TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da Modalidade Educação à Distância

Por:   •  5/7/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2


Análise da Modalidade Educação à Distância

Historicamente a educação a distancia teve inicio através dos cursos por correspondência até chegar aos nossos dias com o uso das mais avançadas tecnologias e tornando-se um sistema dinâmico e eficiente que possibilita a autoaprendizagem, além de bastante difundido e acessível esta sendo usado para atender às novas exigências de qualificação profissional:

A modalidade EAD foi definida pela Lei nº. 9.394/96 (LDB) e regulamentada pelo Decreto nº. 2.494/98. De forma geral funciona promovendo a interação entre Professores e alunos em diferentes tempos e lugares trocando e conseguindo construir conhecimento novo, neste sentido Moran afirma:

Educação a distância define um processo de ensino aprendizagem em que professores e alunos não estão normalmente juntos, mas podem estar interligados por tecnologias das mais variadas (MORAN, 2008).

Após superar o obstáculo da distancia é enfrentado novos desafios como a gestão do tempo e a ausência de interação face a face e para a conquista de resultados eficazes é fundamental a compromisso dos alunos no cumprimento dos prazos para realização de atividades.

Na definição de Keegan (1988) são características da educação a distância: a) separação entre professor e aluno;

 - Influência de uma organização educacional, especialmente na elaboração e preparação de materiais de aprendizagem;

 - Uso de 4 recursos de mídia;

- Provisão de comunicação em duas vias;

- Possibilidade de seminários ocasionais;

 - Participação na forma mais industrializada de educação.

A Modalidade EAD utiliza como formas de Interação o Ambiente Virtual de Ensino que o aluno acessa de casa, trabalho ou polo presencial, Tutores online e presenciais, além do uso de outras tecnologias inevitável e indispensável para os processos de aprendizagem a distância, pois as mesmas promovem difusão, comunicação, interação, acompanhamento e avaliação.

Apesar de todas as vantagens já apresentadas aqui no que se refere aos sistemas de ensino à distância tradicionais, estou evidenciando que estão longe de ser prazerosos e lúdicos; antes, pelo contrário, por sua própria estrutura organizativa, exige de nos estudantes muita força de vontade, sacrifício, disponibilidade e disciplina.

Fazendo uma análise da educação a distância, do ponto de vista prático, é possível identificar alguns pontos negativos como:

Os pacotes pré-preparados de materiais de cursos exercem uma autoridade indevida para muitos estudantes, que se tornam conseqüentemente, menos aptos a questionar o que aprendem;

O curso de licenciatura em pedagogia inicialmente esta sendo demasiadamente pesado em termos de conteúdos, o que podem dificultar a aplicação dos conhecimentos;

Embora a universidade aberta ofereça acesso a serviços de tutoria e mesmo atividades presenciais de apoio, falta nos um retorno imediato vindo de uma interação mais regular com os colegas e com os tutores. Desde o inicio do curso tivermos apenas um encontro apenas para realização de uma prova e não conhecemos nem mesmo o nosso tutor, fomos recebido por um professor de outro curso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (102.8 Kb)   docx (343.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com