TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Projeto Político Pedagógico da Escola “Uni Berçário e Educação Infantil”

Por:   •  13/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO REFLEXIVO

Para realização do estágio curricular em Pedagogia 1 – Educação Infamtil, foi necessário a leitura do Projeto Político Pedagógico da Escola “Uni Berçário e Educação Infantil ” situada no Sidil, rua Piauí, nº 1311, localizada na cidade de Divinópolis – MG, onde será realizado o estágio.

 foi necessário a leitura do Projeto Político Pedagógico O objetivo geral descrito no PPP é garantir uma educação de qualidade que promova o processo ensino aprendizagem de acordo com os objetivos e metas da escola, com embasamento legal e nos documentos normativos, proporcionando o progresso educacional. 

A escola é uma instituição de rede privada que possui um sistema organizacional com foco na formação completa da criança, promovendo vivências e experiências para um desenvolvimento sadio, que leve em consideração os aspectos cognitivos e pedagógicos, mas também o lado social, afetivo e motor. Para tanto a escola desenvolve inúmeros projetos e uma pauta focada no aluno e em suas particularidades.  A Uni apoia e promove a integração entre alunos, pais, professores e escola, para que estes andem em sintonia, se ajudando sempre. 

A Uni  funciona em duas modalidades de horários, o Matutino de 06:45Hs ás 11:30Hs, e o Vespertino de 13:00Hs ás 17:30Hs, sendo o turno da manhã com enfoque na recreação e o turno da tarde com funcionamento escolar pedagógico. Os pais podem optar também por deixar os filhos em turno integral com o horário de 06:45 ás 18:30.

A instituição recebe alunos  de de 0 a 5 anos. As turmas são dividas em Creche: Para crianças de 0 a 03 anos de idade, Creche I para crianças de 0 a 1 ano de idade, Creche II para as crianças de 2 anos, Creche  III para as crianças de 3 anos , e pré- escola  subdividido em Primeiro Período para crianças de 4 anos  e Segundo Período para crianças de 5 anos.

Quanto a estrura física, a escola possui um espaço bem organizado e estruturado, com seis salas de aula, todas com ventiladores armários e carteiras adequadas a faixa etária do aluno, quatro banheiros, alguns adptados ao tamanho das crianças, bibiloteca, sala de espera e amamentação, sala para reuniões, refeitório, almoxarifado, sala de vídeo (cineminha), sala de multiuso (brinquedoteca), sala criativa (artes), varanda, cozinha  playgroud, sala de professores sala do setor administrativo. Todos esses espaços possuem uma boa estrutura, que antende de forma satisfatória os pais, profesores e alunos. Os espaços utilizados pelas crianças possui cronograma de horários para que todos possam ter seu tempo de acesso.

A escola conta com diversos equipamentos utilzados como didático e pedagógico. Além dos livros didáticos as professoras podem contar com livros infantis, CDs e DVDs, caixas de som, televisores, brinquedos pedagógicos em boa quantidade, materiais para desenvolvimento da psicomotricidade, como colchonete, cordas bambolés e bolas, playground equipado com diversos briquedos de parquinho, fantoches, casinha encantada, tapete sensorial brinquedos emborrachados e etc...

Atualmente a escola possui  24 funcionários somando os dois turnos, a equipe conta com uma diretora , uma coordenadora pedagógica, 1 professor regente por turma, 4 professores de aulas especializadas sendo eles: professora de inglês, professora de educação física, professora de ballet e professor de capoeira. A escola conta também com 8 estagiárias e monitoras e  duas berçaristas. Além destes que estão envolvidos diretamente com o setor pedagógico, a escola conta com uma cozinheira e uma auxiliar de serviço. A Uni possui profisionais habilitados, e também em formação (cursando a faculdade de pedagogia), e busca incentivar a formação continuida dos mesmos. Estes são compromissados com seu trabalho, estando cientes da influência de seu trabalho na vida e no desenvolvimento de cada aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com