TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambientes não Escolares

Por:   •  20/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.055 Palavras (9 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 9

A educação infantil, primeira etapa da educação básica, é um direito adquirido pela lei, com a finalidade de garantir o desenvolvimento intelectual da criança. Direito que todas as crianças tem garantido pela constituição e pelas leis. Através do convívio escolar a criança tem a possibilidade de se desenvolver, em seu aspecto físico, psicológico, intelectual e social. Mas quando falamos de educação, associamos imediatamente a ambientes onde ocorre a educação formal, as escolas.

Adquirir a educação seja ela dentro da escola constituída como educação formal, também em ambientes que não fazem uso dos termos, formal, não-formal e informal e a educação Profissional. Sendo praticas educativas, que pode ser encontradas em várias situações, seja ela, no convívio familiar ou por meio da vivencia social, em igrejas, parques, etc.

Considera-se Educação não-formal, como um campo de conhecimento em construção, com a finalidade de complementar a educação formal.

O presente trabalho tem o objetivo de realizar uma pesquisa sobre a educação não-formal e suas contribuições ao processo de educação.

Com o foco principal que é discutir as várias dimensões da educação, seja ela como: formal, não-formal, informal ou profissional.

Já que o indivíduo está em constante transformação de conhecimentos, e na sequência, trataremos dos trabalhos não-formais, e a atuação do pedagogo em ambientes não-formais.

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CONSTRUÇÃO DO SABER

A educação não formal são processo educacionais fora do sistema regular de ensino, ou seja um outro jeito de organizar e perceber a relação de ensino aprendizagem e pode acontecer em vários locais e espaços, os participantes podem ser crianças, jovens, adultos e idosos.

A aprendizagem que cada um quer aprender depende da necessidades deles, e muitas pessoas buscam cursos para aprender rápido, porque os cursos são de período curto e é uma chance para entrar no mercado de trabalho, ou trabalhar por conta própria, como é o caso de muitas mulheres que buscam se aperfeiçoar em algum tipo de atividade que será rendável, fazer bolos, salgados, doces e entre outros, com a intenção de ganhar dinheiro para o sustento da própria família.

Os cursos são organizados em casa, igrejas ou em outro espaços, estes cursos acontece de maneira diferenciada da metodologia da diretrizes e bases, toda atividades de ensino aprendizagem, que é organizada fora, da escola, e o seu principal objetivo além de alfabetizar é passar conhecimento e valorizar o indivíduo como um ser completo com a auto estima elevado.

E é gratificante aprender coletivamente onde adquire saberes de um para outro, esta modalidade de educação é importante e vem cada vez mais ampliando muito na sociedade atual, pode ver que a educação, não é um processo exclusivo da escola e nem segue um currículo pré definido baseada na diretrizes, ou seja ela é definida conforme as necessidades das pessoas que procura.

Quem procura a educação não formal está ciente que ela não confere títulos apenas certificados de aprendizagem que é assinados pelos os organizadores dos cursos, mas mesmo assim as pessoas vivência esta modalidade, buscando para suas vidas, competência para o dia a dia, para o trabalho e cultura de forma geral respeitando as diversidades que são muitas.

Lembrando que os momentos sociais tem em vista um dos principais sujeito da sociedade, o caráter histórico da educação, e são processuais e ocorrem dentro e fora da escola, a construção do saber é uma luta que envolve direitos que corresponde um processo de aprendizagem da educação não-formal, que é a formação integral dos indivíduos.

Entendemos que a educação não-formal é voltada para o ser humano como um todo, homens e mulheres, sabemos que momento alguns ela substitui a educação formal, mas contribui muito no desenvolvimento da cidadania, liberdade, igualdade, justiça social, democracia e contra a descriminação, são quesitos importantes e qualquer que seja o caminho metodológico são fundamentais nas referência do conhecimento e visão de mundo que nós o cercam com as diversidades.

O QUE É, E QUAL A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL

ASSOCIATIVISMO EM PRÁTICA

O associativismo é a base que organiza grupos por meio de interesse econômico auto sustentável, uma consciência individual e necessidade de agregação de esforços e de organização da sociedade. O associativismo tem seus benefícios, e muita gente busca este meio de atividades em associações onde troca ideias que são decisivo para moldar como profissional no mundo da globalização. E os participantes se torna cada vez mais cobiçados, frutos de relações de qualidade que constrói por meio de associativismo, pessoas que se reúne em associações sabe muito bem o perfil histórico profissional do aprendizado. Ideias e práticas treina suas capacidades onde se adapta as situações diferentes além de aprender, e ao mesmo tempo ser flexível, a diversas finalidades nas associações, industrial, comercial, esportiva, patronal, sindical e muitas outras todas de recursos humanos.

E o caminho é estar associado a uma que tem finalidade de construção profissional e pessoal, porque o desenvolvimento é informação que facilita autoconhecimento e capacidade de colocar gratuitamente a disposição dos outros associados como voluntário.

Basicamente o associativismo consiste na união de pessoas que busca as mesmas metas de forma organizada para analisar as oportunidades a serem exploradas.

As pessoas envolvidas estão ciente que a convivência associativa exige regras e comportamentos universais, direitos e deveres são iguais e que rendam totalmente a uma liderança.

O associativismo tem fortalecido muito a educação, existe muita escola constituídas de forma associativa por pais e alunos que buscam na educação qualidade de ensino, o mesmo ocorre na área da segurança, saúde e cultura.

A Educação Profissional no Brasil

São várias as mudanças que estão ocorrendo no setor educacional em nosso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (134.6 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com