TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO: APLICAÇÕES E IMPLICAÇÕES NO PROCESSO EDUCATIVO

Por:   •  20/11/2020  •  Artigo  •  3.419 Palavras (14 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 14

AVALIAÇÃO: APLICAÇÕES E IMPLICAÇÕES NO PROCESSO EDUCATIVO

RESUMO – A avaliação da aprendizagem na escola tem sido palco de indagações e reflexões de estudiosos dessa aérea, professores, gestores escolares, entre outros, que se vem diante da necessidade de ressignificar o processo avaliativo de modo a torná-lo eficaz, atendendo às necessidades de aprendizagens dos alunos. A avaliação entendida como processo exige do educador, o repensar e a busca contínua por ações planejadas capazes de desenvolver as potencialidades dos alunos, despertando o prazer e o interesse pela construção do conhecimento. Vários são os desafios que se colocam, diariamente no cenário educativo, pois, a sociedade tecnológica evolui a passos largos, exigindo cada vez mais preparo da equipe gestora enquanto articuladora de propostas pedagógicas que busquem preparar o educador para atuar com eficiência no ensino e na aprendizagem dos alunos. Considerando a inquietação com relação as questões que envolvem a avaliação da aprendizagem na escola, a opção pelo tema se deu a partir da necessidade de buscar respostas ao seguinte questionamento: no atual contexto educativo, quais são os desafios impostos à avaliação no processo de ensino e aprendizagem dos alunos? Para tanto, o artigo teve por objetivo compreender os desafios em torno da avaliação da aprendizagem na escola. A metodologia adotada para a organização do trabalho foi à pesquisa bibliográfica fundamentada em autores que discutem sobre a avaliação na atual conjuntura social, suas implicações na prática educativa e a importância equipe gestora como articuladora no coletivo da escola. Tem-se após a compreensão dos desafios colocados à avaliação da aprendizagem que avaliar requer do educador autoridade em relação aos conhecimentos e estratégias envolvendo o processo de como ensinar e de como o aluno aprende. Compreensão essa que requer repensar uma nova cultura avaliativa, pautada pelo compromisso de uma equipe gestora articuladora do coletivo escolar em prol da melhoria qualitativa do ensino ofertado pela escola.

PALAVRAS-CHAVE: Avaliação. Implicações. Processo Educativo.

1 INTRODUÇÃO

A avaliação da aprendizagem é uma temática que tem suscitado muitas indagações e inquietações no coletivo escolar: gestores, professores, formadores e estudiosos no campo do ensino e da aprendizagem educacional, pois, da forma como é concebida e vivenciada, em grande parte, das instituições escolares, no Brasil, se constitui em um mecanismo de exclusão e nesse sentido, precisa ser ressignificada pautada por uma gestão articuladora de propostas educativas que envolvam o compromisso com o coletivo da escola.

No nosso cotidiano, a todo o momento de alguma forma estamos envolvidos com ações educativas. Objetivos, metas e atitudes estão entre as questões que avaliamos, constantemente, para rever e planejar nossas ações. Essas questões da nossa vida cotidiana se caracterizam por aprendizagens que vamos adquirindo ao avaliar e reavaliar nossas ações. Portanto, avaliar faz parte da nossa vida. E nesse sentido, a avaliação precisa ser entendida com um ato encorajador, inclusivo, dinâmico e construtivo. Não ficar restrita a mecanismos que apenas visem mensurar uma nota.

Nesse sentido a avaliação da aprendizagem precisa ser entendida enquanto processo, caracterizando-se, assim, como um mecanismo que possibilita ao educador conhecer as compreender as necessidades de cada aluno e poder auxiliá-lo na aquisição de conhecimentos e, consequentemente, na construção do seu ser.

A inquietação em trono da avaliação da aprendizagem e seus desafios foi o que motivou a escolha do tema a partir do seguinte questionamento, no atual contexto educativo, quais são os desafios impostos à avaliação no processo de ensino e aprendizagem dos alunos? Para tanto, o objetivo definido foi: compreender as implicações da avaliação no processo educativo. E como objetivos específicos: destacar a importância da equipe gestora como articuladora do processo avaliativo; abordar sobre avaliação da aprendizagem e prática pedagógica; destacar as características da avaliação enquanto processo.

O procedimento metodológico adotado foi à pesquisa bibliográfica, pois, seu desenvolvimento, conforme Gil (2010) exige ir à busca de subsídios com base em materiais já publicados, constituído, principalmente, de livros, artigos de periódicos e materiais disponibilizados em sites de pesquisa na internet.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Gestão escolar e aprendizagem

A avaliação da aprendizagem na escola, em geral fica a cargo quase que de forma exclusiva ao professor. No entanto, a equipe gestora é responsável pela organização e pelo bom andamento do trabalho nas escolas. O diretor é o responsável por zelar pelo cumprimento das normas, das questões administrativas, financeiras, pelas ações envolvendo o pedagógico, pelos educadores e pelo estreitamento das relações entre família e escola (LÜCK, 2009).

Lógico que ele não faz tudo isso sozinho, conta com uma equipe corresponsável pelo desempenho de atribuições especificas. Essa equipe engloba a direção da escola, composta pelo diretor e pelo vice-diretor, supervisor e orientação, ou seja, equipe gestora da escola.

Assim compete à direção gerir a escola em suas dimensões administrativas, financeiras e pedagógicas. Ao supervisor e ou/coordenador pedagógico compete acompanhar e orientar os educadores nas ações educativas, ou seja, na construção de estratégias que proporcionem melhorias na aprendizagem de seus alunos, avaliar o desempenho das turmas junto aos professores para propor intervenções, trabalhar com as formações continuadas (RODRIGUES, 2018; SIMÕES, 2018).

O orientador educacional atua com foco no currículo disciplinar, busca entender o comportamento dos educandos, diagnosticar o nível de aprendizagem desses, orientar os professores quanto aos pontos que podem estar interferindo na aprendizagem, trabalhar com as famílias, são algumas de suas atribuições (SIMÕES, 2018).

Nesse seguimento e corrobando com as concepções de Lück (2009) a instituição escolar precisa ser um local de aprendizagem, em que o papel do gestor seja pautado pela liderança conjunta com sua equipe, em especial, supervisão e/ou coordenação pedagógica e orientação educacional para juntos articularem as ações educacionais na instituição. Essa articulação e necessária para mobilizar a participação de todos os envolvidos no processo educativo dos educandos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (140.7 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com