TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO E INDICADORES EDUCACIONAIS

Por:   •  8/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.175 Palavras (5 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 5

Mestranda:

Conforme foi solicitado pela equipe organizadora da disciplina de Avaliação e Indicadores Educacionais, optei por avaliar o desempenho dos alunos da 9ª série da Escola Ceti João dos Santos Braga na disciplina de Língua Inglesa, a partir dos dados obtidos no fim do primeiro bimestre de 2016. Sabe-se que o aprendizado de Língua Inglesa nas escolas públicas enfrenta inúmeros entraves no decorrer dos anos. Por isso como professora de Língua Inglesa, decidi analisar os resultados extraídos das minhas próprias turmas.  [pic 1]

A escola escolhida se localiza na periferia de Manaus e funciona em regime integral atendendo cerca de 1000 alunos por dia que cursam da 6ª série do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio. Não há um documento formal que elucide a missão e visão da instituição, entretanto durante os seus quatro anos de existência a escola tem buscado contribuir significativamente para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos.

Como responsáveis pela melhoria do processo do desenvolvimento da Língua Inglesa, temos os agente externos: Secretaria de Educação, coordenadoria distrital e a própria comunidade bem como os agentes internos os quais atuam diretamente na escola que seriam o corpo docente, o corpo discente, e equipe gestora.

A partir da implantação da nova versão da Base Nacional Comum, um novo direcionamento será adotado para que as ações escolares sejam desenvolvidas. A base trará um respaldo mais sólido para o ensino tanto da língua Inglesa como de todas as outras disciplinas ministradas no ensino público Brasileiro. A BNCC dará inicio a seguinte cadeia causal: Viabilização de conhecimentos fundamentais para todo o território Nacional, acesso a conhecimentos empíricos, contextualização do ensino a partir das características peculiares de cada região, maior embasamento teórico para a realização de avaliações em larga escala como o ENEM, diminuição da desigualdade educacional. redução das desigualdades educacionais,

Conforme postula Arellano et al, conectados os indicadores com o esquema de marco lógico (EML) e com a reflexão estratégica, pode-se formar um juízo, uma avaliação que estabeleça se as ações e as estratégias pensadas estão provocando provavelmente o efeito esperado e desejado, venho propor dois indicadores com a finalidade de auxiliar na melhoria no processo de ensino e aprendizagem da língua Inglesa.

 Sabe-se que um dos fatores cruciais para a aquisição da língua Inglesa é a idade. Não que seja impossível desenvolver a habilidade lingüística em alunos mais velhos, entretanto conforme afirma Figueiredo, a idade do indivíduo é um dos fatores que determinam o modo pelo qual se aprende uma língua. Mas as oportunidades para a aprendizagem, a motivação para aprender, e as diferenças individuais são também fatores determinantes para o sucesso na aprendizagem. Sendo assim, a característica da comparabilidade será a primeira a ser abordada por mim, com a qual farei a comparação entre o número de alunos aprovados entre as duas turmas de nono ano as quais são divididas de acordo com a idade.                                                                                O indicador elaborado será do tipo secundário, o qual resultará na porcentagem de alunos aprovados por turma a partir da divisão do número de aprovados pelo número total de alunos da turma, para que assim possamos verificar se há um índice maior de aprovação entre os alunos mais novos a partir dos resultados obtidos no primeiro bimestre. Supõe-se então aqui que os alunos mais novos teriam melhores desempenhos.

Atributo de comparabilidade: Um indicador de comparabilidade que apresente a comparação do desempenho entre os alunos que estão na idade correspondente ao nono ano (mais novos) e os alunos cuja idade não corresponde a série em curso (mais velhos)

Indicador : AAINC/TAA

Detalhe:

  • TA: TOTAL DE ALUNOS
  • TA91: TOTAL DE ALUNOS DO NONO ANO 1
  • TA92:TOTAL DE ALUNOS DO NONO ANO 2
  • AA91: ALUNOS APROVADOS NONO ANO 1
  • AA92:ALUNOS APROVADOS NONO ANO 2
  • TAA: TOTAL DE ALUNOS APROVADOS

Cálculos dos indicadores de comparabilidade

Total de alunos cursando o 9º ano

Total de Alunos do 9º1 (13-15 anos)

Total de Alunos do 9º2 (16-18 anos)

Total de Alunos aprovados do 9º1

Total de alunos aprovados do 9º2

Indicadores dos alunos aprovados do 9º1

Indicadores dos alunos aprovados do 9º2

Indicadores do total de alunos aprovados que são do 9º2

86

43

43

41

30

41/43= 0,95

30/43= 0,69

30+41 = 71
30/71 = 0,42

Percentual

 

 

 

 

0,95*100=95%

0,69*100= 69%

0,42*100 = 42%

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (147.4 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com