TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS FUNDAMENTOS SOCIOLOGICOS DA EDUCAÇÃO

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.310 Palavras (6 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 6

O projeto foi desenvolvido para que as crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental I consigam se interagir e conviver com as diferenças entre si.O objetivo maior é mostrar que cada pessoa têm seu valor independentemente das suas características e estilo de vida,mostraremos que o respeito as diferenças é a base para a construção de um mundo melhor.

Optamos pelos temas de diferenças visuais para que os alunos que entram na escola no 1 ano tenha a maior chance de socialização no decorrer dos outros anos por serem mais novas. Etapa 1

Resenha dos textos lidos:

Projetos Pedagógicos Porque ,Quando e Como-Educação Infantil

Pedagogia de Projetos-Fundamentos e implicações-

Projeto Pedagógico-Porquê,Quando e como na educação de Jovens e Adultos

Os textos lidos tem o cuidado de mostrar e explicar o porquê e para que serve a Pedagogia de projetos,tem como objetivo principal mostrar uma nova forma de ensinar,buscando novos caminhos e conteúdos que buscam uma aprendizagem construtivista,fazendo com que os próprios alunos construa seus conhecimentos.

Com esta nova forma de ensinar o professor deixa de ser um transmissor de informações prontas e passa a ser um criador de situações problemas,ou seja, ele vai ser um orientador para esta nova construção de conhecimentos,mostrando os caminhos para os alunos e tirando dúvidas.

Uma função que não pode passar sem comentários é o acompanhamento de aprendizagem do aluno, todo projeto têm que se basear de um problema e o professor te que saber onde quer chegar,tem que saber qual o resultado pretende alcançar e sempre respeitar primeiramente antes de qualquer coisa a particularidade dos alunos,pois cada um tem a sua particularidade e sua realidade.

Falando do EJA(Educação de Jovens e Adultos), se trata de uma educação mais realista.O projeto têm como objetivo melhorar a comunicação através daleitura e da escrita.Geralmente são pessoas que trabalhão em empresas civis que estão longe da família para poder trabalhar e ganhar algum dinheiro e sentem muita falta da família.O projeto geralmente é sobre migração que se adéqua muito bem ao cotidiano de cada pessoa participante do projeto.

Os materiais mais usados são jornais que trazem noticias de trabalhadores que tentam ganhar a vida em estados diferentes e longe de suas famílias,sites de internet,revistas e textos.

Síntese do projeto educativo:

Esta síntese se baseia nos pontos da educação em que nosso grupo em discussão considera importante na educação brasileira,são eles discriminação,culturas e classes sociais,segue a baixo:

A mais triste realidade é saber que existem crianças com nenhuma oportunidade de estudo e de lazer e que para sobreviverem têm que trabalhar de sol a sol . O que nos incentivou muito foi os vídeos que assistimos onde mostra que cada criança vive em uma realidade diferente, mas todos querem ser somente crianças.

Cada criança com a sua crença e o objetivo do projeto é mostrar aos alunos que cada um têm seu modo de viver,isso não significa que somos diferentes ou melhores que as outras pessoas,pelo contrário tentaremos mostrar que podemos aprender muito com pessoas que pensam e vivem diferentemente de nós e que também temos muita coisa a ensinar também.

Outro pontoimportantíssimo é o fato de apontarmos ou julgarmos pessoas sem saber de fato o que esta acontecendo em uma determinada situação,nem tudo o que parece ser é o que realmente é.Difícil é abrirmos mão do nossos impulsos e deduções nem sempre certas.Muitas crianças fazem ou agem de maneiras duvidosas que parecem ser coisas erradas e que na verdade estão fazendo boas ações e tentando de alguma maneira sobreviverem de forma honesta no meio de um

caos.

Etapa 2

Titulo do projeto: Respeito e Amizade

Subtítulo: Diferenças visuais

O tema foi escolhido devido ao grande problema que enfrentamos hoje em nossa sociedade. É fato que vivemos em um mundo cada vez mais mecanizado com cada vez menos contato físico.

Este projeto vem mostrar que não é a raça, o dinheiro e a cultura que determina uma pessoa, mas sim o caráter, a honestidade e a amizade que valoriza um ser. Devemos orientá-los da melhor forma possível que somos seres iguais cada um com seu valor e com sua essência.

As crianças de hoje estão mais atentas e mais espertas as informações, algumas até mais agressivas causando assim as diferenças. O respeito é cada vez menos vistos e ouvidos na boca de uma criança e de um jovem e o que mais ouvimos entre eles são ofensas e comparações do tipo “sou mais bonito que você” ou “meu celular é melhor que o seu” entre outras coias que sabemos muito bem que não sãonada agradáveis e que tem nome Bullying.

Prejudicar colegas não leva a nada, ou melhor, só vai leva-los a um caminho de perdas e que tudo que fazem na vida tem uma consequência seja ela boa ou ruim.

Enfim mostraremos que viver em um mundo do bem e de bons amigos é muito mais prazeroso e saudável.

Etapa 3

Projeto desenvolvido para alunos do 1º do Ensino Fundamental.

Filme para a abertura do projeto: O corcunda de Notre Dame.

Os materiais didáticos utilizados serão.

Livros didáticos;

Recortes;

Livros de história;

Colas e tintas;

Músicas;

Brincadeiras;

Filmes;

Textos;

Cartolinas e EVA;

Avaliação:

Primeiramente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com