TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do filme " O Doador De Memórias"

Por:   •  4/12/2016  •  Resenha  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  3.619 Visualizações

Página 1 de 2

ANÁLISE - O DOADOR DE MEMÓRIAS

O filme “O Doador de Memórias” conta a história de um mundo perfeito, onde todos são felizes, sem qualquer tipo de desigualdade, violência e sofrimento, não há também emoções, cores, animais, música, devido a isso o início do filme é em preto e branco para que o telespectador visualize a “mesmice”. Existem os anciãos que cuidam para que haja estabilidade na pequena comunidade. Quando Jonas (personagem principal) faz 12 anos, é escolhido para ser o Receptor de Memórias da comunidade. Ele começa um treinamento com um velho homem, que o chamam de O Doador, com ele, Jonas aprende as visualizar as cores, conhece a música e emoções, aprende também de dor, tristeza, guerra e todas as verdades do mundo "real", percebendo que a comunidade vive alienada.

A memória encontra-se num papel de extrema importância no processo de formação do ser pois, a construção de identidade pessoal e sociais está relacionada à memória, ela permite que cada geração estabeleça vínculos com as gerações anteriores. Nossa vida baseia-se na memória, todos nossos sentimentos, emoções, vivências e lembranças são os alicerces do nosso cotidiano,  é a memória que nos permite representar o mundo. A partir da memoria há relações individuais e pluralista, onde há vínculos com gerações anteriores, portanto há história, que surge a partir da vida das pessoas, as e lembranças dos sujeitos de todos os segmentos sociais.

A História se torna elemento fundante das relações sociais, pois possibilita o estudo de sociedades de outros tempos e lugares. Pode possibilitar a constituição da própria identidade coletiva na qual está inserido à medida que tem conhecimento sobre a dimensão do outro, de uma outra sociedade de diferentes momentos históricos.

Um compromisso fundamental da história encontra-se na sua relação com memória. História não consiste em transmissão de informações, pois a transmissão não tem por finalidade o desenvolvimento intelectual, mas, ao contrário, tem por finalidade que haja a possibilidade de consolidar habilidade de análise da própria realidade social.

 No cenário atual em que vivemos há bastante semelhança ao que se passa no filme Doador de Memórias, onde a criação de uma sociedade aparentemente perfeita nasce da exclusão e do bloqueio de memórias coletivas, junto com a inclusão de ideias que fazem cada individuo crer que a conformidade é a base do contentamento. Por isso é um compromisso fundamental da história encontrar-se em relação com a memória. É necessário atenção para os usos ideológicos a que a memória histórica está sujeita que muitas vezes a sociedade principalmente política constituem lugares de memória , estabelecidos pela sociedade e pelos poderes constituídos, que escolhem o que deve ser preservado e relembrado e o que deve ser silenciado e esquecido, alienando e iludindo os cidadãos.

 De acordo com a frase principal do cartaz de divulgação de filme, podemos sintetizar o atual momento histórico : “Quando não há memórias. A liberdade é apenas uma ilusão.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (80.4 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com