TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ATRIBUIÇÕES E COMPROMISSO DO SUPERVISOR ESCOLAR NO PROCESSO PEDAGÓGICO

Por:   •  11/1/2020  •  Artigo  •  4.753 Palavras (20 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 20

FAVENI

FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO.

CIONEI DE SOUZA

AS ATRIBUIÇÕES E COMPROMISSO DO SUPERVISOR ESCOLAR NO PROCESSO PEDAGÓGICO

CANDEIAS DO JAMARI –RO

2019

CIONEI DE SOUZA

AS ATRIBUIÇÕES E COMPROMISSO DO SUPERVISOR ESCOLAR NO PROCESSO PEDAGÓGICO

Artigo de conclusão de curso apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Gestão do Trabalho Pedagógico da Faculdade Venda Novas dos Imigrantes FAVENI, como requisito parcial à obtenção do título de especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico (supervisão, orientação, inspeção e administração). Área de concentração: Educação.

Candeias do Jamari-RO

2019

AS ATRIBUIÇÕES E COMPROMISSO DO SUPERVISOR ESCOLAR NO PROCESSO PEDAGÓGICO

RESUMO

O presente artigo teve por objetivo tratar principalmente do papel do supervisor/coordenador pedagógico no contexto de gestão democrática na qual reflete o processo de gestão democrática nas escolas públicas de todo o país. Vale destacar também os papeis que permeiam a democracia escolar e os desafios do supervisor pedagógico frente à organização do trabalho escolar. Ainda trataremos de suas atribuições e compromisso com processo pedagógico da unidade de ensino, respeitando nesse movimento as distintas opiniões de todo o corpo docente que se manifestam no âmbito escolar. A pesquisa realizada se concretizou por meio de pesquisas bibliográficas que salientam o trabalho desse profissional de educação que ao longo dos anos vem ganhando mais destaque nos desenvolvimento da educação do nosso país e conquistando cada vez mais o reconhecimento do seu papel junto ao corpo docente pelos seus serviços prestados e o sua colaboração com a gestão democrática. Assim considerando que a gestão democrática é vista como uma nova forma de administrar cabe ao supervisor/coordenador pedagógico assumir o seu papel de articulador com o foco principal na função pedagógica, articulando com todos os atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem em busca de resultados positivos.

Palavras-chaves: gestão democrática, coordenador pedagógico, supervisor pedagógico.

SUMMARY

The purpose of this article was to deal mainly with the role of the supervisor / pedagogical coordinator in the context of democratic management in which it reflects the process of democratic management in public schools throughout the country. It is also worth mentioning the roles that permeate school democracy and the pedagogical supervisor's challenges to the organization of school work. We will also deal with their attributions and commitment to the pedagogical process of the teaching unit, respecting in this movement the different opinions of all teaching staff that manifest themselves in the school context. The research was carried out through bibliographical research that emphasizes the work of this education professional who over the years has been gaining more prominence in the development of education in our country and increasingly winning the recognition of his role with the teaching staff by his services and their collaboration with democratic management. Thus, considering that democratic management is seen as a new form of administration, it is up to the supervisor / pedagogical coordinator to assume his role as articulator with the main focus on the pedagogical function, articulating with all the actors involved in the teaching-learning process in search of results positive.

Keywords: democratic management, pedagogical coordinator, pedagogical supervisor.

INTRODUÇÃO

Atualmente se fala da importância das relações democráticas na sociedade e na organização da escola pública por meio da gestão democrática, sendo essa considerada fundamental para sua organização, numa busca de uma relação paralela  e defendida como a garantia de melhoria da qualidade pedagógica. O conhecimento das leis que a regem e a participação ativa de seus integrantes, engajados na defesa de uma escola democrática em detrimento do sistema autoritário, representa seu principal desafio na operacionalização das políticas educacionais do cotidiano escolar.

Tal discussão tem levado docentes e gestores a repensar a estrutura da escola, perpassando a ideia de eleição para diretores. Refere-se principalmente a uma gestão democrática que abrange não só as ações administrativas e financeiras como também as questões pedagógicas em que as principais decisões passam pelo coletivo da escola. É nesse novo olhar que encontramos o coordenador pedagógico como peça fundamental na articulação e mediação do espaço coletivo, tendo por objetivo a construção e o desenvolvimento do projeto político pedagógico da escola.

Por meio dessa reflexão de atuação do coordenador pedagógico no contexto da gestão democrática das escolas publicas, parte-se do pressuposto de que o papel desse profissional, sem dúvida nenhuma, se mostra como peça fundamental dentro do espaço escolar, atuando no sentido de integrar os envolvidos no processo ensino aprendizagem, mantendo as relações interpessoais de maneira saudável, valorizando a formação do professor e a sua própria formação, com o objetivo de colaborar na construção de uma educação de qualidade, dando voz e vez aos elementos envolvidos neste processo.

Nesse contexto, esta pesquisa vem sugerir que as escolas devam valorizar mais o trabalho deste profissional que tem por objetivo facilitar o funcionamento desse sistema complexo, onde se opera a aprendizagem dos alunos e de toda a equipe escolar. Possamos assim analisar o papel do supervisor escolar e como acontece sua relação com os demais membros da equipe gestora, professores e alunos, bem como identificar o papel desse coordenador no processo ensino-aprendizagem.

O supervisor escolar também deve oportunizar mudanças e viabilizar ações interdisciplinares, propondo espaços facilitadores para as trocas de experiências de interesse ao espaço educativo. Sabe-se que algumas mudanças geram certos anseios e provocam atitudes de resistência, por parte de alguns, assim por isso buscamos nesta pesquisa também analisar os possíveis empecilhos que impedem a criação de mais espaços para que o supervisor possa desenvolver melhor o seu trabalho nas instituições de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.3 Kb)   pdf (202.4 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com