TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise e Cite Duas Metas do Plano e as Comente

Por:   •  24/5/2021  •  Resenha  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  4.667 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE  REFLEXIVA :

O PNE possui 20 metas. Analise e cite duas metas do Plano e as comente, analisando se você acredita ser possível que se efetivem até o ano de 2024, prazo do PNE.

Citando  as metas a serem  analisadas do PNE detaco algumas que considero de grande relevancia:

META 1: EDUCAÇÃO INFANTIL

A meta é ter 100% das crianças de 4 e 5 anos matriculadas na pré-escola até 2016 e 50% das crianças com até três anos matriculadas em creches nos próximos dez anos.

A META  NÃO FOI CUMPRIDA - Sobre a pré-escola (crianças de 4 a 5 anos), a meta terminou em 2016 e não foi cumprida. Em 2016, 91,5% das crianças entre 4 e 5 anos foram atendidas. Para atingir a meta, cerce de 450 mil precisariam ter sido incluídas. Sobre as creches (crianças de 0 a 3 anos), a meta só vale para 2024, mas, em 2016, só 32% delas estavam atendidas. Para atender a meta, 1,9 milhão de crianças precisam ser incluídas até o prazo.

Sabemos que existe um grande desafio nesta meta diante a realidade social das crianças brasileiras. A precariaedade do ensino para as crianças de renda mais baixa dificultam a inclusão das mesmas dentro das creches e do ensino pre-escolar. E acredito que se faz necessario um enpenho maior por parte sdas politicas publicas de incentivo e de oportunidade para as crianças de baixa renda que são a maioria nas creches.

META 5: ALFABETIZAÇÃO

A meta é alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental.

AINDA NÃO FOI CUMPRIDA - A prova nacional que avalia a proficiência dos alunos em escrita, leitura e matemática mostra que 50% dos alunos estão concentrados nos níveis 1 e 2 dos quatro possíveis na escala de proficiência.

Essa meta trata-se de um processo complexo para a educação infantil. Visto que vivenciamos uma realidade onde percebemos o pouco incentivo por parte do sistema publico para que esta criança consiga ler e escrever corretamente. Alem disso, fatores que abordam a maturação da criança, associando a aprovação compulsória, precisam ser reconsideradas uma vez que esse  processo precisa alcançar o seu sucesso. A alfabetização não é  apenas a leitura de codigos mas a interpretação na construção do conhecimento a partir da leitura; assim,  se faz necessario uma mudança muito grande no olhar sobre o ato de alfabetizar para que tenhamos condição  de cumprir metas e alcançar um nivel de melhor nos alunos alfabetizados. O incentivo a leitura é muito importante neste processo e muito mais um incentivo que acompanhe a modernidade que vivemos, mostrando como faz bem saber ler e escrever.  

META 6: EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

A meta é oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas e atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica.

AINDA NÃO FOI CUMPRIDA - Em 2017, o percentual de alunos das escolas públicas em tempo integral era de 17,4%. E o total de escolas que ofereciam tempo integral era de 28,6%, segundo o Censo da Educação Básica.

Como sabemos, as metas citadas são objetivos que estruturam a educação brasileira visando a garantia do direito a educação básica com qualidade. Sabe-se tambem que essa meta 6 está voltada a demanda por mais questões uma vez que necessita  equiparar tanto em estrutura física como em estrutura educacional para que a meta seja, de fato, alcançada. Grandes investimentos são necessários para que as duas metas sejam alcançadas. Também é importante a existência de um projeto bem estruturado em comunhão com município, estado e governo federal. O Plano Nacional de Educação (PNE)  determina : as diretrizes, as metas e as estratégias voltadas  para a política educacional no período de 2014 a 2024. Mas percebemos o qual dificil sera cumpri-las.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (68.7 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com