TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AULA PRINCIPIOS DAS CLASSES HOSPITALARES

Por:   •  26/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.238 Palavras (5 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 5

Na Classe Hospitalar a criança deve ser sempre bem vinda e recebida, independente de possíveis limitações que de forma alguma devem ser encaradas como impedimento à sua participação nas atividades, portanto:

Escolha uma:

a. O professor da Classe Hospitalar deve ser um superprofissional, devendo dar fechamento ou abertura adequada para cada criança, caso contrário inviabilizará a aprendizagem.

b. Como na escola, a criança hospitalizada não precisa de um período de adaptação.

c. Quando a criança chega depois  de já iniciada alguma atividade com as demais crianças do grupo, estratégias de inclusão são desnecessárias, ela não se sentirá perdida.

d. Se a criança precisar sair antes, estratégias de fechamento das atividades devem ser implementadas, a fim de que possa ter a idéia de que concluiu o que estava fazendo, e que havendo possibilidade, poderá retornar à sala de aula mais tarde ou no dia seguinte.

Questão 2

A Classe Hospitalar tem seu papel definido, assim como o professor. Como pesquisadores apontam a importância desse profissional no atendimento aos alunos hospitalizados?                  

Escolha uma:

a. A função do professor da Classe Hospitalar é manter o aluno ocupado.

b. O contato do professor da Classe Hospitalar com a escola de origem deve ser ocasional.

c. Cabe ao professor criar estratégias que favoreçam o processo de ensino aprendizagem, contextualizando com o desenvolvimento e experiências dos alunos. Estar capacitado para lidar com referências subjetivas, ter destreza e discernimento para atuar com planos, programas, constantemente reorientado pela situação especial e individual de cada criança, ou seja, o aluno da Classe Hospitalar.

d. O professor está lá para estimulá-los através de seus conhecimentos, das necessidades curriculares e brincadeiras em geral.

Questão 3

Todas  as ações pensadas pelos professores, direcionadas aos alunos,devem ser cuidadosamente pensadas e planejadas. Os espaços, os materiais  que devem ser adequados e higienizados, entretanto as ações do dia a dia não se resumem a tais funções, temos a responsabilidade de:

Escolha uma:

a. Responder por aspectos burocráticos sobre os alunos (leitura de prontuários para preenchimento de fichas de matrícula e registro das atividades e do desempenho daquele dia).

b. Disponibilizar os relatórios para a escola de origem, com texto claro e objetivo, pois através deste documento a escola estará ciente do desempenho do aluno com as atividades desenvolvidas, podendo fazer uma somatória com o que já foi produzido anterior a internação e conseguentemente atribuir uma nota.

c. Providenciar, seguindo o calendário escolar, a entrega dos relatórios que complementarão as informações ao Conselho de Classe, da escola de origem, a freqüência do aluno, destacando os dias em que recebeu o atendimento pedagógico educacional dos professores da Classe Hospitalar.

d. Todas as questões estão corretas.

Questão 4

As relações dos professores e os acompanhantes trazem benefícios, estão respaldados através da legalidade frente a Constituição Federal (1988), Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), da Declaração dos direitos da Criança e do Adolescente (1991), a ABRAPIA- Associação Nacional Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (1993), Declaração dos Direitos da Criança e do Adolescente Hospitalizados (1995) e Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e do Adolescente e pela Sociedade Brasileira de Pediatria, considera-se que:

Escolha uma:

a. A família por causa da doença da criança, também se encontra internada, os hospitais não estão adaptados a esta nova realidade.

b. Não se afastando do seu papel pedagógico educacional, o professor pode orientar a família.

c. Não se afastando do seu papel pedagógico educacional, o professor não deve orientar a família.

d. Na medida do possível, e sem considerar aspectos éticos, o professor não pode auxiliar a família na compreensão da situação de saúde da criança.

Questão 5

Como o profissional de branco é visto pelo estudante paciente?

Escolha uma:

a. A criança hospitalizada é capaz de diferenciar entre os profissionais de branco, aqueles que, tendo uma postura interativa, lhe parecem mais familiar, mais próximo e que melhor compreende suas necessidades e interesses, reduzindo assim o nível de estresse.

b. As crianças não dispõem de habilidades para compreender os acontecimentos durante a internação.

c. A cor não é relevante, inclusive é recomendado, através de pesquisas, que a cor azul, fica bem à todos os profissionais , tanto da saúde como da educação.

d. A cor branca é temida, causadora de pânico, angustia e dor.

Questão 6

Através da releitura histórico-social da Educação e da Educação Especial, qual o papel da classe hospitalar?

Escolha uma:

a. Oferecer atendimento pedagógico educacional inviável a interação entre a criança hospitalizada com o mundo fora do hospital.

b. O papel social da escola ofusca o papel da classe hospitalar.

c. No âmbito da classe hospitalar, estar hospitalizado caracteriza exclusão.

d. Oferecer  atendimento pedagógico educacional com função mediadora das interações entre a criança hospitalizada com o mundo fora do hospital.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (71.7 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com