TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Organização e Metodologia do Ensino

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.493 Palavras (18 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Andressa Alves Castelini                  RA: 6577309521

Bruna Carla Silva Paula Berti           RA: 6783363034

Ilma Aparecida Totti                         RA: 6786407072

Jaqueline Amélia Rodrigues             RA: 8900870951

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

                                          Atividade      Prática Supervisionada (ATPS)

                                                  Entregue como requisito para conclusão da

                                                                 Disciplina “Organização e Metodologia do       Ensino Fundamental”      5º semestre, sob a

                                                           orientação da    Professora- tutora à distância

                                 Maria Clotilde Pires Bastos.                       .                          

                                                         

Ribeirão Preto

                                  Março/2015

Introdução

Este trabalho tem o objetivo de esclarecer e evidenciar os detalhes da organização do ensino brasileiro, com ênfase no ensino fundamental. Estudar e conhecer um pouco da Organização e metodologia do ensino fundamental.  Apontar os pontos de vista positivos e os pontos que devem melhorar no que diz respeito ao ensino fundamental de nove anos, definir qual o nível de formação obrigatória para o profissional que atua no ramo da educação básica e demonstrar as atribuições do MEC, juntamente com suas diretrizes de ensino que contribuem para a funcionalidade da educação no Brasil, informações que auxiliam para o conhecimento do educador, apresentar roteiros para diferentes situações de didática, conforme a tendência da corrente pedagógica adotada pelos professores e instituições, de forma que o aluno se aproprie dos conhecimentos propostos e/ou apresente suas pesquisas e demais atividades pedagógicas.

                                                                                                                    ETAPA 1/ PASSO 3
                                     AS ATRIBUIÇÕES DO MEC.


As atribuições do MEC são responsáveis pelo assessoramento, regulação e asseguramento, apoio e coordenação da educação infantil e ensino fundamental, tendo como atribuição garantir a qualidade a formação e valorização de profissionais da educação. Por sua vez, a importância da Educação Infantil tem sido foco de inúmeras pesquisas nacionais e internacionais. O Estado reafirma o Ensino Fundamental como direito público subjetivo, estabelecendo a entrada das crianças de seis anos de idade no ensino obrigatório, garantindo lhes vagas e infra-estrutura adequada o que exige uma série de medidas político –pedagógico - administrativas, que demandam estudos, reflexões e articulações entre teoria e prática, formação de professores, construção e adequação de espaços, aquisição de materiais, organização de rotinas, elaboração de planejamento, entre outras demandas. Além disso, as crianças de seis anos de idade passaram a ser incluídas no Ensino Fundamental de nove anos de duração. Com esta ampliação, os sistemas municipais de ensino estão tendo que se organizar para estender o atendimento a todas as crianças de seis anos e redimensionar, reestruturar e repensar o  Ensino Fundamental, para que seja adequado à faixa etária e para que mais um ano de ensino obrigatório, efetivamente, democratize o ensino, promova a inclusão e diminua as desigualdades. É nesse momento que o MEC comparece com suas atribuições, para que o sistema de ensino brasileiro funcione de modo suficiente e igualitário, contudo muitas vezes não é o que ocorre, muitas vezes esse sistema é falho. Várias crianças não passam pela educação infantil, perdendo uma fase muito importante para seu desenvolvimento educacional e comprometendo seu aproveitamento  quando do seu ingresso efetivo no ensino fundamental. Há alunos que são aprovados, sem estarem completamente alfabetizados, comprometendo sua continuação no ensino médio e na realização do ensino superior. Realidades, que por sua vez poderiam ser evitadas se as escolas seguissem corretamente as normas estabelecidas pelo MEC. Para que esse ciclo ocorra é necessário que sejam respeitadas as diretrizes de ensino, pois o  Ministério da Educação estabelece a sequência de como deve ser aplicada as fases do ensino básico e também possui atribuições que asseguram o desenvolvimento com qualidade do aprendizado nas escolas.
Essas atribuições são para  que seja assegurado o desenvolvimento do educando,  com

                                                                                                       CONT. ETAPA 1/ PASSO 3  

qualidade do aprendizado nas escolas. Suas contribuições são para o espaço físico da escola, disponibilidade de material didático que instiguem as crianças a aprenderem, capacitação                                                                                            

curricular para o aprimoramento dos professores, alimentação, transporte para os alunos que moram longe das escolas, disseminação de tecnologias educacionais e de processos de qualidades e avaliação no andamento do aprendizado nas escolas públicas. O que deve ser levado em consideração no processo de ensino-aprendizagem, é que tudo que já foi transformado e está em processo de mudança, não é para muda-lo, pois este é o objetivo central, mas sim aprimorá-lo, fazer adequações, para que o mesmo possa auxiliar e se fazer eficiente no que diz respeito a uma educação de qualidade. É claro, que nem sempre essas atribuições acontecem de maneira igualitária para todas as escolas. Muitas instituições de ensino, de regiões carentes, não tem o devido prestamento de serviço, ou porque os próprios alunos e comunidade destroem, ou porque simplesmente são esquecidas, pois não há ninguém que conteste esse esquecimento. Nesses casos é importante, que toda a comunidade esteja envolvida com as escolas. Pois o ambiente escolar é composto por alunos, professores, educadores, funcionários, pais e claro a comunidade. As escolas públicas só serão bem sucedidas, quando todos esses integrantes entenderem que essa junção, que fará o bom desenvolvimento das escolas, e consequentemente gerando estudantes que elevaram com competência os índices de ensino de qualidade no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (246.7 Kb)   docx (100.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com