TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DO FILME O DOADOR DE MEMÓRIAS

Por:   •  5/4/2022  •  Exam  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  2.602 Visualizações

Página 1 de 3

O DOADOR DE MEMÓRIAS

          Em O doador de Memórias, um grupo de guardiões constrõem um novo mundo.  Um mundo aparentemente ideal onde não existem dor, desigualdade, guerra nem qualquer tipo de conflito. Por outro lado, também não há amor, desejo ou alegria genuína.

          Os habitantes de uma pequena comunidade, satisfeitos com a vida ordenada, pacata e estável que levam, conhecem apenas o presente o passado e todas as lembranças do antigo mundo lhes foram apagados da mente.

          Um único indivíduo é encarregado de ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis.

          Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de se tornar o próximo guardião. Ele é avisado de que precisará passar por um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz ideia de que seu mundo nunca mais será o mesmo.

           Orientado pelo velho Doador, Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinário que lhe fora roubado. Como uma névoa que vai se dissipando, a terrível realidade por trás daquela utopia começa a se revelar.

Para refletir:

- A situação extrema que levou a humanidade a sociedade descrita no filme. Algo semelhante poderia acontecer após esses Tempos de Pandemia?

-No filme as pessoas precisam tomar uma dose de remédio diária. Para que servem tais remédios? Quais “remédios” utilizamos no nosso tempo para aliviar nossos sentimentos?

- Quais as razões para a memória ser vista como algo perigoso?

- Os habitantes da pequena comunidade, satisfeitos com suas vidas ordenadas, pacatas e estáveis, conhecem apenas o agora. E as outras bolhas do nosso tempo? Como desconstruí-las?

- Jonas foi escolhido para ser Guardião das Memórias por 4 qualidades: inteligência, integridade, coragem e a capacidade de ver além. Discutir a importância delas nos dias de hoje.

- Das primeiras cenas em preto e branco até o desfecho colorido do filme, os tons vão aparecendo aos poucos.  Qual a mensagem contida nesse jogo de cores?

-Bebês e velhos são “dispensados” na sociedade ideal criada pelo filme. Na história da humanidade vários líderes promoveram seleção de seres considerados perfeitos, com a eliminação de pessoas consideradas “impuras, inferiores, etc.”  Ainda selecionamos e classificamos as pessoas? De que forma?

- Tudo nessa sociedade tem um momento exato para acontecer e uma regra a ser seguida. Bebês são gerados por algumas pessoas e criadas por outras. Jovens passam por uma cerimônia onde são informados das profissões que seguirão. Existem rituais semelhantes em nossa sociedade?

- A autora do livro que deu origem ao filme afirmou que “ não se trata de uma sociedade utópica, mas sim uma sociedade distópica”. Pesquise os conceitos de utopia e distopia. Procure na nossa realidade um exemplo de utopia e outro de distopia.

- Será que só impondo restrições e vivendo num ambiente de repressão (no caso do filme, supressão absoluta das paixões) é possível a convivência com o outro?

- O filme também apresenta possibilidades de redenção  e salvação da humanidade. Quais seriam essas Vias ou possibilidades?

- “Quando as pessoas tem liberdade para escolher, sempre escolhem o errado”. Vocês concordam ou discordam dessa frase? Por que?

- Traçar um paralelo entre a sociedade vigiada do filme e os mecanismos de controle social que estamos instalando: big dada, inteligência artificial, reconhecimento de faces, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com