TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Letramento e Alfabetização

Seminário: ATPS: Letramento e Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Seminário  •  1.523 Palavras (7 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÂO

Atividade Prática Supervisionada (ATPS)

Entregue como requisito para conclusão da disciplina

Letramento e Alfabetização

Anne Martins Alves Cruz RA: 6788419550

Maria Fernanda Antunes Martins RA: 6578309572

Vanusa Leide Nascimento RA: 6578309591

Walquiria Dos Santos Sanchez RA: 6798423911

Georgina Lojor Santana RA: 6532280543

Limeira, SP 2014

Letramento e Alfabetização

Relembra o meu processo de Alfabetização e um fato muito marcante. Pois tenho boas recordações, a Escola tinha poucos recursos, mas tudo era ensinado com muito carinho, Professor na época usava cartilhas para Alfabetizar. Eu fui Alfabetizada logo no primeiro ano

Uma fase muito importante onde comecei a desenvolver minha coordenação motora e fazer aos primeiros rabiscos a interagir com o outro e me relacionar com a sociedade de um modo diferente. Lembro-me que foi uma emoção muito grande conhecer as letras do alfabeto, senti que estava conhecendo outro mundo no meio de tantas novidades. Um sentimento de realização.

Estar alfabetizado e um processo que vai muito além da aquisição do programa.

É poder ir além da escrita, apropriar-se da função social representada dos atos de ler e escrever, fazer uso da leitura e da escrita no cotidiano, ser capaz de ler um livro, uma revista, um jornal, estar apto a escrever uma carta, poder, no mundo da cultura da tela e das imagens e sons com os meios eletrônicos, conseguir acessar informações e delas se utilizar com senso crítico.

No passado eno presente para a maioria das pessoas estar alfabetizado é só o fato de saber ler e escrever se diz que uma pessoa que foi a escola está alfabetizada e outra que nunca foi é completamente analfabeta.Estar alfabetizado é o sonho da maioria das crianças e pais, quando uma criança ou adulta estaalfabetizada não liga mais para certos detalhes, os seres humanos não se apegam a coisa que já possui, todos buscam seus conhecimentos antes de ter esse conhecimento dão grande valor depois de obtidos esses conhecimento se torna tão parte de nós que não lembramos certos detalhes.

Ensinar Alfabetizar é algo que um professor se orgulha, quando um professor realiza em sua turma a hipótese de escrita e vê que seus alunos avançaram dentre as escalas das teorias ele sente-se que seu trabalho está bem feito. Para o aluno esta alfabetizada e saber ler e escrever.No entanto, é preciso observar que alfabetizar vai muito além da decodificação de letras, ou seja, do usado aprender a ler e escrever. É função de o professor usar a método da Língua Portuguesa no processo da alfabetização, orientando o aluno ao uso da escrita e leitura de modo interpretativo, para que seja possível à criança não só ler e escrever, mas compreender o que foi lido e saber fazer uso da palavra.

Esta alfabetizada significa fazer o uso da leitura e da escrita, isso e aprender a ler e a escrever, é promover a inclusão do aluno sob os aspectos do diálogo social, cultura e cognitivo, linguística entre outros, acarretando na transformação da vida do aluno. É adquirir uma língua escrita pelo meio de um artifício de construção do conhecimento com uma visão critica da realidade. Nesta fixação o autor agrega a assimilação e a conquista da cidadania. Tornar o aluno consciente dos seus direitos e a escrita, a reivindicar e arrumando criticamente sobre as informações que lhe são passadas através da leitura é um dos predicados que permite aos sujeitos exercer sua cidadania. Para Emilia Ferreiro: E transitar com eficiência e sem temor numa intrincada trama de práticas sociais ligadas à escrita. Ou seja, trata-se de produzir textos nos suportes que a cultura define como adequados para as diferentes práticas, interpretar textos de variados graus de dificuldade em virtude de propósitos igualmente variados, buscar e obter diversos tipos de dados em papel ou tela e também, não se pode esquecer, apreciar a beleza e a inteligência de um certo modo de composição, de um certo ordenamento peculiar das palavras que encerra a beleza da obra literária. Se algo parecido com isso é estar alfabetizado hoje em dia, fica claro por que tem sido tão difícil. Não é uma tarefa para se cumprir em um ano, mas ao longo da escolaridade. Quanto mais cedo começar, melhor.

Aprendizagem e Conhecimentoe muito importante para o convívio do sujeito na sociedade. Ler e escrever faz parte do cotidiano de todas as pessoas alfabetizadas, por isso a sua importância no convívio social, principalmente em um mundo em que a comunicação de massa torna-se presente em todos os lares , pois é através da televisão , rádio, jornais, revistas e internet que nos mantemos informados dos fatos do mundo. É preciso que a escola forneça aos alunos os instrumentos necessários para que ele alcance buscar, analisar, selecionar, relacionar e organizar as informações difíceis do mundo contemporâneo.Alfabetizar não significa apenas obter a capacidade de reunir a língua oral em língua escrita e de codificar a língua escrita em língua oral, é necessáriodar sentido ao ato de ler e escrever, transtornar a alfabetização em um processo de inclusão.Os conceitos no dicionário nãoabusam tudo o que elas significam dentro do campo educacional. Na educação temos um método muito importante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com