TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO: CONCEITO E PRINCÍPIOS

Por:   •  10/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  2.364 Visualizações

Página 1 de 4

CAPÍTULO 1 - AVALIAÇÃO: CONCEITO E PRINCÍPIOS

AUTORA: REGINA CÉLIA CAZAUX HAYDT

1. Explique a diferença entre os conceitos de testar, medir e avaliar. Exemplifique.

Resposta: Testar significa verificar o desempenho de alguém ou alguma coisa. Exemplo: por meio de situações previamente organizadas, chamadas testes.

Medir significa determinar a quantidade, a extensão ou o grau de alguma coisa, tendo por base um sistema de unidades convencionais. Exemplo: O resultado de uma medida é expresso em números, daí a sua objetividade e exatidão, por exemplo, o metro, o quilo e o litro.

Avaliar significa interpretar dados quantitativos e qualitativos, tendo por base padrões ou critérios. Exemplo: abrangendo tanto a aquisição de conhecimentos e informações decorrentes dos conteúdos curriculares, quanto habilidades, interesses, atitudes, hábitos de estudo e ajustamento pessoal e social.

2. Leia e analise as várias definições de avaliação apresentadas neste capítulo. Depois, faça uma relação dos aspectos comuns entre elas.

Resposta: Percebemos que para uma avaliação ser concretizada, é necessário avaliar a partir de objetivos previstos para o que se determina. Todos os recursos avaliativos devem ser usados para se obter evidências, utilizando metodologias específicas para fazer a coleta e a combinação de dados, respeitando sempre os critérios.

3. Trabalho de pesquisa – Procure e anote outras definições de avaliação, comparando-as com as definições contidas neste capítulo. Indique as semelhanças e diferenças que apresentam.

Resposta:

Primeira definição encontrada: A avaliação escolar: no âmbito da pedagogia, a avaliação escolar é um processo sistematizado de registro e apreciação dos resultados obtidos em relação a metas educativas estabelecidas previamente. A avaliação é feita através de provas escritas, orais, testes, participação nas aulas, etc. Vários autores consideram um método de avaliação através de testes e provas subjetiva e artificial, que nem sempre consegue avaliar o que a capacidade do aluno e o que ele realmente sabe. Por esse motivo, muitas escolas usam o sistema de avaliação contínua, onde as sequências de aprendizagem são acompanhadas de forma eficaz, possibilitando ao aluno constatar a sua evolução e controlar a sua aprendizagem.

Site: http://www.significados.com.br/avaliacao/

Segunda definição encontrada: O conceito de avaliação está relacionado com a ação e o efeito de avaliar, que é um verbo cuja etimologia se deve ao francês évaluer e que permite assinalar, estimar, apreciar ou calcular o valor de algo. Uma avaliação também pode ser um exame escolar que permite qualificar os conhecimentos, as aptidões e o rendimento dos alunos. Por exemplo: “Amanhã, vou ter avaliação de literatura” ou “Hoje, avaliaram-me em Ciências Sociais”. É importante destacar que, a nível académico, não existe uma única forma de avaliar: tudo depende da finalidade visada e do fundamento teórico no qual se contextualiza. A avaliação, de facto, pode estender-se às instituições, ao currículo, aos docentes e à totalidade do sistema educativo. Podem-se mencionar dois paradigmas de avaliação: o positivista, que se baseia numa perspectiva quantitativa, e o alternativo, que descrê a objectividade da avaliação.

Site: http://conceito.de/avaliacao

Notamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com