TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - DIDATICA E PRATICA DE ENSINO

Por:   •  6/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.604 Palavras (15 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

DIDATICA E PRATICA DE ENSINO

               AMANDA CRISTINA M. DOS A. CRIPPA – RA: 5817130878

     CRISTIANE SAVIELLO DE SOUZA – RA: 5312964118

                  RENATA AP. DA SILVA PRADO VALÉRIO – RA 6318188041

VERIDIANA S. DE S. FARAONE – RA: 5312965467

[pic 2]

São Paulo, SP

Abril/2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

Sumário

1.        ETAPA 1 - PASSO 1        

1.1. _        Indisciplina escolar na Educação Infantil        

1.2. _        Etapa 1 - passo 2        

1.2.1. _        Como é definida a indisciplina para o Educador?        

1.3.        Etapa 1 - passo 3        

1.3.1.        Projeto        

1.3.2.         ASSUNTO: Bullying.        

2.        Etapa 2 - passo 1        

2.1.        Visita A uma instituição de Educação Infantil        

3.        Etapa 3 - passo 1        

3.1.        Plano de aula        

3.1.1.        Jogo 02: Cinco Marias ou Pedrinhas        

3.1.2.        Jogo 03: Jogo de Dama        

4.        Etapa 4- passo 1        

5.        Etapa 5 - Passo 1        

5.1.        Relatório final:        

6.        Bibliografia:        


1.        ETAPA 1 - PASSO 1

1.1.         Indisciplina escolar na Educação Infantil

A Educação Infantil é a primeira ambiente escolar a qual as crianças têm contato onde elas estendem suas relações sociais e adquirem as primeiras noções de convivência com o coletivo. E nesta fase também que elas começam a desenvolver as noções de valores e justiça e de moralidade, e a aprimorarem seu desenvolvimento intelectual, social, motor e cognitivo.

A indisciplina na Educação Infantil vem se tornando complexa, por ser uma etapa de escolarização, em que as crianças se encontram em formação de seus processos cognitivos, sociais e morais, alguns teóricos e profissionais da Pedagogia da Educação Infantil questionam, se podemos pensar em indisciplina nesse nível de ensino, não seria muito permissivo pensar que, uma criança pertencente à faixa etária dos 3, 4 e 5 anos apresente atitudes intolerantes, resistentes, agressivas, com dificuldade de adaptação as regras de convivência, às normas da escola, que interrompa e prejudique o processo de aprendizagem dela mesma e de outros colegas não seja considerada, no mínimo indisciplinada e, que essas expressões sejam simplesmente, esperadas para a idade em que se encontra.

Até por volta dos dois anos de idade a criança está na fase da anomia, segundo Piaget, que significa ausência total de regras, então a criança não é capaz de discernir o certo do errado e a aquisição de regras, virá pela formação de hábitos. Quando uma criança coloca o dedinho na tomada e um adulto pede para não colocar, ela é capaz de sorrir e continuar colocando o dedinho.  Nesta fase a criança apresenta dificuldade de compreender o sentido semântico das expressões verbais e o que demarca se está certo ou errado, a expressão facial e o tom de voz é um bom aliado em determinadas situações.

Para identificar, discernir e trabalhar com a prevenção da indisciplina, devemos considerar o envolvimento de vários fatores determinantes tanto no surgimento e na investigação das causas, quanto nas intervenções com intuitos preventivos das manifestações de indisciplina, família, social, qual ambiente que esta criança frequenta, são fatores que deverão ser investigados.

A agitação motora é uma característica inerente ao desenvolvimento das crianças desta faixa etária que precisam brincar, se movimentar e criar para extravasar a energia. Sendo assim, o silêncio absoluto não pode ser considerado uma característica fundamental e saudável nesta etapa de ensino, por isso este nível educacional, a conversa paralela (que é uma das mais frequentes expressões de indisciplina, nos anos educacionais mais avançados) visto que, nessa etapa de ensino, a convivência entre pares e as conversas e discussões em grupos devem ser estimuladas.

Após os dois anos de idade começa o período da heterotomia moral segundo Piaget, quando a criança começa a compreender a presença de regras, mas não é capaz de utiliza-la com autonomia, e, portanto precisa da presença de um adulto pra conduzi-la.

Podemos entender que as mais bem sucedidas práticas são as que englobam o aluno em todo o contexto em que ele está inserido, ou, seja a manifestação de indisciplina e tudo o que vem com ela instituição escolar, gestão, proposta pedagógica, metodologia, professor, família, grupo de alunos, tempo, época do ano, sociedade. Certamente, não podemos deixar de considerar e conhecer as características, os avanços, as particularidades de cada fase de desenvolvimento que a criança da Educação Infantil passa e que é condizente com a sua faixa etária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (219.1 Kb)   docx (58.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com