TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização construtivista nas séries iniciais

Por:   •  18/5/2021  •  Projeto de pesquisa  •  3.150 Palavras (13 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 13

 [pic 1]

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO – PROJETO (CEL1340)

ALFABETIZAÇÃO CONSTRUTIVISTA NAS SÉRIES INICIAIS

MARIANE BRAGA DOS SANTOS

(MATRÍCULA 201908118725)

NOVEMBRO/2020

ALFABETIZAÇÃO CONSTRUTIVISTA NAS SÉRIES INICIAIS

MARIANE BRAGA DOS SANTOS

KELES FIRMINA ROSA SOARES

RESUMO: O presente trabalho apresenta a pedagogia construtiva no contexto histórico, tendo o processo de alfabetização construtivista em destaque. A teoria construtivista se distingui de outras teorias pedagógicas, sobre essa teoria os erros não são considerados fracassos, mas uma ação para o processo de construção de conhecimento.

Sendo abordado também a importância da alfabetização nas séries iniciais, onde não só é ensinado a ler e escrever, mas também interpretar e começar a construir a visão de mundo e a importância do trabalho docente nessa teoria e nessa fase do aluno.

Através dessa pesquisa foi observado como acontece o processo de alfabetização.

PALAVRAS – CHAVES: Alfabetização, letramento, construtivismo, conhecimento.

INTRODUÇÃO: A Alfabetização é o processo de aprendizagem onde é desenvolvida a habilidade de ler e escrever, habilidade essa que vem sendo construída ao longo do tempo através de várias pesquisas desenvolvidas por estudiosos e pesquisadores que exploram o desenvolvimento humano, e um desses pesquisadores foi Jean Piaget (1896-1980) que no século XX chegou a conclusão da Teoria Construtivista, onde através de suas pesquisas foi constatado a ideia de que o conhecimento se constrói na interação do sujeito com o meio em que vive.

Alfabetizar os alunos nas séries iniciais é de grande importância para seu desenvolvimento, a alfabetização nesse momento é mais que ensinar a ler e escrever é ensinar o aluno a se desenvolver no dia a dia. Alfabetização é o processo onde se espera que o aluno aprenda não somente a ler e escrever, mas também a interpretar. E nesse processo o construtivismo tem um papel muito importante, pois se baseia na construção do conhecimento, essa teoria se fundamenta no trabalho em conjunto, onde o professor é mediador e o aluno constrói o seu próprio aprendizado. Nesta teoria não importa a maneira em que o aluno aprenda, o que importa é que o aluno aprenda de fato.

Este trabalho teve como referencial teórico a fala da contribuição de Piaget para a educação através do construtivismo:  as visões de Paulo Freire, Magda Soares e Emília Ferreiro sobre o construtivismo na alfabetização e por fim será abordado o papel do professor construtivista, quais caminhos devem ser adotados por esse profissional.

Em uma de suas falas Piaget diz que “professor não é o que ensina, mas o que desperta no aluno a vontade de aprender”.

OBJETIVO: O presente estudo tem como objetivo falar sobre o processo de alfabetização construtivista nas séries iniciais, teoria esse construída a partir da visão de pesquisas concluídas por Jean Piaget, abordando falas de Emília Ferreiro, Paulo Freire e Magda Soares a respeito do tema, investigando a forma com que essa teoria pode beneficiar esse processo de alfabetização, processo esse que trata o aluno como ser pensante, que pode utilizar o seu meio social para desenvolver sua aprendizagem de forma eficaz, sem descartar a sua cultura.

Este trabalho tem a intenção de promover uma reflexão sobre a teoria construtivista e sua contribuição para aprendizagem, e a forma como é facilitada o trabalho dos professores em relação aos seus alunos.

JUSTIFICATIVA: A principal motivação que se leva a pesquisar sobre o assunto é a maneira como é abordada a alfabetização, foi em contraponto as dificuldades encontradas na maneira tradicional de se alfabetizar, maneira essa que o aluno aprende decorando não entendo muitas vezes o que se é ensinado, que foi o ponto de partida para que essa pesquisa fosse feita. Através dessa percepção de que o aluno decora e não aprende foi chegado ao tema.

A teoria Construtivista na Alfabetização tem seus benefícios de ensino, onde o aluno aprende a aprender, entendendo o que está sendo colocado em prática, aprendizado esse que acontece de forma lúdica e sem medo do errar, sendo importante salientar que trabalhar o construtivismo no processo ensino-aprendizagem, não significa que todos iram acompanhar o processo de construção do conhecimento, o professor mediador deve estar atento que alguns alunos apresentam dificuldades de aprendizagem e distúrbios de linguagem.

É importante deixar claro a não intenção de estabelecer a teoria construtivista como a única forma de se trabalhar na alfabetização, pelo contrário, é a diversidade do conhecimento que trará eficácia na construção do conhecimento. Porém esse trabalho limitou-se a falar somente da teoria construtivista na alfabetização.

METODOLOGIA: Para essa pesquisa foi utilizada a metodologia bibliográfica, abordando a teoria construtivista e colocando como centro de pesquisa o processo de alfabetização e sua importância nas séries iniciais e o papel dos professores constfutivistas.

O trabalho apresentado segue a linha de pensamento de Emília Ferreiro, Paulo Freire e Magda Soares, sobre a teoria de Piaget.

REFERENCIAL TEÓRICO

PIAGET E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA TEORIA CONSTRUTIVISTA

A Teoria Construtivista surgiu no século XX a partir das experiências do biólogo, filosófico e epistemológico Jean Piaget (1896-1980), onde foi constatado que o conhecimento se constrói na interação do sujeito com o meio.

Apesar de ter descrito testes bastante práticos em suas obras, a preocupação de Piaget não era a didática, suas indagações eram sobre o desenvolvimento.

La Taille conta que Piaget foi introduzido no Brasil por pesquisadores da área da educação e fundamentou movimentos como a Escola Nova. As conclusões de Piaget foram sendo interpretadas como um novo olhar para os estudantes. Eles deixam de ser os que prestam atenção e decoram conteúdos e começaram a ser vistos como pessoas que já tem conhecimentos capazes de organizar seus esquemas de raciocínio.

Para Piaget, o conhecimento adquirido pelo aluno não é resultado de um desenvolvimento, mas o próprio processo de desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (104.7 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com