TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia hospitalar: A importância do pedagogo na classe hospitalar

Por:   •  4/6/2018  •  Artigo  •  1.844 Palavras (8 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 8

                   SUAMARA MARIA FERREIRA RODRIGUES

        

               PROJETO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

                           APARECIDA DE GOIÂNIA – GOIÁS

                                            ABRIL/2018


                          SUMARA MARIA FERREIRA RODRIGUES

                  PROJETO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

Trabalho elaborado com o objetivo de obtenção de nota na disciplina Projeto Trabalho de Conclusão de Curso I Faculdade Nossa Senhora Aparecida – FANAP. Dr. Wellington Cardoso de Oliveira.

.

                              APARECIDA DE GOIÂNIA – GOIÁS

                                    ABRIL/2018[pic 2]

Introdução:

    O objetivo deste estudo é analisar a importância, a contribuição e o perfil do pedagogo hospitalar para a formação da criança/adolescente que se encontra internada. Assim como, os desafios desse profissional na sua prática pedagógica.     Por meio deste estudo relacionado à Pedagogia Hospitalar e a importância do pedagogo na classe hospitalar, pode-se compreender, que é e possível que os alunos que forem hospitalizados, possam dar continuidade aos seus estudos, sendo aptos de realizar atividades apropriadas ao seu nível de escolaridade, que deixem que estes alunos continuem tendo uma vida escolar relativamente próxima da que exercia antes.

    A Pedagogia Hospitalar tem a finalidade de proteger o os direitos da criança e do adolescente hospitalizados porque toda criança e adolescente deve ter oportunidades iguais, e todos devem respeitar as pessoas com necessidades educacionais especiais. A Pedagogia atua com a educação, a qual trabalha com o método de melhoria do conhecimento. Na outra parte, existe a classe hospitalar, identificada como um tratamento de saúde, no qual proporciona um clima de sofrimento e dor; assim, uniram-se ambos, criando a Pedagogia Hospitalar para desenvolver um trabalho mais completo.

     A pedagogia hospitalar procura oferecer ajuda e atendimento emocional e humanístico, acontece por meio de várias atividades lúdicas e recreativas como arte de contar história, brincadeiras, jogos e a andamento dos estudos no hospital. A organização do trabalho de Pedagogia Hospitalar dependerá da instituição, ou seja, da disposição do espaço físico oferecido pelo hospital. Este estudo tem o objetivo de demonstrar como o pedagogo pode contribuir para transformar o ambiente hospitalar em uma lugar onde o aprender possibilita, às crianças e adolescentes em tratamento dando uma melhor qualidade de vida, saber qual perfil do pedagogo para atuar na classe hospitalar. Além disso, esse estudo vai mostrar a importância do pedagogo na classe hospitalar e demonstrar os desafios encontrados. Os olhares devem ser total para a Pedagogia Hospitalar, e não simplesmente para o corpo e sim para as necessidades afetivas, emocionais, físicas e sociais da criança, sensibilizando sobre a importância da educação e da saúde à criança hospitalizada.

 

Problema:

É um projeto educativo não escolar que propõe desafios aos educadores e possibilita a construção de novos conhecimentos e atitudes.

A classe hospitalar trabalha para recuperar a socialização da criança por um processo de inclusão, com a continuidade da escolaridade forma, mantendo a sistematização da aprendizagem, promovendo o desenvolvimento e contribuindo para reintegração à escola após alta hospitalar. Diante desse contexto, qual a importância do pedagogo na classe hospitalar?

Hipótese:

    O  pedagogo hospitalar deve ser mediador, dentro do classe hospitalar, pois a internação hospitalar estabelece limites à socialização e ao convívio  afastando-o da escola, então o  profissional  deve ter um olhar diferente voltado a criança internada, deve atuar com os processos afetivos de construção da aprendizagem cognitiva e permitir aquisições escolares, e de envolvimento da vida cotidiana da criança em casa e na escola, sendo ele um educador, contribuindo na construção do aprendizado e proporcionando a continuidade dos vínculos  sociais e principalmente contribuindo para a restituição social da criança internada.

     O pedagogo hospitalar possui um papel indispensável dentro da educação, pois tem como função acompanhar a criança ou adolescente no período de distanciamento escolar.

    O professor deve estar no hospital para realizar os processos afetivos de construção da aprendizagem cognitiva e permitir conquistas às crianças. O contato com o professor é como uma escola no hospital, pois funciona como uma ligação com os padrões da vida cotidiana das crianças, como se fosse uma vida em casa e na escola. Diferente do professor, o pedagogo é quem coordena a proposta pedagógica na Classe Hospitalar.

Tema:  Pedagogia Hospitalar: A importância do pedagogo na classe hospitalar

Objetivos

 

Objetivo geral:

  • Compreender a atuação do pedagogo no hospital

Objetivos específicos:

  •  Analisar as especificidades do pedagogo hospitalar;
  • Certificar as novas possibilidades de atuação do pedagogo fora do contexto escolar;
  • Observar as práticas do pedagogo hospitalar.

Justificativa:

    Essa pesquisa tem o propósito de conhecer a atuação e as práticas do pedagogo frente a pedagogia no âmbito hospitalar, onde se faz indispensável o exercício de sua profissão junto as crianças ausentes do ambiente formal da escola por motivos de saúde, visto que o mesmo é capaz de promover um trabalho como mediador e intercessor na colaboração de atividades pedagógicas as crianças e jovens em tratamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (165.3 Kb)   docx (87.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com