TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de professor

Por:   •  20/8/2015  •  Bibliografia  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

Análise da Entrevista com professor e aluno do Ensino Fundamental.

 Realizamos a entrevista em uma escola Privada do Ensino Fundamental, com objetivo de investigar as práticas pedagógicas.

Questionamos a professora sobre quanto temo ela leciona e sua resposta foi há 19 anos. Ao responder sobre o planejamento das atividades se ela considerava as dificuldades dos alunos a professora relatou que todas as atividades propostas buscam considerar e respeitar a diversidade de saberes e conhecimentos prévios dos alunos a fim de ajudar aqueles com dificuldade.

Referente à pergunta da sala de aula se ela pode ser considerada um ambiente alfabetizados a resposta foi afirmativa, pois segundo a professora a sala deve ser organizada de maneira que garanta condições de aprendizagem para que as crianças possam estar plenamente envolvidas nas atividades da escola, ou seja. Tudo aquilo que possibilita colocar em prática as estratégias e os procedimentos para que ocorra a aprendizagem.

Sobre a pergunta se a professora costuma usar a rotina diária a professora disse que sim, que faz o uso das Cantigas de Boas Vindas, Cumprimento, Alfabeto, a elaboração do quadro de tarefas programação do dia.

Ao responder se as crianças têm um memento para brincar e se à professora considera importante esse momento a professora relatou que sim, pois através do lúdico há interação, troca de experiência s socialização e também ao fazer uso de brinquedos do parque há o desenvolvimento global favorecendo a coordenação motora, lateralidade, noções espaciais.

Por fim a pergunta foi sobre as atividades em grupo se ela proporcionava isso a seus alunos e a resposta foi que sim, pois segundo a professora trabalhar em grupo leva ao crescimento do individuo que aprende a se relacionar na sociedade em que vive.

“Continuando a entrevista, contudo agora com uma aluna perguntamos qual a brincadeira que ela mais gostava a resposta foi “Esconde- esconde e pega- pega, porque posso correr muito”, depois questionamos se ela brinca na escola a resposta foi” sim quando a tia deixa, no começo da aula no fim ou quando uma atividade pede”, sobre brincar no parque a aluna respondeu “brinco todos os dias na hora combinada”. Permutamos qual a preferencia dela se é brincar sozinha ou com os colegas a resposta foi “sozinha porque fico mais sossegada”.

Referente à escola perguntamos se tem o dia do brinquedo a aluna respondeu animada “sim, na sexta- feira, gosto porque trago meus brinquedos novos”.

E por fim perguntamos sobre alguma brincadeira que ela não conhecia e conheceu na escola a resposta foi “pega-pega gelo e pega-pega zumbi”.

 O intuito dessa entrevista foi averiguar as praticas pedagógicas na escola que nos concedeu a entrevista como dito no inicio, as respostas foram bem esclarecedoras e compatíveis a um ensino que tem como base o letramento e alfabetização, dessa forma a escola em si tem praticas boas que só precisam cada vez mais ser melhoradas. Pois escola boa é aquela que todas entram e todos aprendem, onde a diversidade é acolhida e onde o primordial são os alunos.

Referência bibliográfica

Obra do BRANDAO e Diretrizes Curriculares (MEC/CEB 1998)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com