TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ao mestre com carinho

Por:   •  3/5/2015  •  Resenha  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  768 Visualizações

Página 1 de 3

 

 

                                 Ao mestre com carinho

    O filme relata a história de um engenheiro recém formado em sua 1° premiação.

Ao se apresentar na escola, o corpo docente foi um pouco sarcástico com ele. Come seria sua primeira turma, queria e estava determinado a fazer o que achava correto.

     Ele pegou uma turma que foi rejeitada por outras escolas, e eram um pouco atrasados, sem contar que davam trabalho demais, pois não tinham ninguém ou nada que os detinham. Alguns   mal sabiam ler e escrever, não havia alguém que se interessasse por eles a ponto de lutar pela sua aprendizagem. Alguém que lhe mostrasse amor, respeito, dedicação, enfim alguém que valorizasse cada um do jeitinho que é.

    No início de suas aulas ele tentou seguir todos os métodos que havia na escola, livros, textos, leituras...tudo foi um fracasso, com isso quase perdeu a compostura.

Mas pensou, refletiu, e não desistiu de seus alunos, foi além buscou meios, formas, mudou sua aula e foi ao encontro de sua turma, fazendo eles perceberem que eram especiais, foi uma verdadeira revolução, pois conseguiu faze-los refletir na vida, no seu cotidiano, claro tudo isso de um jeito especial! Procurou saber das suas vidas e percebendo que muitas coisas lhe faltaram, além do desinteresse do qual eram totalmente excluídos.

     Resolveu proporciona-los uma visita ao museu, já que nenhum deles tiveram a oportunidade de conhecer, solicitou ao diretor, mas sua atitude não foi bem aceita, muitos o criticaram, mas encontrou apoio em outros, onde encontrou forças para seguir adiante, para continuar o que se propôs.

     Levou o cotidiano, a vida, o modo de sobrevivência à sala de aula, os ensinou os modos de higiene, como se portar... interessante é que seus métodos faziam os alunos a prestar atenção em suas aulas, pois o professor conquistou os, tudo ficou mais fácil, pois se deram conta do grande ser maravilhoso que estava ao lado deles, um ser que ensinou os desafios da vida é como enfrenta-los para serem cidadãos de bem.

Um dos grandes papeis de um professor é o dar oportunidades para seus alunos aprenderem e poderem então descobrir suas potencialidades, o professor quando é dedicado e procura sempre estar próximo de seus alunos consegue perceber suas dificuldades de aprendizagem, contudo fica bem mais fácil ajuda-los.

    O professor tinha enviado um currículo a uma empresa, foi chamado, mas como já sentia-se comprometido com a sua turma, refletiu, e resolveu ficar com seus alunos e continuar ensinando-os, mostrando-nos o seu comprometimento com a sua atuação.

Acredito que para ser um educador, precisamos sentir-se parte de um todo, e sentir-se especial por poder fazer parte desse processo de ensino, que não é fácil, mas é necessário, porém gratificante quando percebemos que podemos ajudar a construir um mundo mais justo, onde todos podem aprender uns com outros, através de suas culturas, histórias de vidas... procurando não julgar o outro e sim procura-lo entender, com relação a história de cada um... cada um traz consigo relatos tristes, no qual muitas das vezes não sabem ao menos lidar com as situações...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com