, decodificação e processamento das informações não apenas musicais, mas também, sobre história, física, química.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (225.1 Kb)   docx (219.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com