TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do texto“Carta aos leitores que vão nascer” de Jorge Larrosa.

Por:   •  25/10/2016  •  Dissertação  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  715 Visualizações

Página 1 de 2

Análise do texto“Carta aos leitores que vão nascer” de Jorge Larrosa.

Reflexão sobre a experiência de “dar a ler”

A Leitura é uma arte que se conquista através da curiosidade de querer saber algo que nos chama a atenção, o que neste sentido a torna prazerosa, mas ela também é importante para melhorar o nosso vocabulário, nossa escrita, nosso falar, nosso entendimento aos assuntos cotidianos e científicos. Ao ler descobrimos o que está por trás das letras e as letras passam a ter significados para nossa vida. Sendo assim o ato de ler atravessa e transforma os modos de ser de cada um.

A experiência de “Dar a ler”, pode se dizer que reside no movimento onde se abandona a escritura e se inicia a comunicação, é a mediação entre o que se recebeu e o que se dá, é generosidade, não apropriação dos nossos próprios fins, mas desapropriação de nós mesmos tem a ver com liberdade. De acordo o texto “Dar a ler” é uma forma de transmissão na qual se dão simultaneamente a continuidade e o começo, a repetição e a diferença, a conservação e a renovação, referindo-se também a dar alteridade constitutiva das palavras. Larossa deixa claro que a palavra possibilita a conservação dos frutos da experiência humana da vida em sociedade, permitindo ao espírito elevar-se sobre a sensação e construir sistemas de ideias que logo irão pautar e orientar o comportamento humano. Dá-se aí o porquê desta experiência ser tão importante e necessária em tempos como o de hoje, onde o ato e o prazer de ler vêm se deteriorando.  Como indivíduos transformadores, precisamos entender que sem a palavra não há comunicação, porque não há o que comunicar. E ainda vale salientar, que é a partir da palavra que se organiza a maneira de pensar, de agir e ser, pois além de canalizar o modo de pensar, ela também possui força, possui influência. É pela palavra captamos o sentido de tudo o que nos rodeia, elaboramos nosso mundo interior e o comunicamos.

Sou apaixonada por leitura (todas as formas), e esta é para mim um modo de conhecer outros mundos, outros pensamentos, uma viagem em cada frase, entre todas as linhas, palavras e letras, é também uma forma de construir junto com quem escreve novas formas de pensar, é compartilhar conhecimentos, sentimentos e segredos, é um mecanismo pelo qual o indivíduo constrói suas visões de mundo.  Sendo assim, um bom leitor é aquele que tem como leitura tudo o que está ao seu redor, não só de forma escrita, didática, mas também de forma visual, do meio ao qual está inserido e principalmente dos indivíduos ao qual se convive, ou seja, ler é se permitir a curiosidade de descobrir o que está escrito em cada parte do mundo, é ser universal.

Autora: Francislaine Sueli de Oliveira Cabral

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com