TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de fundamento sociologico da educação

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.819 Palavras (8 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

ARIADNA HERCILIANI SILVA BARBOSA- 5303941883

EDNA SANTOS DE ARAUJO OLIVEIRA- 5560124323

EVANILDA XAVIER SOUZA DOS SANTOS- 5560124330

RICHARD BARROS ROCHA-5560124360

ROSÂNGELA CAMELO BORGES DOS SANTOS- 5560124361

BRASÍLIA - DF

2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

   

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Fundamentos Sociológicos da Educação”, sob orientação do professor-tutor à distância Camila Andriotti.

BRASILIA-DF

2013


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        04

1. REFLEXÃO SOBRE SOCIOLOGIA        05

2. ASPECTOS SOCIAIS, POLÍTICOS, HISTÓRICOS, E CULTURAIS

DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO        06

2.1 Texto argumentativo: ensino, cultura e sociedade        06

2.2 Reflexão e interpretação dos quadros        07

3. IMAGENSTEMÁTICAS        08

CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

REFERENCIA        12


INTRODUÇÃO

O desenvolvimento deste trabalho apresenta uma proposta de enriquecimento na aprendizagem desenvolvida sobre “A Sociologia na Educação, onde nos é permitido interpretar problemas e refletir sobre os processos de transformação destas relações e estruturas sociais. Este desafio torna-se relevante para nossa formação profissional nos conscientizando das diversas práticas e teorias presentes no universo acadêmico

Procuramos aprofundarmo-nos através de pesquisa de campo e bibliográficas, com intuito de atingir e abordar as competências necessárias a fim de cumprir com eficiência a proposta requisitada para conclusão desta disciplina.

Almejamos que este trabalho alcance êxito no propósito a que foi elaborado. 

1. REFLEXÃO SOBRE SOCIOLOCIA

A Sociologia é o método de conhecimento que objetiva explicar as relações da classe humana contemporânea e compreender as diferentes sociedades e suas culturas. Ela estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Sua base teórico-metodológica é voltada para o estudo dos fenômenos sociais, tentando explicá-los e analisando os seres humanos em suas relações de interdependência.

Da Sociologia se originou uma disciplina que é a Sociologia da Educação, que tem como objetos de análise categorias como, currículo, conhecimento, inteligência, habilidade, ensino, metodologia, avaliação e os sistemas de ensino em geral.  No século XX a Sociologia da Educação se constituiu como campo de pesquisa específico, afirmando-se como um dos principais ramos da Sociologia nos países industrialmente desenvolvidos, pelas seguintes razões: a ampliação do aparelho escolar e a universalização do ensino médio. Que coloca ao Estado a necessidade de um maior conhecimento, sobre a população escolar e sobre o funcionamento dos sistemas de ensino, permitindo o seu planejamento e controle. A relação da Sociologia da Educação com a Sociologia aparece no aspecto político pragmático da área e se fortalece a partir da função social da escola, que ganha importância com a possibilidade de ampliação da ação estatal.

Em meados do século XX existia uma visão extremamente otimista de inspiração funcionalista a respeito da escolarização, que deveria construir uma sociedade justa, moderna e democrática. Uma sociedade, que com o acesso a escola pública, seria resolvido o problema do acesso à educação e assim seria garantida a igualdade de oportunidades entre todos os cidadãos, pois em tese, os indivíduos competiriam dentro do sistema de ensino em condições iguais, e aqueles que se destacassem por seus dons individuais seriam levados, por uma questão de justiça, a avançar em suas carreiras escolares e, posteriormente, a ocupar as posições superiores na hierarquia social. Porém nos anos 60, Pierre Félix Bourdieu afirma que a educação perde o papel que lhe foi atribuída e passa a ser vista como uma das principais instituições por meio da qual se mantêm e se legitimam os privilégios sociais.

Para solucionar esses problemas da educação, Bourdieu criou uma teoria que se baseia em uma mudança nas atitudes educacionais das classes sociais, no investimento da educação, com a transmissão de capitais econômicos e culturais de maneira equilibrada pelas classes populares, médias e pela elite, que deveria ser com menor e maior proporção dependendo da classe. Para Bourdieu isso se justifica porque a escola seria uma instituição a serviço da reprodução e legitimação da dominação exercida pelas classes dominantes.

2. ASPECTOS SOCIAIS, POLÍTICOS, HISTÓRICOS, E CULTURAIS DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO.

  1.  Texto argumentativo: ensino, cultura e sociedade

Entender sobre a Sociologia na Educação nos permite compreender o empenho que é desenvolvido nas escolas, pelo professor na questão de formar um cidadão capaz de ser aceito em uma sociedade.

Dentro da escola o professor tem a tarefa de ensinar as matérias desenvolvendo-as com competência a fim de formar um cidadão qualificado, cumprindo seu assim seu papel teórico. Sim, cumprir esse papel seria a única obrigação de um professor dentro de uma sala de aula se não fossem as diferenças sociais, culturais e até mesmo religiosas entre os alunos. Além da tarefa difícil de levar os alunos a aprenderem as disciplinas, que já é algo bem dificultado devido à infro- estrutura do estabelecimento, e a falta de recursos financeiros e materiais para se realizar uma boa aula, que os levam muitas vezes a terem que improvisar para melhor ensinar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (368.3 Kb)   docx (174.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com