TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Classe Hospitalar

Por:   •  18/10/2019  •  Artigo  •  3.241 Palavras (13 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 13

UNIASSELVI -

VALQUIRIA SILVA DO LAGO

A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA CLASSE HOSPITALAR

FLORIANÓPOLIS - SC

2017

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

VALQUIRIA SILVA DO LAGO

A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA CLASSE HOSPITALAR

Artigo Científico Apresentado à Universidade Candido Mendes - UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia e Educação Infantil.

FLORIANÓPOLIS- SC

2017

A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA CLASSE HOSPITALAR

Valquiria Silva do Lago[1]

RESUMO

Resumo: O presente artigo tem como tema a prática pedagógica dentro de hospitais. Para desenvolver este trabalho realizei pesquisa de cunho qualitativo, em cuja abordagem me detive em documentos e obras acadêmicas. Como obra norteadora desta pesquisa utilizei o artigo de Zaias e Paula (2010), que me levou ao encontro de outros textos que tratam do tema prática pedagógica na classe hospitalar. Através desses textos identifiquei o que de comum há sobre a prática pedagógica. Busquei aproximar-me de alguns elementos que compõe as ações dentro de um espaço educativo diferente da escola regular, que atende crianças e adolescentes debilitados por patologias, tecendo uma reflexão acerca da noção de prática pedagógica, guiada pelas reflexões das autoras Madalena Freire (1997) e Luciana Esmeralda Ostetto (2011). Traço no meu caminho metodológico o que identifiquei em minhas leituras sobre a práxis de maneira sintetizada, para posteriormente categorizar tais exemplificações contidas nas obras. Procuro com este trabalho mostrar ao leitor que é possível a continuidade de educação escolar fora da escola regular, evidentemente observando as especificidades deste espaço, dentro de um hospital.

Palavras-chave: prática pedagógica; classe hospitalar

Introdução

O presente trabalho tem como tema o papel da classe hospitalar e como se desenvolve o trabalho educativo dentro de um espaço distinto da escola. Minha intenção nesta pesquisa é, portanto, refletir sobre a prática pedagógica desenvolvida nas classes hospitalares. Meus questionamentos se dão acerca de um primeiro fator, que é o direito á educação escolar para todos.

Primeiramente, vale lembrar que, a Classe Hospitalar é um espaço direcionado para crianças e adolescentes hospitalizados para que tenham a oportunidade de dar continuidade aos estudos, não de maneira seriada como na escola de ensino regular, mas de forma que leve em consideração o tempo e especificidade de cada sujeito que se encontra em uma instituição hospitalar. Minha necessidade em pesquisar a temática da prática pedagógica se fundamenta na questão que me faço sobre de que forma ocorre a práxis docente dentro do ambiente educacional hospitalar.

Nessa direção, algumas questões norteiam esta pesquisa:

 Como acontecem as classes hospitalares?

 Como surgiu este espaço educacional em um ambiente hospitalar?

 É possível dar continuidade a série ou ano que foi interrompido na escola?

 Como ocorre o planejamento das aulas dentro da classe hospitalar?

 Que metodologias são utilizadas na aplicabilidade das atividades propostas pelos professores?

  Levando em conta as diferentes patologias em uma enfermaria pediátrica, que estratégias são postas em prática para atrair as crianças e adolescentes hospitalizados?

 Os grupos atendidos dentro da classe hospitalar são separados por faixa etária ou após ser observado seu desenvolvimento cognitivo, psicomotor nas atividades?

As abordagens para esta pesquisa foram pesquisa documental e bibliográfica, englobando leituras de livros, documentos, produções acadêmicas que me levaram como pesquisadora a focar em detalhes que até então me passavam despercebidos e também levantando outros elementos que passaram a compor o estudo em tela.

 Uma produção acadêmica em específico me ancorou na busca das demais produções que fundamentaram a escrita deste trabalho. O artigo “A produção acadêmica sobre práticas pedagógicas em espaços hospitalares: análise de teses e dissertações”, das autoras Zaias e Paula (2010), foi uma obra norteadora na busca de outros textos com a temática da prática pedagógica. Este artigo apresenta um mapeamento de teses e dissertações produzidas entre os anos de 2000 e 2008, a partir deste mapeamento as autoras criam uma tabela categorizando as teses e dissertações sobre a pedagogia hospitalar.

Tomando como base o artigo de Zaias e Paula (2010), busquei nas seguintes categorias as produções acadêmicas pertinentes ao meu tema de pesquisa: práticas pedagógicas no hospital; papel e formação do pedagogo no hospital; a compreensão da escola regular sobre a escola no hospital; o currículo na escola nos hospitais. Já sabendo que autores poderiam me auxiliar na construção do trabalho, recorri também aos programas de pós-graduação das universidades e faculdades brasileiras, que continham alguns dos trabalhos publicados. Outra fonte de pesquisa utilizada foi o Centro de Estudos sobre Recreação, Escolarização e Lazer em Enfermarias Pediátricas (CERELEPE), um centro de pesquisa e documentação voltado para o estudo da escolarização em ambiente hospitalar da Universidade Federal da Bahia, que conta com um rico banco de produções acerca da classe hospitalar.

Desenvolvimento

        O estudo do tema exposto surgiu de um interesse em conhecer um espaço diferente de uma instituição escolar onde possa ocorrer um processo de ensino e aprendizagem. Há uma ideia de que somente a escola consiga por meio das aulas e conteúdos do seu currículo mediar os conhecimentos a serem transmitidos aos alunos. Mas e as crianças que por alguma patologia foram hospitalizadas?         Conforme Fonseca (1999) o direito a escolarização dentro do hospital é reconhecida legalmente:

A legislação brasileira reconhece o direito de crianças e jovens hospitalizados ao atendimento pedagógico educacional. A Declaração dos Direitos da Criança e do Adolescente Hospitalizados decorreu de formulação da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, com a chancela do Ministério da Justiça em 1995. (FONSECA, 1999, p.119)

        Como explicitado acima foi necessária à junção de órgãos públicos para a concretização de leis que deliberam um direito que deve ser concedido a todos, a educação escolar, sendo ela em diferentes modalidades. Aqui a modalidade em questão é a classe hospitalar que geralmente são resultantes de parcerias entre secretária de educação e saúde. Que segundo Fonseca (1999):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (211.7 Kb)   docx (724.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com