TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambientes não escolares/

Por:   •  19/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 1

Educação não formal x educação formal. Intervenção pedagógica em ambientes não escolares.

Passo 2:

A partir da leitura dos textos sugeridos, você e sua equipe deverão desenvolver um relatório preliminar contendo as seguintes informações:

  1. Segundo o texto como se educa na educação não formal?
  2. Quais os objetivos da educação não formal?

A educação não formal ocorre fora do sistema formal de ensino e utiliza de métodos específicos. É um processo organizado, é uma educação voluntária baseada na motivação dos formando que por si só procuram a aprendizagem. Sua finalidade é formar cidadão consciente, capacitando o individuo para o trabalho, voltados para solução dos problemas coletivos cotidianos e compreender o mundo a sua volta.

Educação não formal trabalha com a pedagogia social, por se tratar de uma educação buscada por interesses e com intenções de pessoas que procuram algo que possa mudar suas condições perante o mundo, é construída coletivamente em espaços abertos onde se agrupam pessoas de todas as idades por vontade próprias sem que haja uma obrigatoriedade em participar. Os ambientes onde ocorrem são em torno das comunidades de onde saem grande maioria dos participantes.

 A educação não formal traz àquele que busca o incentivo em lutar por direitos democráticos, por um lugar no mundo que por questões como raça, religião, situação financeira entre outra tal que o individuo se sente excluído, mostrando assim a oportunidade de se acharem na sociedade aprendendo um com o outro, através das experiências de vida do outro, ou seja, é uma forma melhor entendida de se levantar a autoestima de quem já a perdeu e assim enriquecer seu conhecimento.

Na educação não formal não prepara cidadãos apenas para o mercado de trabalho, mas também para se colocar ou recolocar no mundo, inserindo e conhecendo o mundo em que está e de tudo que o engloba, preparando-o para entender de questões politicas e culturais a fim de trazer a cada cidadão à busca por uma convivência igualitária e respeitosa excluindo de seu modo de vida todo tipo de violência e preconceito.

De acordo com o texto, a educação não formal trabalha e forma a cultura do grupo, ajuda na construção da identidade coletiva, colaborando para o desenvolvimento e estima do grupo.

A educação não formal tem algumas características que podem ser atingidas no campo de desenvolvimento da pedagogia social como: Aprendizado quanto a diferenças, ou seja, aprende a conviver como os demais; adaptação do grupo e as diferentes culturas, etc.

Sendo assim o principal objetivo da educação não formal é construção da cidadania coletiva e pública do grupo.

        

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

 GOHN, Maria da Glória. Educação não formal na pedagogia, Na. 1 Congr. Intern. Pedagogia Social, Mar.2006

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com