TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acessibilidade

Por:   •  19/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 5

AC-F2 – Relatório e/ou Comprovante de Atividade Complementar [pic 1][pic 2]

Nome Completo: Leiliane Pereira Santos

RA: 4204790189 

E-mail: leylly_anne@hotmail.com 

Data:03/02/2015 

Curso: Pedagogia 

Série: 6º Semestre 

Relatório e/ou Comprovante da Atividade Desenvolvida

Esse curso busca mostra para as pessoas que a sociedade busca constantemente um mundo mais igualitário e sem preconceito, onde todas as pessoas respeitam as suas diferenças.

A inclusão social é um processo pelo qual os sistemas sociais comuns são tornados adequados para todas as diversidades humanas. O principal objetivo da inclusão social é promover oportunidade aos mais necessitados, seja no acesso de bens ou na aquisição de serviços.

Segundo os especialistas da área existem seis tipos de acessibilidade são elas: arquitetônica, comunicacional, metodológica, instrumental, programática e atitudinal.

Assim como o direito ao trabalho, as pessoas portadoras de qualquer tipo de deficiência devem ter acesso a todos os serviços disponíveis para a sociedade.

A educação especial é um tipo de ensino indicado para as pessoas com deficiência física, sensorial, mental ou múltipla. Existem diversas leis que obrigam os órgãos federais estaduais e municipais a oferecer esta modalidade de ensino.

No entanto, os professores de ensino regular acreditam que alcançar este objetivo do governo na sala de aula não é uma tarefa fácil. Dentre os diversos fatores que podem atrapalhar o direcionamento desta integração educacional podemos mencionar: a difícil realidade das condições de trabalho dos educadores, os limites de formação profissional, o número elevado de alunos por turma, a rede física inadequada e o despreparo para ensinar “alunos especiais”.

As principais características para estrutura a modalidade de ensino:

  • Praticas individuais: E criada especificadamente para cada criança, de acordo com sua necessidade, deficiência, possibilidade, ritmo e características individuais.
  • Atividade praticas: Utilização frequente de atividades práticas.
  • Determina os objetivos: Após determinar o objetivo de acordo com conteúdo, e preciso contextualizar um mesmo tema de diversas maneiras.
  • Os objetivos atitudinais: Deve ensinar para os seus alunos conteúdos culturais-acadêmicos, se forma afetiva, social e comportamental.
  • Uma etapa de cada vez: O professor só deve mudar o conteúdo abordado em sala de aula, após ele perceber que a criança especial já domina o tema abordado anteriormente.
  • Material adequado: Os materiais didáticos são muito importantes no processo de aprendizagem de uma criança especial.
  • Motivação: Os materiais didáticos adequados não garantem a excelência no aprendizado de uma criança portadora de qualquer tipo de deficiência. A motivação para aprender o conteúdo proposto é fundamental.
  • Trabalho em equipe: Para a educação especial ser completa e eficaz é necessário que o educador trabalhe em equipe, pois, cada tipo de deficiência requer cuidados e serviços especializados para a transmissão do conhecimento.

Para determinar os métodos de ensino para a educação especial, a escola deve consultar os Parâmetros Curriculares Nacionais que analisa a comunidade escolar de acordo com as diferenças individuais dos alunos. Utilizando esta referência nacional, o educador vai conseguir atender as necessidades particulares na aprendizagem dos alunos especiais.

Além dos recursos didáticos, de uma metodologia adequada e de professores especializados, a escola também precisa de adaptações arquitetônicas e de mobiliário para que os alunos tenham acesso a todos os ambientes.

AC-F4 – Relatório e/ou Comprovante de Atividade Complementar [pic 3][pic 4]

Nome Completo: Leiliane Pereira Santos

RA: 4204790189 

E-mail: leylly_anne@hotmail.com 

Data: 03/02/2015 

Curso: Pedagogia 

Série: 7º Semestre 

Relatório e/ou Comprovante da Atividade Desenvolvida

Os Parâmetros Curriculares Nacionais são referenciais de qualidade elaboradas pelo Governo Federal para nortear as equipes escolares na execução de seus trabalhos.

Criados em 1996, as diretrizes são voltadas, sobretudo, para a estruturação e reestruturação dos currículos escolares de todo o Brasil - obrigatórias para a rede pública e opcionais para as instituições privadas. Ou seja, o objetivo principal dos PCN é padronizar o ensino no país, estabelecendo pilares fundamentais para guiar a educação formal e a própria relação escola-sociedade no cotidiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (252.1 Kb)   docx (392 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com