TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

Por:   •  23/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.562 Palavras (7 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS

ATPS: Projeto multidisciplinar III

Dorcelina Carlos da Silva     RA: 6526248928
Lilia Guimarães Costa          RA: 6918369603
Lilia Stillhardt                       RA: 7118513271
Luciana Ferreira Dias           RA: 6918372481
Maura Helena Pires              RA: 6918374236

Pólo: Anápolis
Curso: Pedagogia
Período: 5º Semestre

Turma: Terça e quinta
Tutor Presencial: Flaviane Pires.
Professor: Gilse T. Lazzari Perosa
 

ANÁPOLIS

2015

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

PROJETO CRIANÇA NA ESCOLA

Entregue como requisito para a conclusão da disciplina de Projeto multidisciplinar III, sob orientação da Professora Gilse T. Lazzari Perosa e Tutora Presencial Flaviane Pires.

ANÁPOLIS

2015


INTRODUÇÃO

Este presente trabalho tem como objetivo aprimorar nossa capacidade em planejar desenvolver um projeto educativo de forma que atinja o público infantil de escolas, onde iremos trabalhar e ensinar coisas novas a essas crianças, que são tão carentes de leitura, e de conhecimentos, onde uma simples história infantil pode ensinar aquilo que lhe falta.

É importante salientar que o próprio estudante ao confeccionar o projeto, aprende a refletir sobre as questões da vida real, e pode tirar suas dúvidas com o professor, que tem o papel de mediador para alcançar os objetivos propostos no projeto.

Escolhemos a problemática: lugar de criança é na escola, direito esse quebrado quando a criança deixa de ir para a escola, deixando de ter infância para trabalhar. Esse assunto será mais bem explanado no decorrer deste trabalho.

SÍNTESE

O uso de projetos disciplinares em sala de aula veio para promover e propiciar o desenvolvimento da autonomia do aluno e a formulação de ideias sobre diversas áreas antes não conhecidas, pois a construção de um projeto leva o aluno a pesquisar informações sobre algum assunto no qual ele nunca teve contato. Basicamente um projeto serve para que os alunos pensem ao desenvolver sua criação em resolução de uma situação problema que muitas vezes estamos vivenciando na realidade atualmente, então o professor se utiliza dessa ferramenta de projeto para que os alunos se interem sobre o assunto e busquem solução para aquilo.

Além de o aluno pesquisar sobre aquilo que antes era estranho para ele, reconhece que necessita de ajuda e a busca junto ao professor, o que possibilita a troca de conhecimentos entre professor/aluno. Assim, o professor desenvolve ainda mais a sua função de educador, sem ficar naquela forma maçante de ensinar com giz na lousa. Além desse importante aspecto benéfico para a educação, temos ainda outro importante, que é aquele onde o aluno aprende a trabalhar em grupo com seus demais colegas, ou seja, trocando informações entre si e também se utilizando da tecnologia para pesquisa, para a confecção do projeto entre outros (internet, filmes, projetores, áudios).

O projeto é criado a partir do conhecimento de diversas áreas, e não somente uma, como já estava acostumados, como por exemplo, trabalho de geografia só envolve conceitos e saberes sobre geografia. Portanto, é um trabalho multidisciplinar desenvolvido por alunos com o auxilio do professor, mas que é inteiramente feito pelo aluno através de seu esforço em aprender coisas novas, situações novas para desenvolver o projeto.


ASPECTOS DA EDUCAÇÃO, DA INFÂNCIA E DA FORMAÇÃO DOCENTE PRESENTES NOS VÍDEOS

        Cada vídeo em si carrega uma mensagem sobre a infância, como por exemplo, a infância que não é mais usada para se brincar e se divertir e sim, para procurar algo que dê algum rendimento financeiro para sua família, pois muitas vezes é filho de mãe solteira cuja sua renda não basta para o sustento da família. Ainda em outro vídeo foi relatado sobre o preconceito de crianças que moram em bairros mais desfavoráveis onde são vistas muitas vezes como projetos de marginais, mas vemos na atualidade que de lá também saem bastantes alunos para uma faculdade federal. Apesar dessas questões relatadas, podemos observar também como as crianças enfrentar um problema físico do coleguinha sem nenhum tipo de preconceito, usando suas imaginações se diverte com toda pureza que possuem. Esse é um ponto que os adultos deveriam aprender com elas.

        A problemática que mais mobilizou a equipe foi a de crianças carentes que moram em bairros longe de escolas e que precisam trabalhar para ajudar em casa.

PROJETO: LUGAR DE CRIANÇA É NA ESCOLA

JUSTIFICATIVA

No Brasil, o trabalho infantil não é permitido e, além disso, existem leis (Estatuto da Criança e do Adolescente) que asseguram que esse tipo de trabalho aconteça. Mas a realidade que vemos nas ruas é completamente diferente, vemos crianças no sinal vendendo balas, servindo de flanelinha, engraxates entre outras funções. Estão sempre bem sujos e mal vestidos, resumindo mal tratados. Não transmitem mais a pureza de uma criança, mas sim muito sofrimento.

Apesar de ser assustador, o trabalho infantil é muito mais comum do que se parece, pois muitas crianças precisam trabalhar para garantir o seu sustento e dos seus irmãos, sendo mais comum em famílias desestruturas financeiramente, ou que às vezes não chega a ser uma família, onde uma criança não tem referências de pai e até mesmo de mãe, portanto, é obrigada a estar nas ruas, trabalhando ou até mesmo, pedindo ajuda para sobreviver.

Parte desse pressuposto a escolha desse tema para elaboração do projeto, pois a melhoria dessa realidade parte da conscientização da sociedade para reverter esse quadro de injustiça e tristeza. E a resolução disso é a criança sempre estar dentro da escola obedecendo ao principio básico do Estatuto da Criança e do Adolescente, de que a criança tem o direito à educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (205.9 Kb)   docx (404.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com