TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS competencias profissionais

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.234 Palavras (13 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 3][pic 4]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

6ª série

ADRIANA SOUZA  MARVILA COSTA   RA 7939699202

ROSANA CASSIMIRO CATLE     RA 443731

JAQUELINE HERCULANO RODRIGUES  RA 407064​

KARINY SIQUEIRA GONÇALVES  RA 417498

JACKELINE HIPÓLITO SOUSA  RA  417816

Arte, Criatividade e Recreação.

TUTOR EAD: Ma. Maria Clotilde Bastos

VITÓRIA – 22 de Setembro de 2015

 SUMÁRIO

Introdução .....................................................................03

............................04

 ....................................07

....................................................................09

..........................................................................................14

Considerações Finais ...................................................................................15

Referências Bibliográficas............................................................................17


                             

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO.

INTRODUÇÃO

    A criança quando trabalhada e estimulada desde pequena são capazes de na juventude e na vida adulta tornar-se agentes transformadores da cultura, da paz, da honestidade, da integridade, da justiça e dos verdadeiros valores essenciais à vida humana.

  A importância das artes na Educação Infantil visa não a importância da beleza estética, mas a capacidade da criança de produzir e criar segundo suas habilidades e seu olhar de mundo.

  A arte, a recreação e a criatividade na Educação Infantil desenvolvem uma conscientização e valorização do ser humano, em especial as crianças, não pelo o que ela tem de material ou pelo seu valor econômico e sim, a valorização dele(a) como pessoa humana, capaz de criar e recriar. Valorizando sua existência, sua dignidade, seu poder de ser e estar no mundo e fazer parte dele vivenciando seus direitos e deveres de cidadão ativo e atuante da sociedade.

RELATÓRIO DAS MEMÓRIAS ESCOLARES RELACIONADAS                                      ÀS PRÁTICAS ARTISTICAS.

   Minha professora sempre trabalhava com peças teatrais, fantoches, bonecos e outras. Fazíamos sempre trabalhos manuais com massa de modelar, tintas, palitos, barbantes entre outros. Eram aulas muito produtivas que prendiam a atenção de todos os alunos da classe. Tínhamos aulas recreativas ao ar livre onde entravamos em contato com a natureza.

Jaqueline Herculano.

 Eu tenho algumas lembranças da minha aula de Educação Artística que fazia na escola: desenhos pintados com as mesmas cores dos outros colegas, flores com papel crepom, bichinhos, casinhas, colagem de papel picado, dobradura. A Educação Artística não nos dava a oportunidade de criar, apenas copiar ou pintar algo já existente.

Lembro-me também das atividades com cerâmica e pintura, trabalhávamos com argila e tinta, pintura em pedra lisa, e pintura em tecido(toalhinha). Mas hoje em dia é muito mais interessante,  pois além da teoria para as crianças maiores, os pequenos também podem criar e desenvolver melhor sua coordenação e imaginação fora outras atividades como música, danças e até as brincadeiras.

Rosana Cassimiro Catle

Tenho boas lembranças da minha aula de artes, que antes eram chamadas aula de Educação Artística que acontecia uma vez por semana. Era uma aula prazerosa e recreativa onde aprendia a cada aula mais e mais! Quando eu estava na quinta série, eu me lembro de que minha professora ensinava os alunos, vários trabalhos de artesanato em madeira, papel crepom  e argila(barro), com os palitos de picolé fazíamos molduras, quadros e canoas ate mesmo porta lápis, pequenas mesas e cadeiras, com prendedor de roupas. Trabalhamos também com flores com papel crepom e dobraduras, já com a argila fazíamos vários objetos como estátuas, panelas de barro e outros.

Adriana Souza Marvila Costa

O que eu lembro era o nome da professora e era Ivani esposa do professor de inglês.
Ela dava trabalhos com recortes de jornais, desenhos livres no caderno de desenho, lembro que fizemos um caleidoscópio com espelho e missangas, era bem legal.

 Karine

Jaqueline

A aula de artes ou educação artística era uma aula muito divertida e produtiva, todos queriam participar e aprender, lembro me  que fazíamos muita coisa com jornal, como cestas e mesas, abajur, flores e etc...

Aprendemos sobre as cores, e me lembro que tinha muitos trabalhos com tinta guache.

Aprendi a usar a criatividade e desenvolver habilidades.

Eu amava a aula de artes.

  Acreditamos que estes modelos vivenciados pelos integrantes do nosso grupo, favoreceram o desenvolvimento da expressividade e da criatividade dos alunos, pois desenvolveu em nós, a parte intelectual, capacidade de pensar e transmitir o pensamento, comunicação, cooperação, além do divertimento.

  A infância é uma época de descobertas, aventuras e magia para as crianças. E nessa fase, durante a educação Infantil, que elas terão seus primeiros contatos com as linguagens da arte, portanto, cabe a nós como professores, valorizar os conhecimentos e a criatividade que elas trazem para a sala de aula e compreender a importância existente no ato de elas explorarem, pesquisarem e criarem coisas novas. O que realmente importa a elas é o brincar aprendendo, e esperar curiosamente pelo inesperado, estar envolvida com o lúdico e com a possibilidade de sonhar, pois assim ela aprende se sentindo mais realizada e feliz. Devemos trabalhar a arte como contribuição para a construção do conhecimento sensível da criança, contribuindo também para o olhar desta, ajudando a ampliar suas leituras de mundo. As crianças sentem prazer em desenhar, pintar, rabiscar, cortar e criar, e assim que elas se expressam, utilizando sua imaginação para inventar ou transformar desenhos, criando o novo, o inusitado, o novo, o diferente. As crianças revelam-se por meio de manifestações expressivas, cabendo aos professores oportunizar a elas, momentos de criação, compreensão, imaginação e ressignificação. É fundamental que o professor observe os limites da criança na arte de desenhar e compreenda também a importância de a criança criar seu desenho e titula-lo livremente, sem se basear em modelos pré-determinados, evitando assim, que estes modelos prontos interfiram no imaginário da criança. É de extrema importância que o  professor  disponibilize materiais diversos como: argila, papel, isopor, tinta, sucata e deixe que ela descubra as diversas utilidades que eles tem, tendo liberdade para inventar coisas que para a criança faz muito sentido. O professor tem que fazer parte do processo de descoberta da criança, desprezando os estereótipos e abrindo a mente para novas ideias e novos materiais, não só entendo, mas vivenciando as linguagens da arte com a criança. Como o grupo chegou a conclusão de que e necessário começar a educar o olhar da criança desde a Educação Infantil, possibilitando atividades de leitura para que além do fascínio das cores, formas e ritmos, ela possa compreender a analisar  como a linguagem visual se estrutura, podendo assim, pensar criticamente sobre as imagens. Acreditamos que a escola deve ir além das vivências artísticas com as quais esta acostumada, devendo ajudar a criança a conhecer outras épocas históricas, outras culturas, outras formas de expressão, cabendo a nós, como professores, fazer com que a criança compreenda o mundo em que esta inserida, situando-a em diferentes contextos socioculturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (232.4 Kb)   docx (53.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com