TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM

Por:   •  13/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.350 Palavras (10 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 10

NOME DO AUTOR

QUEM FOI?

BIOGRAFIA

CONTRIBUIÇÃO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

Pestalozzi

(1746-1827)

Pedagogista suíça, educador da reforma educacional.

Nasceu em Zurique na Suíça, 12 de janeiro de 1746. Na juventude, ele abandonou os estudos religiosos para se dedicar à agricultura.

Deu mais importância ao amor, em particular o amor materno e incorporando o afeto sala de aula e despertar o processo de aprendizagem autônoma na criança.

Froebel

(1782-1852)

Professor e administrou uma gráfica

Nasceu no sudeste da Alemanha, em Oberweissbach. Tornou-se professor e ainda jovem fez uma visita à escola, de Pestalozzi, na Suíça. Em 1816 fundou sua primeira escola, em uma cidade alemã, após dois anos, sua escola foi transferida para Keilhau, onde pôs em pratica suas teorias pedagógicas.

Foi o criador dos Jardins da infância, suas técnicas são utilizadas até hoje em Educação infantil brincadeiras como jogos e as atividades livre como primeiro recurso no caminho da aprendizagem infantil.

Alfred Binet

(1857-1911)

Médico, psicólogo e pedagogo francês.

Nasceu em 08 de julho de 1857 e faleceu em 28 de outubro 1911 filhos de pais separados foi criado por sua mãe que foi uma pintora, e seu pai e seu avô eram ambos, médicos. Ele estudou direito, mas não permaneceu na aria jurídica, pois se dedicou integralmente aos estudos médicos-científicos, trabalhou em um laboratório cientifico passou a ser diretor onde viveu o resto da vida.

Ficou conhecido por sua contribuição no campo da psicometria sendo considerado o inventor do primeiro teste de inteligência cujos trabalhos fizeram da psicologia experimental um instrumento básico para o desenvolvimento da educação e básicos para criação da psicologia diferenciada e deu uma contribuição fundamental à avaliação da inteligência através de testes desenhados para esse fim.

Maria Montessori

 (1870-1952)

Pedagogo medica psiquiatria e Pedagoga

Nasceu na Itália em 1870, na cidade de Chiaravalle.

Desenvolveu um método com ênfase no desenvolvimento biológico, a principio para portadores de síndrome ou dificuldades cognitivas e depois adaptada a todo tipo de criança.

Ovide Jean Decroly (1871-1932)

Medico e Pedagogo belga

Nasceu em Renaix, se tornou um medico belga. Foi considerado um dos grandes renovadores da teoria educacional na infância.

Foi uns precursores dos métodos ativos, fundamental na possibilidade de o aluno conduzir a própria aprendizagem e, assim aprender a aprender.

Henry Wallon (1879-1962)

Filosofo, medico psicólogo e politico Frances.

Nasceu em 15 de junho de 1879, em Paris filho de Paul Alexandre Joseph e neto de Henri Alexandre Wallon. Tornou bem conhecido por seu trabalho cientifico sobre Psicologia do desenvolvimento, devotado principalmente a infância, em que assume uma postura notadamente interacionista.

Wallon procurou entender a pessoa completa, integrada ao meio em que está imersa, com os seus aspectos afetivos, cognitivos e motores também integrados. Seus estudos sobre a origem da pessoa na sua totalidade, enquanto ser biológico, afetivo, social e intelectual, ele os denominou de Psicogênese.

Jean Piaget (1896-1980)

Biólogo, Epistemologia e Educação e professor de psicologia.

Nasceu no dia 9 de agosto de 1896, na cidade suíça de Neuchâtel, que significa novo Castelo. Lecionou em diversa Universidade por toda Europa, e foi o único suíço a dar aulas na universidade Sourbone, na França.

Foi a estudar o raciocínio logico matemático, que é fundamental na escola, mas não pode ser ensinado, dependendo de uma estrutura de conhecimento da criança.


Vygotsky (1896-1934)

Nasceu em 1896 na cidade de Orsha, na Rússia, e morreu em Moscou em 1934, com apenas 38 anos.

Ele acreditava que o desenvolvimento e a aprendizagem eram coisas que andavam juntas, uma ocorria através da outra e vice versa, sendo assim, ele acreditava numa aprendizagem cujo não há a existência de contextos pré-definidos, ela pode ser adquirida na escola, extraescolar, pela vivência, e assim todas elas vão se interligando.

Célestin Freneit (1896-1966)

Pedagogo, Pedagogista anarquista francês. Uma importante referencia da pedagogia de sua época.

Nascido em 15 de outubro de 1896, numa aldeia francesa de Gars, nos Alpes Marítimos, onde o pastoreio predominava. Um homem de família humilde e de pouca cultura, que revolucionou a educação na França.

Na proposta pedagógica, a interação professor-aluno é essencial para a aprendizagem. Estar em contato com a realidade em que vive o aluno é fundamental. As praticas atuais de jornal escolar, trocam de correspondência, trabalhos em grupo, aula-passeio são ideias defendidas e aplicadas por Freneit desde os 20 do século passado.

John Bowlby (1907-1990)

John Bowlby foi um psicólogo, psiquiatra e psicanalista britânico.

Nasceu em Londres, 26 de fevereiro de 1907 Iniciou seus estudos em medicina na universidade de Cambridge; Tornou-se especialista em psiquiatria infantil; Foi diretor da Tavistock Clinic de Londres, onde aprofundou seus estudos clínicos sobre os efeitos da separação mãe e filho; A partir de 1948, dirigiu pesquisas sobre crianças abandonadas ou privadas de lar; Em 1950 foi denominado assessor da ONU; Faleceu em 2 de setembro de 1990;

A despeito de esta escolha excluir muitas outras contribuições potencialmente relevantes, tanto para a psicologia como para outras áreas, não se teve como propósito apresentar uma revisão abrangente, mas sim uma reflexão conceitual.

Emília Ferreiro (1936)

Psicóloga e Pedagoga Argentina

Nasceu na argentina em 1936. Doutorou-se na Universidade de Genebra, sob orientação do biólogo Jean Piaget, cujo o trabalho de epistemologia genética

Criou um método de aprendizagem, mas procurou observar como se realiza a construção da linguagem e da escrita da criança. E percebe que de fato, as crianças reinventam a escrita, no sentido de que inicialmente precisam compreender seu processo de construção e suas normas de produção.

Constance Kamii

Sociologia, Educação e Psicologia.

Natural de Genebra (Suíça). Filha de pais japoneses viveu no Japão até 18 anos, transferindo-se depois para Estados Unidos onde em 1955 bacharelou-se em Sociologia no Pomona College.

Com questões da natureza do numero, objetivo “ensinar” numero; princípios de ensino.

Ao descrever e aplicar o seu método tem como objetivo aborda a importância da interação social podendo assim usar diversas situações do cotidiano para que objetivos educacionais sejam alcançados

Bruner e Trevarthen

Psicologia e psicolinguística

Veio na defesa de uma criança ativa, resolução de problemas com autonomia, concepção ideológica como controle social, preparando para o ensino fundamental e ação substituta da família.

Declaração Universal dos direitos da Criança

Dia 20 de novembro de 1959, em reunião desta assembleia e aprovada, a declaração de direitos das crianças.

A igualdade sem distinção de raça, religião ou nacionalidade, direito a um nome, alimentação, moradia, médicos adequados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (169.4 Kb)   docx (42 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com