TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Competências Profissionais

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.090 Palavras (5 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

PÓLO COTIA

 COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

ANDREINA MARIA MARTINI HOSPODARSKY RA 400853

MARISA DE FÁTIMA APARECIDO  RA: 394379

SANDRA REGINA SALATA  RA: 408025

Cotia

2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

PÓLO COTIA

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

ANDREINA MARIA MARTINI HOSPODARSKY RA 400853

MARISA DE FÁTIMA APARECIDO  RA: 394379

SANDRA REGINA SALATA  RA: 408025

Atividade Prática Supervisionada – ATPS – COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS - pela Universidade Anhanguera realizada sob a orientação da Tutora Presencial Profa. Patricia Teixeira Rodrigues.

COTIA

2014

SUMARIO

        

1 – Introdução.

1

2 – Memórias escolares relacionadas à prática artística.

5

3 – Reflexão.

6

4 – A importância de completar as práticas artísticas expressivas e recreativas no espaço escolar.

6

5 – Quais são as habilidades fundamentais a serem desenvolvidas, com base na proposta do MEC, para cada um dos pilares da expressividade artística?

7

6 – A importância da apreciação artística.

10

7 – Considerações finais.

11

8 – Referências bibliográficas.

12

        

1 – INTRODUÇÃO

        

Ao realizarmos esta ATPS vamos observar que a vida da criança é uma sucessão de experiências de aprendizagem adquirida por ela mesma, quando tem a oportunidade de interação. Ao chegar à escola, ela traz consigo infinitas experiências e conhecimentos acumulados, conquistados por meio de exploração visual, auditiva, jogos, brincadeiras, conversas, passeios, contatos, brinquedos, que influenciarão no processo de aprendizagem.

2 – SITUAÇÃO PROBLEMA


             A escola “X” detectou, neste ano letivo, crianças do 3º ano do Ensino Fundamental com dificuldades de leitura. Diante da situação, é necessário criar um projeto de ensino e aprendizagem que faça uso da educação lúdica para mediar as práticas docentes em sala de aula.

Os motivos da dificuldade de leitura de uma sala de aula inteira podem ser diagnosticados de muitas formas, por exemplo, a didática do professor, se é um profissional que incentive o conhecimento e dê o prazer de buscar a indagação e a vontade de aprender para o aluno, provavelmente este problema não existiria, a situação desta hipótese ficou muito abstrata, no entanto, decidimos imaginar que este não seja o professor desta escola “X”. Procuramos propor, em nossa escola “X”, que os alunos tenham como origem uma classe social menos favorecida de uma forma que facilitaria imaginar um modelo de escola muito comum do nosso cotidiano.

É de nosso conhecimento que os professores de ensino hoje trabalham em mais de uma escola durante a semana, a falta de uma política salarial e plano de carreira acarretam uma baixa identidade com a escola e isso reflete na sala de aula com os educandos.

A partir disso, os alunos sentem-se desmotivados em frequentar a escola. A dificuldade de leitura acaba sendo apenas uma pequena parcela dos problemas futuros que essa sala de aula do 3º ano do ensino fundamental enfrentará nos anos seguintes se não for trabalhado e estudado o quanto antes o problema de desempenho desta turma.
De nada adianta o professor desta turma com dificuldade de leitura continuar a transmitir uma educação primária. Isso só aumentaria a esfera do problema que continuaria andando em círculos, talvez até piorar a situação. Como proposta objetiva para superar a dificuldade da leitura das crianças, abordaremos no decorrer do trabalho uma proposta de ensino para alfabetização e letramento pautado na educação lúdica, incluindo plano de ensino e objetivos que serão importantes devido a atual situação da sala de aula problematizada. 

A IMPORTÂNCIA DO ELEMENTO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Observamos que o lúdico faz diferença na aprendizagem das crianças, por isso é tão importante que o coloquemos para que faça parte do nosso cotidiano dentro da sala de aula, para que todos os alunos tenham oportunidades diferentes de aprender e assimilar o conteúdo necessário.

Ler é uma pratica básica essencial para aprender, e não pode ser colocada como uma obrigação, um castigo para os alunos. Deve ser agradável, prazerosa, e assim, tornar-se um hábito cotidiano.

Quando pensamos na realidade desta sala de aula, nos deparamos com um número e se faz necessário uma prática pedagógica dinâmica e provocadora, no sentido de incentivar os alunos a aprender de maneira significativa e prazerosa. A leitura e escrita sempre foi reconhecida por educadores como fator importante na educação, uma vez que, a leitura é a oportunidade de desenvolvimento intelectual. Lendo, a criança experimenta, descobre, inventa, aprende e aprimora sua imaginação. De uma forma que estimula a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, a leitura também proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e atenção. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (137.5 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com